O que foi feito com o material contaminado com o Césio-137?

Perguntado por: Bruno Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

O trabalho de descontaminação dos locais atingidos não foi fácil. A retirada de todo o material contaminado com o césio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utensílios, materiais de construção etc.).

O que foi feito com os materiais que estavam contaminados pelo césio-137?

A solução, após a análise de oito locais em todo o Brasil, foi criar um depósito em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, que -- apesar da revolta da população local na época -- acabou se tornando o único depósito de lixo radioativo definitivo do Brasil.

O que aconteceu com os objetos contaminados césio?

Ao todo, estima-se que seis mil toneladas de material contaminado foram retiradas da capital, depositadas em tambores e enterradas em uma sede da CNEN em Abadia de Goiás, cidade que fica a cerca de 20 quilômetros de Goiânia. Na época, o pânico se espalhou no estado, e muitos temiam ir ao Centro de Goiânia.

O que foi feito para conter a contaminação?

Se a contaminação não for alta, a pessoa passa primeiramente por um processo de lavagem com água, sabão e vinagre. É importante ressaltar que a água utilizada também é controlada, pois conterá radioatividade após o processo.

O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com o césio-137?

Voltando ao caso, tudo poderia ter sido evitado se o Instituto Goiano de Radioterapia tivesse tomado as medidas de segurança adequadas quando foi desativada em 1985 e ter dado um fim adequado aos equipamentos. Na verdade, eles quase conseguiram, só que uma máquina de radioterapia ficou para trás.

Césio 137: 30 anos - Fantástico - 03/09/2017

33 questões relacionadas encontradas

Quais medidas deveriam terem sido seguidas para que o acidente com Césio-137 em Goiás não ter acontecido?

Medidas adotadas para a descontaminação

A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa.

O que foi feito com o Césio-137 após o acidente?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Como descontaminar radiação?

A descontaminação pode ser realizada limpando ou tratando as superfícies para reduzir ou remover a contaminação. Isso também pode ser realizado filtrando o ar ou a água contaminada ou cobrindo a contaminação para proteger ou absorver a radiação.

Como evitar a contaminação por radiação?

No caso de possibilidade de contaminação dos profissionais, a instrução é evitar o contato com o material radioativo, utilizando os equipamentos de proteção adequados a cada isótopo (luvas, protetores para os sapatos, aventais de pano, aventais de chumbo, máscaras, toucas para proteger os cabelos, etc.).

Como a contaminação radioativa pode ser controlada?

A blindagem: barreiras feitas de materiais que sejam capazes de absorver radiações ionizantes; Uso de equipamentos protetores, os níveis de radiação, o poder de conscientizar a sociedade sobre os riscos da contaminação radioativa, dentre outros.

Onde está os restos do césio-137?

Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.

O que aconteceu com as vítimas do césio-137?

Leide da Neves, a tia, Maria Gabriela, e os dois funcionários do ferro-velho, Israel e Admilson, são considerados as quatro vítimas diretas do acidente. Eles morreram semanas depois de serem hospitalizados e foram enterrados em túmulos especiais, também com concreto reforçado, no Cemitério Parque, em Goiânia.

Como deve ser feito o armazenamento de rejeitos radioativos?

Os rejeitos precisam ser separados de acordo com as formas físicas (sólido, líquido e gasoso) e acondicionados em recipientes apropriados, como tambores metálicos, bombonas plásticas ou outro tipo de contentor.

Em que aparelho hospitalar abandonado num terreno estava concentrado o césio-137?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Quais os efeitos de um desastre radioativo?

Ficou comprovado mais tarde que os níveis de radiação liberados não eram suficientes para causar danos aos bebês em fase gestacional. Atualmente, as pessoas que eram crianças e adolescentes na época fazem parte do grupo de risco que podem desenvolver câncer. Muitos já foram operados de câncer na tireoide, por exemplo.

Quais são as três maneiras de se proteger da radiação explique cada uma?

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem. À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

Como diminuir a radiação do celular?

Como proteger sua saúde da radiação emitida pelo seu smartphone?
  1. Não faça ligações com sinal fraco. ...
  2. Use o modo avião para jogos (para o seu filho) ...
  3. Durma sem o seu telefone. ...
  4. Sutiã e bolso da calça são os piores lugares para o seu telefone. ...
  5. Evite o uso de celular no ônibus ou metro.

O que combate à radiação?

Em caso de acidente nuclear, o ministério alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) recomenda a ingestão de comprimidos de iodo pela população que vive num raio de até 100 quilômetros da usina atingida.

Quanto tempo a radiação fica no corpo?

As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Quanto tempo a radioatividade fica no corpo humano?

Depois de 18 a 20 aplicações em regiões específicas do pulmão, a dose se completa em 50.000 milisieverts. Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts.

Quais foram os impactos do desastre nuclear do césio 137 ao meio ambiente?

Na tentativa de minimizar os impactos, 171 mil pessoas foram evacuadas, plantações foram interditadas e o consumo de água potável foi desincentivado. Ainda assim, os problemas continuaram. A maior parte da radiação seguiu rumo ao leste, contaminando todo o Oceano Pacífico.

Como armazenar resíduos radioativos?

Estes resíduos deverão ser mantidos em local com blindagem de chumbo e separados de quaisquer outros materiais radioativos em uso.

Como deve ser feito o descarte de resíduos radioativos?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Onde guardar material radioativo?

Os rejeitos radioativos são recolhidos e armazenados em depósitos existentes nos institutos da CNEN localizados em algumas cidades do país.

Como morreu Leide das Neves?

Símbolo da tragédia com o césio-137, ocorrido há 30 anos, em Goiânia, a menina Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, foi uma das quatro pessoas que morreram por causa da contaminação com o material radioativo.

Artigo anterior
Quais os nomes mais antigos do Brasil?
Artigo seguinte
Por que os grilos cantam à noite?