O que foram as Guerras Médicas explique?

Perguntado por: Enzo David Silva de Moura  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas.

O que foram as Guerras Médicas Por que esse nome?

Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa.

O que foram as Guerras Médicas e A Guerra do Peloponeso?

As Guerras Médicas foram os conflitos que aconteceram entre gregos e persas no começo do século V a.C. Após esse conflito e o crescimento da rivalidade entre Atenas e Esparta ocorreu a Guerra do Peloponeso entre 431-404 a.C. que contribuiu para o enfraquecimento da região e facilitou o domínio macedônio.

O que foram as Guerras Médicas e suas principais consequências?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

Qual foi o motivo da Guerra Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

Guerras Médicas

23 questões relacionadas encontradas

Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

Quais as causas e consequências da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

O que foi a Guerra do Peloponeso e suas consequências?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

O que foi as Guerras Médicas quais Batalhas foram mais importantes?

Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.

Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia?

Em um primeiro momento, entre 500 e 494 a.C., algumas cidades jônias resolveram se rebelar contra as imposições persas com o apoio militar dos atenienses. Logo em seguida, Dario I decidiu organizar tropas que invadiram a Grécia Continental com o objetivo de rebater a ofensiva ateniense.

O que foram as Guerras Médicas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas.

O que foram as guerras gregas?

Guerras Médicas (499 - 479 a.C.) Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

O que foi a Guerra Púnica?

As Guerras Púnicas foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios dobre o Mar Mediterrâneo, ou seja, disputavam a hegemonia sobre a economia e a política. Os conflitos duraram de 264 a.C. a 146 a.C., quando Cartago foi destruída pelos romanos.

Quem ganhou a guerra entre gregos e persas?

Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

Quem derrotou os gregos?

Após o enfraquecimento gradual das estruturas do estado grego bizantino e a redução de seu território devido às invasões dos turcos, o Império Bizantino Grego veio finalmente ao fim nas mãos dos otomanos, em 1453, data considerada como o fim do período bizantino.

O que foram as Guerras Médicas Qual foi o seu desfecho?

A maior parte dos historiadores divide os conflitos em duas fases: a 1 ª Guerra Médica, em 490 a.C, e a 2 ª Guerra Médica, entre 480 e 479 a.C.. ... Mas, como as rivalidades entre gregos e persas só terminaram em 448 a.C., com a Paz de Cálias, alguns estudiosos falam em uma 3 ª Guerra Médica.

O que aconteceu na Segunda Guerra médica?

Os gregos foram conduzidos por Temístocles na Segunda Guerra Médica. Ele usou a estratégia de atrair os persas e provocar o conflito, o que ficou conhecido como Batalha de Salamina. Como Salamina era uma ilha, o combate se deu pelo mar, ambiente favorável aos gregos, que saíram vitoriosos também desta batalha.

O que aconteceu na Primeira Guerra Médica?

A Primeira Guerra Médica é conhecida como Período de Dario, um grande rei persa que ordenou seu exército durante a invasão da Grécia. Esse momento aconteceu no ano de 490 a.C. e ficou marcado pela Batalha de Maratona, cidade em que o conflito aconteceu.

O que foi a Guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o enfraquecimento da civilização grega?

A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) acabou resultando no enfraquecimento do poderio econômico e militar das cidades-estados gregas que haviam hegemonizado a região oriental do Mediterrâneo. Esse enfraquecimento possibilitou posteriormente que os gregos fossem conquistados pelo: a) Império Macedônico.

O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?

Com o fim da guerra, Atenas perdeu seu poder na península, e instaurou-se a hegemonia política e econômica de Esparta, que tinha o sistema voltado para o fortalecimento militar. Os oligarcas acabaram com a Confederação de Delos, entregando todo o resto da fronteira para Esparta.

Quais as consequências da Guerra do Peloponeso para o mundo grego?

A importância da Guerra do Peloponeso esteve na demonstração de forças das duas maiores cidades-estados da Grécia Antiga: Esparta e Atenas. As consequências dessa guerra levaram ao fim da civilização grega, abrindo espaço para o domínio estrangeiro em seu território, primeiro a Macedônia e depois Roma.

Quais as consequências da Liga de Delos?

Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Péricles, que também foi responsável pela construção do Partenon.

Quais as consequências para os atenienses com o fim da democracia?

Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista. ... Por volta de 404 a.C., a democracia ateniense sofreu grande declínio, quando Atenas foi derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso, evento que durou cerca de 30 anos.

Artigo anterior
Quais as suas qualidades?
Artigo seguinte
O que leva uma pessoa a ter uma parada cardíaca?