Quais são os índices de liquidez?

Perguntado por: Lourenço Nuno de Pereira  |  Última atualização: 8. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

Existem 4 tipos de indicadores de liquidez utilizados pelas empresas na administração contábil. São eles: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral. Cada indicador representa um modelo de prazo e capacidade de pagamento.

O que significa os índices de liquidez?

Os índices de liquidez são razões entre determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

Como calcular indicadores de liquidez?

Calculo da liquidez corrente:
  1. liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
  2. liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.
  3. liquidez imediata = disponível / passivo circulante.
  4. liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante)

Qual é o demonstrativo financeiro usado para calcular os indicadores de liquidez e endividamento de uma empresa?

O Índice de Endividamento Geral (EG) é um tipo de indicador financeiro muito utilizado para análise de endividamento de uma empresa. De forma geral, o EG mede a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo, ou seja, qual a proporção de ativos da empresa que estão financiados por terceiros.

Quais são os principais indicadores de liquidez e endividamento?

Os Indicadores de Liquidez e Endividamento são no total 4: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral.

Índices de Liquidez

26 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos indicadores de liquidez?

Os indicadores de liquidez são índices financeiros que servem como ferramentas, utilizadas para verificar a situação de crédito, a capacidade monetária para cumprir as obrigações e o passivo circulante da companhia.

Qual é a principal informação que os índices de liquidez transmitem?

ÍNDICES DE LIQUIDEZ. Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.

Como avaliar o índice de liquidez imediata?

Quando a liquidez imediata é maior do que 100% do passivo, isso significa que há um grande volume de dinheiro no caixa.
...
Como avaliar a liquidez imediata?
  1. Resultado > 100%: bom grau de liquidez;
  2. Resultado = 100%: recursos se igualam ao valor dos pagamentos;
  3. Resultado < 100%: não tem como quitar suas dívidas no momento.

Como interpretar o índice de liquidez seca?

Índice de liquidez seca maior que 1: os ativos circulantes, líquidos dos estoques, têm potencial de cobrir todas as dívidas de curto prazo. Índice de liquidez seca menor que 1: os ativos circulantes, líquidos dos estoques, não têm potencial de cobrir todas as dívidas de curto prazo.

O que é a liquidez imediata?

Liquidez Imediata é um indicador utilizado para mensurar a capacidade de uma empresa de arcar com as suas dívidas no momento imediato. Ou seja, ela representa o capital da empresa que pode ser utilizado imediatamente para arcar com suas obrigações.

Qual a importância dos indicadores financeiros no desempenho das empresas?

Os indicadores financeiros possibilitam, ainda, o alcance dos objetivos estratégicos e o acompanhamento preciso dos resultados em uma empresa. Além disso, são um instrumento essencial para que os investidores e parceiros consigam analisar a saúde financeira de um negócio.

Qual a importância do indicador financeiro e prazo de retorno do investimento?

A importância dos indicadores financeiros para a empresa e para a gestão. Os indicadores são parâmetros que medem e avaliam o desempenho do controle. Sem essas ferramentas, mensurar a evolução financeira das empresas é quase impossível e traz impactos nas futuras tomadas de decisões.

Qual a importância dos indicadores financeiros para o empreendimento?

Eles têm a finalidade de compor uma base de dados que vai auxiliar na tomada de decisão, possibilitar um melhor entendimento sobre a real situação financeira, permitir a elaboração de estratégias para o alcance de metas, controle da inadimplência etc.

Qual a importância dos indicadores financeiros na avaliação da saúde financeira de grandes empresas?

Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para a rotina de gestão do negócio. São por meio deles que líderes, gestores e gerentes levantam dados concretos acerca do desempenho financeiro do empreendimento, auxiliando na sua regularidade.

Em que o uso dos indicadores financeiros pode contribuir para a tomada de decisão de uma empresa Cite exemplos?

Com eles, é possível mensurar e acompanhar o progresso da sua empresa em relação a objetivos específicos. Além disso, os indicadores financeiros permitem saber como está o desempenho das equipes que lidam com o dinheiro da empresa e se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado.

O que é possível conhecer através da utilização os indicadores de desempenho financeiros?

Por meio dele é possível entender se o seu negócio está conseguindo gerar fluxo de caixa suficiente para cobrir seus custos e ter lucro. Você também deve usar ele como base de cálculo para determinar os impostos que a empresa deve pagar ao governo. Além disso, existem dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido.

Qual o tempo de retorno do investimento?

A fórmula de como calcular o prazo de retorno de investimento em si é bem simples: basta que você divida o investimento total que você pretende fazer pelo valor que você espera ganhar por período (geralmente para se ter uma visão geral é melhor que esse período seja de pelo menos 6 meses).

Qual o prazo de retorno do investimento?

O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu. O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é obtido sob a forma de unidade de tempo e consiste, basicamente, numa modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade.

Qual o prazo de retorno do investimento Payback?

Payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento. O próprio termo significa “retorno” em inglês, e ele é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.

Qual a importância dos indicadores econômicos?

Importância dos indicadores econômicos

Os indicadores econômicos são importantes para indicar qual a situação da nação. Por meio deles, é possível reconhecer os momentos de alta ou baixa do mercado nacional. ... Além disso, através do acompanhamento dos índices, é possível traçar estratégias econômicas e empresariais.

Qual a importância da utilização dos indicadores para uma entidade?

Indicadores são importantes instrumentos utilizados pelos gestores empresariais para obterem diagnóstico da situação econômico-financeira das empresas. Os índices servem também para facilitar o trabalho de analistas e investidores, fornecedores e bancos, ao tencionaram comprometer recursos nas empresas.

Qual é a importância dos indicadores de rotatividade para a saúde Econômico-financeira das entidades?

Um acréscimo da rotatividade do estoque de produtos ou de mercadorias significa, necessariamente, portanto, aumento de lucro. Além disso, poderíamos incorrer em maiores despesas financeiras sobre a maior necessidade de capital de giro para expandir as vendas.

Qual é o quociente de liquidez imediata?

O Quociente de Liquidez Imediata representa o valor de quanto dispomos para liquidar dívidas de curto prazo. Para calcular esse quociente, considera-se a seguinte fórmula: (+ Ativo Circulante (-) valor dos estoques) ÷ Passivo Circulante.

Quais os tipos de liquidez?

liquidez corrente: ligada aos compromissos de curtíssimo prazo; liquidez seca: representa a capacidade de pagamento em curto prazo; liquidez imediata: assim como a anterior, ligada aos compromissos de curto prazo; liquidez geral: gira em torno das obrigações de longo prazo.

O que são aplicações financeiras de liquidez imediata?

1.2.1 Aplicações de Liquidez Imediata

Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo, como, por exemplo, letras e bônus. Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejar.

Artigo anterior
Quais os elementos que compõem o planejamento estratégico?
Artigo seguinte
Como colocar fotos no google fotos?