Como pode ser reparado o dano no ilícito administrativo?

Perguntado por: Mateus Assunção Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

A ação de reparação de danos do particular em relação a Administração, obtém-se por meio amigável, e ou judicial por meio de ação de indenização. A ação deve ser proposta contra o Estado e não contra o agente que causou o dano. (STF, RE 327904).

Quais são os requisitos necessários para a conclusão pela responsabilidade do Estado em reparar o dano?

O que se exige, neste caso, é a ocorrência do dano sem a concorrência de um particular, por exemplo. Mesmo que exista o fato do serviço, o nexo de causalidade direto entre o fato e o dano que foi causado, é necessário que o Poder Público indenize.

Quais são os requisitos para a configuração do dever de indenizar no caso das entidades da administração pública?

Assim sendo, são necessários três requisitos para que a Administração tenha o dever de indenizar: ação ou omissão injusta, nexo causal e dano. Basta que o particular prove a ocorrência destes três para que tenha seu direito de reparação assegurado.

Quais são as três formas de responsabilização e por qual delas responde o Estado?

Para gerar responsabilidade do Estado, devem surgir três elementos: a conduta administrativa, o dano e o nexo causal.

Como o Estado se ressarce da indenização paga em razão de responsabilidade civil de seus agentes?

Já na relação entre o Estado e seu agente, a natureza é subjetiva, e estabelecida de forma regressiva, “nos casos de culpa ou dolo, devendo, assim, o Estado comprovar a conduta culposa do seu agente, para reaver a indenização paga ao lesado inicialmente” (MAIKOT, 2009, p. 34-35).

AULA 9 - ATO ILÍCITO - DANO INDENIZÁVEL

21 questões relacionadas encontradas

Como se dá a responsabilidade civil do Estado e a responsabilidade do servidor público?

Responsabilidade Civil do Estado

Quando o agente público causa dano a terceiro no exercício da função, em um primeiro momento, a administração pública será a responsável pela reparação. Para tanto, não será exigida a comprovação de culpa ou dolo. Surge, assim, a chamada responsabilidade objetiva.

Quais as excludentes ou atenuantes da responsabilidade civil do Estado?

São três modalidades de causas excludentes da responsabilidade, a saber: i) caso fortuito ou força maior; ii) quando o dano resultar de culpa da vítima; e iii) quando o dano resultar de culpa de terceiro.

Quais são os tipos de responsabilidade do Estado?

A responsabilidade civil do Estado é a que impõe à Fazenda Pública a obrigação de compor o dano causado à terceiros por omissão ou por atos de seus agentes públicos, no desempenho de suas atribuições ou a pretexto de exercê-las.

Quais são os tipos de responsabilidade que existem?

A responsabilidade pode ser classificada em diferentes grupos, então os tipos de responsabilidades mais proeminentes são as seguintes:
  • Social;
  • Ambiental;
  • Civil;
  • Criminal (ou delitiva);
  • Administrativa;
  • Moral;
  • Política;
  • Ministerial;

Quais são as modalidades de responsabilidade administrativa do Estado?

Quando se fala em responsabilidade do Estado, está-se cogitando dos três tipos de funções pelas quais se reparte o poder estatal: a administrativa, a jurisdicional e a legislativa. ... A responsabilidade penal resulta da prática de crimes ou contravenções tipificados em lei prévia ao ato ou conduta.

Quais os requisitos da responsabilidade estatal?

Para o Estado ser chamado à responsabilidade era necessária a comprovação de quatro elementos: a conduta estatal; o dano; o nexo causal entre a conduta e o dano; e o elemento subjetivo, a culpa ou o dolo do agente.

Quais os requisitos da responsabilidade objetiva?

artigo 927 do Código Civil de 2002

A responsabilidade civil objetiva caracteriza-se com a demonstração de três requisitos: conduta (ação ou omissão), dano e nexo de causalidade, não sendo exigido, portanto, a demonstração da culpa do agente.

Quais são os pressupostos ou requisitos da responsabilidade objetiva?

Em resumo, portanto, são quatro os pressupostos da responsabilidade civil ordinária: conduta, dano, nexo de causalidade e culpa.

Quais são os requisitos para o preenchimento do dano?

Como regra, a fim de que uma situação se configure como dano moral é relevante a comprovação de três aspectos: nexo causal, conduta do autor e, por fim, o dano em si.

Quais os requisitos do dano material?

Para a reparação do dano material mostra-se imprescindível demonstrar-se o nexo de causalidade entre a conduta indevida do terceiro e o efetivo prejuízo patrimonial que foi efetivamente suportado.

Quais os elementos necessários para a caracterização da responsabilidade civil do Estado e para a responsabilidade civil do agente público?

Os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil são os seguintes: conduta ou ato humano, nexo de causalidade e o dano ou prejuízo.

O que é responsabilidade subsidiária e solidária?

“A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.

O que é responsabilidade exemplo?

Ser responsável significa ter a capacidade de cumprir com os seus compromissos. A responsabilidade não está relacionada apenas com o campo profissional, por exemplo, qualquer trabalhador deve cumprir sua jornada de trabalho de forma eficiente.

O que é responsabilidade objetiva e subjetiva?

A responsabilidade objetiva tem como requisitos a conduta, o dano e o nexo causal. Ou seja, nesses casos o causador do dano deverá indenizar a vítima mesmo que não seja comprovada a culpa. Por outro lado, na responsabilidade subjetiva é necessário comprovar a conduta, o dano, o nexo causal e culpa do agente.

Quais são as principais causas de responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado será elidida quando presentes determinadas hipóteses, aptas a excluir o nexo causal entre a conduta do Estado e o dano causado à vítima, quais sejam: a força maior, o caso fortuito, o estado de necessidade e a culpa exclusiva da vítima.

O que é a responsabilidade objetiva do Estado?

Resumo: A Responsabilidade Civil Objetiva do Estado é uma matéria complexa que fundamenta o Risco Administrativo como teoria adotada em nosso ordenamento para consagrar a responsabilidade objetiva da Administração Pública pelo risco criado pela atividade administrativa.

Quais são os fundamentos da responsabilidade objetiva do Estado?

O fundamento da responsabilidade do Estado é bipartido, conforme seja ela decorrente de atos lícitos ou ilícitos. No caso dos atos lícitos o fundamento é o princípio da distribuição igualitária dos ônus e encargos a que estão sujeitos os administrados.

O que atenua a responsabilidade civil do Estado?

O nexo de causalidade é o fundamento da responsabilidade civil do Estado, sendo que tal responsabilidade deixará de existir ou será amenizada quando o serviço público não for a causa do dano, ou quando não for a única causa. São apontadas como causas excludentes da responsabilidade a força maior e a culpa da vítima.

Quais são as excludentes de responsabilidade civil?

Sua excludentes são: culpa exclusiva da vítima; culpa exclusiva de terceiro; e caso fortuito e a força maior.

Quais as excludentes de responsabilidade do Estado atualmente reconhecidas no Brasil?

A responsabilidade do Estado é subjetiva, estando condicionada a demonstração de culpa ou dolo do agente público. II. A culpa exclusiva e a concorrente da vítima são causas excludentes da responsabilidade do Estado.

Artigo anterior
Qual a melhor ponta de grafite?
Artigo seguinte
Qual o país que teve o primeiro BBB?