Qual é a principal característica do custeio por absorção?

Perguntado por: Íris Carvalho  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos.

Quais as principais características do custeio por absorção?

Segundo Severiano Filho e Melo (2006), uma característica adotada pelo Custeio por Absorção é o foco no processo produtivo e o objetivo no ganho da empresa, medido como é a diferença entre a Receita Total e o Custo Total, apurados em certo período.

O que é o custeio por absorção?

O que é o custeio por absorção? O custeio por absorção, também conhecido como custeio integral, é um método contábil que aloca custos fixos e variáveis de produção aos produtos fabricados por uma empresa.

Qual a maior vantagem da forma de custeio por absorção?

Possivelmente, a maior vantagem que este método possui, seja o cálculo da margem de contribuição, que é encontrada subtraindo-se os custos diretos ou variáveis do preço de venda. O resultado deste cálculo (desde que um valor positivo) indica quanto cada produto auxilia no pagamento dos custos indiretos e fixos.

Como è caracterizado o custeio por absorção Assinale a alternativa correta?

A alternativa correta é a letra b. O método de custeio por absorção consiste em um método de atribuição de custos diretos, indiretos, fixos e variáveis aos produtos.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

26 questões relacionadas encontradas

Quais custos entram no custeio por absorção?

Custeio por absorção ou custeio integral é um método de gestão que considera todos os custos de uma empresa. Nesse caso, todo e qualquer custo de produção, fixos e variáveis, diretos e indiretos, são incluídos no cálculo.

Qual é a justificativa correta para o uso do custeio por absorção?

Uma das vantagens do custeio por absorção é a possibilidade de identificar a capacidade ociosa de uma fábrica. Um ponto negativo, ao se adotar o custeio por absorção, é a impossibilidade de alocação dos custos em centros de resultado, o que só pode ser feito ao se adotar o custeio variável.

Quais as principais vantagens e desvantagens do custeio por absorção?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

Quais as desvantagens do método de custeio por absorção?

a) A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos indiretos entre os departamentos e/ou produtos.

Qual é o melhor método de custeio?

Concluiu-se que o método de custeio mais apropriado é o custeio variável, devido considerar para sua apuração de custo, apenas os custos variáveis, atingindo dessa forma um resultado viável para aplicação de indicadores que são utilizados para auxiliarem os gestores na tomada de decisão.

Qual o primeiro passo para executar o custeio por absorção?

O primeiro passo, independente do método escolhido, é separar seus custos com cuidado. É importante lembrar que, nesse caso, apenas eles serão considerados e as despesas serão deixadas de lado. Então, o custeio por absorção pode ser obtido da atribuição dos custos.

Qual o objetivo do método de custeio?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

Quais são as principais desvantagens do método de precificação com base no custeio por absorção?

A principal desvantagem do método de precificação baseado no custeio por absorção é a possibilidade de gerar distorções na análise dos resultados e a arbitrariedade dos critérios de rateio dos custos fixos.

Como fazer DRE por absorção?

O fluxo abaixo apresenta o passo a passo para calcular o DRE de uma empresa pelo custeio por absorção:
  1. Medir os custos, as despesas e as receitas.
  2. Separar custos diretos e indiretos.
  3. Apropriar custos indiretos às diferentes mercadorias de forma proporcional (ratear custos indiretos)

Quais são os principais métodos de custeio?

A maneira como as empresas incorporam seus custos de fabricação aos seus preços de venda é chamada de método de custeio. Os cinco mais usados no mercado para cumprir essa tarefa de forma eficaz são: por absorção, ABC, variável, UEP e padrão.

Como calcular o CPV no custeio por absorção?

Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.

Qual o método de custeio aceito pela Receita Federal?

O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.

Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?

Nota-se que o custeio por absorção é o método mais utilizado pelas empresas, sendo utilizado por 24 empresas. Em seguida tem-se o método de custeio direto ou variável, utilizado por 13 empresas.

Qual a diferença de custeio por absorção é variável?

Os dois métodos estudados foram: o custeio por absorção, que é o custo final de cada produto fabricado ou vendido pela empresa e o custeio variável, que varia de acordo com a produção e venda da fabricação.

Qual a diferença entre custeio por absorção e ABC?

Assim, podemos dizer que o sistema de custeio por Absorção consegue auxiliar nas decisões de preço para os produtos e serviços e avalia os estoques, por outro lado, o sistema de custeio ABC apresenta vantagens que devem ser criteriosamente analisadas, para que possam contribuir com a adequada necessidade da organização ...

Quando surgiu o custeio por absorção?

O Custeio por Absorção surgiu no início do século passado e se con- formava perfeitamente ao paradigma fordista-taylorista. O chão de fábrica é o foco do Custeio por Absorção. Nesse sentido, pode ser considerado como uma ferramenta eficaz para controle e redução dos custos de processo.

Quais as vantagens em utilizar o custeio variável em relação ao custeio por absorção?

- O custeamento variável possibilita mais clareza no planejamento do lucro e na tomada de decisões. As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para a tomada de decisão.

Qual sistema de custeio fornece o menor lucro?

Assim, em uma indústria em que nem todos os produtos são vendidos dentro de determinado período, o custeio variável tende a apresentar a menor margem de lucro, uma vez que os custos fixos são lançados de uma vez no resultado.

São três os métodos de custeio mais usados no Brasil?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades. Cada um tem a sua particularidade, por isso, abaixo, vamos contextualizá-los.

O que é custeio exemplo?

Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.

Artigo anterior
Quais os objetivos da educação midiática?
Artigo seguinte
Pode haver estipulação de cláusula penal em caso de rescisão antecipada de contrato de honorários advocatícios?