O que é hpv e quais os tipos?

Perguntado por: Paulo Gustavo Abreu Silva Gomes  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

O que é HPV de alto risco?

Outros tipos de HPV têm sido associados a câncer dos órgãos genitais tanto em homens como em mulheres. Esses tipos são chamados de "alto risco" porque podem causar a doença Além disso, provocam mudanças de baixo grau e alto grau nas células cervicais assim como condições pré-cancerígenas.

Como saber qual o tipo de HPV que eu tenho?

Para saber exatamente o tipo do HPV,vc precisa fazer a Genotipagem, ela diz exatamente qual o tipo de vírus que vc tem. Exame realizado por ginecologista ou urologista.

Qual é o tipo mais perigoso do HPV?

Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

Quais são as formas de contágio do HPV?

A principal forma de transmissão é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

HPV: O QUE VOCÊ DEVE SABER!

16 questões relacionadas encontradas

Quem tem HPV transmite sempre?

A presença de lesões pelo HPV aumenta o risco de transmissão. Quando se realiza o tratamento das lesões pelo HPV não significa que você ficará sem o vírus, mas o tratamento reduz a quantidade de vírus e reduz o risco de transmissão. Assim, a presença da infecção latente faz a transmissão ser possível.

Quais as formas de prevenção do HPV?

Como prevenir a doença? Vacinar-se contra o HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Qual é o tipo de câncer causado pelo HPV?

6 tipos de câncer causados pelo HPV
  1. Câncer de Colo de útero. ...
  2. Câncer de Vulva. ...
  3. Câncer de Vagina. ...
  4. Câncer de Pênis. ...
  5. Câncer Anal. ...
  6. Câncer de boca e garganta (Câncer de Orofaringe)

Quais são os tipos de HPV de alto e baixo risco?

Os HPV são divididos em dois grupos de acordo com o potencial oncogênico: baixo risco, são os tipos 6, 11, 40, 42, 43, 54, 61, 70, 72, 81, CP6 108, os quais desenvolvem os condilomas e lesões de baixo grau. Os de alto risco são os tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 68, 73, 82.

Quem tem HPV de alto risco vai ter câncer?

o HPV de alto risco é um grupo de HPV que tem mais chance de causar cancer de colo de utero, mas não é os únicos, tem vários fatores que podem ocasionar o cancer, principalmente a predisposição da paciente e falta de cuidado e tratamento adequado, por isso é necessário rastreamento com papanicolau frequente.

Qual o nome do exame de sangue para detectar o HPV?

Existe um exame de sangue para HPV? Sim. O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Quais exames permitem detectar o HPV?

O exame mais comum para identificar a presença do HPV é o exame de Papanicolau, que conforme recomendações do Ministério da Saúde, deve ter seu início aos 25 anos.
...
Exame Papanicolau X Exame Molecular
  • biologia molecular.
  • diagnóstico.
  • HPV.

Quais são os HPV?

Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.

Quanto tempo o HPV pode virar câncer?

Equipe Oncoguia

A maioria das mulheres que têm HPV e um Papanicolaou normal apresenta uma probabilidade muito baixa de desenvolver células pré-cancerosas, que precisam ser tratadas no próximo ano por alguma alteração celular (em torno de 4%, ou 4 de 100 dessas mulheres podem precisar de tratamento).

Quais os sintomas do HPV de alto risco?

As verrugas genitais podem aparecer dentro de semanas ou meses após o contato com um parceiro portador de HPV. É menos comum que as verrugas genitais apareçam anos após a exposição ao vírus. Geralmente, as verrugas são como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na região genital.

Como saber se tenho HPV alto risco?

Já o diagnóstico de alterações relacionadas aos vírus de alto risco é feito por meio de exames especializados para a visualização direta de alterações malignas nas células. O exame mais conhecido é o papanicolau, com a coleta de células do colo de útero. Outros exames incluem colposcopia, anuscopia, peniscopia.

Quais os tipos de verrugas que podem aparecer quando se tem HPV?

Nos homens, assim como nas mulheres, as manifestações clínicas mais comuns são as verrugas genitais, causadas pelo HPV tipos 6 e 11. Mas alguns tipos de HPV de alto risco, como o 16 e o 18, também causam câncer de pênis e de ânus. Verdade.

Quais os tipos de HPV são os maiores causadores de cânceres e lesões ano genitais?

Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.

O que é HPV tipo 1?

HPV é a abreviação para papilomavírus humano, um vírus que infecta a pele e as mucosas oral, genital e anal, além da mucosa oral e da laringe, com manifestações clínicas que podem variar do assintomático na grande maioria das vezes, ao desenvolvimento de verrugas, ou até mesmo o câncer de colo uterino na mulher.

Que tipo de câncer apresenta relação direta com a infecção pelo HPV?

O câncer de colo do útero apresenta relação direta com a infecção por HPV. Acredita-se que, em 98% dos casos desse tipo de câncer, a mulher apresenta infecção por esse tipo de vírus.

Como fica o útero com HPV?

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.

Quais os sintomas de HPV no útero?

Quando os sintomas de HPV estão presentes podem ser relatados:
  • Verrugas de vários tamanhos na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus;
  • Ardência no local das verrugas;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;

Quais as principais formas de prevenção e tratamento para as doenças associadas ao HPV?

Como prevenir o HPV

Apesar de o uso do preservativo ser essencial para se proteger do HPV e de outras IST, a melhor e mais eficaz forma de prevenção dos vírus é a vacinação, especialmente antes do início da atividade sexual. Por isso, ela geralmente é indicada pelo pediatra, mas o ginecologista também poderá fazê-lo.

É possível eu ter HPV é meu namorado não?

Sim, meninos e meninas, homens e mulheres correm risco ter de HPV por ser frequentemente transmitido por contato sexual. Também no sexo masculino, o HPV pode causar verrugas genitais e, mais adiante, câncer do ânus, pênis e garganta.

Quanto tempo o vírus do HPV pode ficar no organismo?

Apesar dos sintomas se manifestarem de 2 a 8 meses após a infecção, o vírus pode ficar incubado por até 20 anos, por isso, a dificuldade em diagnosticar quando e como houve a infecção é maior. O principal sintoma é o surgimento de verrugas e lesões na pele, normalmente uma mancha branca ou acastanhada que coça.

Artigo anterior
A ovulação ocorre quantos dias antes da menstruação?
Artigo seguinte
O que significa bcc no gmail?