O que fazer quando a perícia do INSS da indeferido?

Perguntado por: Mateus Salvador Machado Martins  |  Última atualização: 4. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)

Após ter o pedido de benefício indeferido, é possível utilizar o Meu INSS ou ligar para o 135 para solicitar a reanálise do pedido. Através do Meu INSS, basta utilizar a opção “Recurso” após o login.

Quando o benefício é indeferido o que devo fazer?

Você deve apresentar as razões legais pelos quais a decisão deve ser revertida. Você deve apontar onde o INSS errou e qual regra legal ele não observou. Caso o INSS negue o seu recurso você ainda poderá propor uma ação judicial. Uma opção após o INSS negar seu pedido é ingressar logo com uma ação judicial.

Quando dá indeferimento da perícia tenho que voltar a trabalhar?

Portanto, o segurado que tem o auxílio-doença negado pode retornar ao trabalho enquanto espera a decisão judicial. E, mesmo assim, pode receber o auxílio-doença retroativo deste período.

O que fazer quando a perícia do INSS é negada?

Acesse as plataformas Meu INSS e faça o login com a sua senha gov.br; Escolha a opção “Recurso”; Preencha as solicitações feitas com os documentos que são pedidos e discorra sobre o pedido, apontando quais são as suas razões para recorrer ao pedido negado; Clique para finalizar a solicitação.

Quando a perícia da indeferida quem paga?

Auxílio-doença indeferido: o que a empresa deve fazer? Caso o seu benefício seja indeferido, a empresa deve se responsabilizar por encontrar alguma alternativa, como tentar readaptar o trabalhador em outra função que esteja apto a exercer.

Pedido Indeferido Inss Perícia Indeferida o que fazer como entrar com Recurso no Inss Ação Judicial

36 questões relacionadas encontradas

Porque o perito do INSS nega o benefício?

Um dos principais motivos pelos quais o INSS nega o auxílio-doença é a falta de documentação correta. O processo de requerimento exige uma série de documentos médicos e administrativos que comprovem a incapacidade do requerente para o trabalho.

O que fazer para recorrer ao indeferimento do INSS?

Após ter o pedido de benefício indeferido, é possível utilizar o Meu INSS ou ligar para o 135 para solicitar a reanálise do pedido. Através do Meu INSS, basta utilizar a opção “Recurso” após o login.

O que reprova na perícia médica do INSS?

Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.

Como pedir reconsideração de perícia?

O pedido de reconsideração ou de recurso do resultado pericial deve ser despachado no prazo de cinco dias, e decidido dentro de 30 dias, submetendo-se o requerente à nova avaliação pericial (art.

Quantas vezes eu posso remarcar a perícia do INSS?

O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

O que acontece se a perícia foi negada?

Portanto, após ter a perícia negada no INSS você pode entrar com um Recurso Administrativo no próprio órgão solicitando nova avaliação. O prazo para entrar com o recurso é de 30 dias a partir de quando se toma ciência do resultado da avaliação.

Quando o INSS nega o benefício a empresa paga?

Se o médico da empresa não liberar o empregado para trabalhar, e o INSS não conceder o auxílio-doença, a empresa continua sendo obrigada a pagar os salários desse empregado.

Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Qual o prazo para o pedido de reconsideração?

O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 dias, a contar da publicação ou da ciência da decisão, pelo interessado (art.

Quem é que aprova o benefício do INSS?

— Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Quantas vezes posso fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença?

Para isso, basta acessar os canais oficiais do Instituto. Antes da nova regra, publicada em novembro de 2023, o trabalhador enfermo conseguia a prorrogação automática, sem precisar passar por perícia, por até duas vezes, mas apenas nos casos em que não houvesse agenda de atendimento em um período de 30 dias.

O que não devo falar numa perícia médica?

Evite chegar já falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito. Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso.

O que os peritos do INSS avaliam?

Portanto, na perícia médica para benefícios por incapacidade, o perito do INSS vai avaliar a partir da documentação apresentada pelo segurado (laudos, exames, receituários, etc.), bem a partir de exames clínicos realizados durante a perícia, se ele preenche tal requisito.

Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.

Como saber o motivo do indeferimento do benefício?

Como saber o motivo do indeferimento do INSS? É bem simples saber o motivo do indeferimento no INSS. Basta acessar o processo pelo Meu INSS. É onde você irá encontrar todo o histórico do seu pedido, a situação em que ele se encontra e os motivos para esse resultado.

Qual o prazo para recorrer do indeferimento do INSS?

Este conselho é responsável pelo julgamento dos recursos apresentados contra as decisões administrativas do INSS. O prazo para apresentação do recurso é de 30 dias após tomar conhecimento do resultado com o qual você não concorda. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

O que significa indeferido na perícia médica?

Se o auxílio-doença foi indeferido, significa que ele foi negado, por algum motivo, pelo INSS. Então o primeiro passo é descobrir o motivo do indeferimento do seu pedido. Neste caso, eu aconselho que assim que você tiver o resultado negativo, já procure um escritório especializado em direito previdenciário.

Quantas vezes o INSS pode negar o auxílio-doença?

O QUE FAZER QUANDO O INSS NEGA AUXÍLIO-DOENÇA

Você tem direito a esse procedimento uma única vez. Se ainda assim não conseguir o benefício, entre em contato com a ABRALE obter mais informações.

O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

Assim sendo, é crucial e necessário que o laudo médico mencione sobre a incapacidade laboral do paciente. Detalhes sobre como a condição impacta as atividades diárias e a capacidade de desempenhar funções no ambiente de trabalho são essenciais para fundamentar a solicitação de auxílio-doença.

Como se comportar diante de um perito do INSS?

Primeiramente seja gentil com perito, de Bom dia ou Boa tarde, pergunte como ele esta, pois gentileza gera gentileza, deixe que o perito conduza a pericia, apenas atenda a demanda do perito, responda de forma direta e objetiva as perguntas deste, podendo conter detalhes desde de que seja pertinente ao caso.

Artigo anterior
Quais são os tipos de sanções?
Artigo seguinte
Quantas memórias posso colocar no PC?