O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?

Perguntado por: Matilde Salomé de Nogueira  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Presença de pus É possível controlar a drenagem com o uso de curativos. Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção.

O que é bom para acabar com pus na ferida?

Aplicação de pomada adequada

Por exemplo, se a causa for bacteriana, pode ser prescrito o uso de pomada com ação antibiótica, como é o caso de Nebacetin, que combina a neomicina com a bacitracina para um efeito potencializado.

O que é o líquido amarelo que sai da ferida?

É normal que toda ferida solte um líquido durante o processo de cicatrização. Essa secreção, chamada de exsudato, é resultado do trauma no tecido e faz parte do processo de cura. A qualidade desse líquido pode variar dependendo do grau de trauma na região. Ao notar o líquido mais espesso, pode ser um sinal de infecção.

Como saber se o machucado está inflamado ou infeccionado?

Você pode saber se uma ferida está inflamada observando as características e sintomas que ela apresenta. Geralmente, os sinais de inflamação são: dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local da lesão e áreas ao redor. Esse processo é decorrente de reações do sistema imunológico.

Quando a ferida é preocupante?

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

RALADO: O QUE FAZER? E O QUE NÃO FAZER?

34 questões relacionadas encontradas

Quando sai pus é bom ou ruim?

Presença de pus

Uma ferida, quando não infeccionada, gera fluidos bem clarinhos, quase transparentes, chamados exsudatos. É possível controlar a drenagem com o uso de curativos. Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção.

Como limpar ferida amarelada?

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos.

É normal o machucado ficar amarelo?

Geralmente, o nosso sistema de defesa consegue dar conta da presença de micro-organismos sozinho. Porém, quando eles proliferam no local da ferida, a coloração se torna amarelada. Se por acaso você notou algo parecido no seu ferimento, é hora de procurar o médico rapidamente para que ele o oriente sobre o que fazer.

Como saber se a ferida está com bactéria?

Inchaço, calor, dor e sensibilidade local; Presença de pus ou secreção; Mau cheiro da ferida; Febre.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.

Como cuidar de uma ferida com secreção?

Há várias maneiras de lidar com a secreção e a mais importante dela é o uso de um curativo específico para o tipo de ferida que você tem. Alguns curativos foram criados especialmente para absorver excesso de exsudatos. Outros, para criar um ambiente úmido que favoreça a cicatrização.

Como acabar com a secreção da ferida?

Limpe o local com soro fisiológico, para remover sangue, secreções, sujeiras e para manter local ferido hidratado. É importante nunca aplicar um curativo sobre a ferida seca e com qualquer tipo de detrito, pois irá prejudicar a cicatrização e a remoção do curativo, quando a troca for necessária.

Qual a diferença entre pus e secreção?

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

O que puxa o pus para fora?

Compressa de água morna

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo.

O que acontece se não tirar o pus?

Ele pode ir para a corrente sanguínea e como tratar. Olá! A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas!

É necessário tirar o pus da ferida?

As substâncias conhecidas como exsudato, fluido proveniente de uma ferida, que é a resposta do organismo aos danos causados ao tecido da pele também devem ser retirados, junto dos detritos e exotoxinas. Caso essas três substâncias permaneçam, durante a limpeza da ferida, o tempo de cicatrização será maior.

O que fazer para cicatrizar mais rápido?

O que é bom para cicatrizar feridas na pele?
  1. Manter o machucado higienizado;
  2. Evitar a exposição solar;
  3. Usar hidratante na área lesionada;
  4. Fazer curativos;
  5. Estimular a circulação sanguínea;
  6. Manter uma boa alimentação;
  7. Usar pomadas.

Qual a cor da ferida quando está sarando?

Red (vermelho) – neste caso, a ferida está cicatrizando normalmente! Ocorre a presença de tecido de granulação predominante e novo epitélio.

Qual o melhor antibiótico para feridas infectadas?

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.

Qual o melhor remédio para fechar uma ferida?

As principais pomadas cicatrizantes incluem:
  1. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Sulfato de cobre e zinco. ...
  4. Colagenase. ...
  5. Dexpantenol. ...
  6. Fibrinolisina. ...
  7. Sulfadiazina de prata. ...
  8. Desoximetasona.

Quantas vezes lavar a ferida?

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Como secar o pus?

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Quanto tempo para parar de sair pus?

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

O que a cor do pus indica?

A cor amarela representa o pus (exsudato purulento) no interior da ferida. Apresenta textura espessa, em geral odor, e a coloração varia de esverdeada até amarelo-escura.

Artigo anterior
O que acontece com o mundo se a Amazônia acabar?
Artigo seguinte
O que posso fazer para ajudar na dilatação?