Quem tem trombose pode fazer exercícios físicos?

Perguntado por: Joana Cunha Simões  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.

Quais os exercícios que uma pessoa com trombose pode fazer?

Em caso de trombose venosa profunda aguda, a recomendação é evitar exercícios físicos intensos inicialmente, podendo retomá-los após um período de 30 dias. Pequenas caminhadas poderiam ser realizadas.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

O que Não Fazer
  1. Cruzar as pernas ao sentar-se para não afetar a circulação;
  2. Fumar;
  3. Ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência;
  4. Permanecer na mesma posição por um período prolongado;
  5. Praticar esportes de contato ao fazer uso de anticoagulantes por causa do risco de sangramento após um trauma;

Quem tem trombose pode ir à academia?

Quem teve trombose, fez ou faz o tratamento adequado com anticoagulante e está compensando clinicamente: pouca ou nenhuma dor, pouco ou nenhum inchaço, pode sim fazer atividade física, inclusive musculação. O uso da meia Elastica no período do exercício e após, garantirá menos inchaço e mais conforto.

Quem tem trombose pode caminhar com quanto tempo?

Idealmente há necessidade de repouso nos primeiros 15 dias de uso da medicação anticoagulante, pois nesse período há uma estabilização do trombo formado na veia (ficando mais grudado na parede da veia). Nesse período deve-se permanecer a maior parte do tempo em repouso com a perna elevada.

Quem tem trombose pode fazer alguma atividade física ou precisa de repouso absoluto? Pode caminhar?

17 questões relacionadas encontradas

Como é o repouso de quem está com trombose?

Nos primeiros dias do tratamento da trombose (3 a 5 dias) é importante um repouso relativo com as pernas elevadas e retas principalmente quando o edema ( inchaço) é importante , podendo andar para realizar necessidades básicas.

Como deve ser o repouso de trombose?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Quais as três fases da trombose?

2. A tríade
  • 2.1) Lesão endotelial. ...
  • 2.2) Alterações no fluxo sanguíneo. ...
  • 2.3) Hipercoagulabilidade.

Quem tem trombose pode trabalhar em pé?

Profissões que exigem ficar em pé ou sentado por longos períodos, tais como motoristas, caixas de supermercado, cabeleireiros, entre outros. É possível trabalhar em profissões que exijam esforço físico pesado com trombose venosa profunda? Geralmente não é recomendado, pois pode agravar a condição de saúde.

O que fazer para melhorar trombose nas pernas?

A compressa quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo em regiões onde estão ocorrendo processos inflamatórios. Com o fluxo de sangue elevado, substâncias que ficariam acumuladas são levadas para serem purificadas e a inflamação e dor diminuem.

O que desfaz a trombose?

Entre as opções estão: Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue. Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.

O que pode piorar a trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Quanto tempo leva para o trombo se desfazer?

O coágulo pode levar alguns meses para desaparecer, em torno de aproximadamente 6 meses até 1 ano. A destruição completa do trombo venoso ocorre apenas em cerca de 20% dos casos.

Qual o melhor exercício para melhorar a circulação das pernas?

A caminhada é o exercício mais indicado.

Quem está com trombose pode fazer caminhada?

Após a trombose, sua perna pode estar inchada, sensível, vermelha ou quente ao toque. Esses sintomas devem melhorar com o tempo e o exercício geralmente ajuda. Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.

Quem tem trombose tem direito a aposentadoria?

Quem tem trombose tem direito a algum benefício? Pessoas com trombose que apresentam sequelas e incapacidades que as impeçam de trabalhar podem ter direito a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Quem tem trombose pode carregar peso?

Na prática não há nenhum exercício contra indicado para quem já teve trombose venosa.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

Como saber se a trombose está avançada?

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Como é a dor de uma trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Tipos de trombose

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Quem tem trombose tem que ficar no hospital?

De maneira geral, os casos graves devem ser internados, e casos mais leves podem fazer o tratamento domiciliar.

Quanto tempo leva para desinchar a perna de trombose?

Em geral, após 15 a 20 dias os sintomas custumam melhorar consideravelmente e após esse período tende a melhorar cada vez mais.

Artigo anterior
Qual é o odu de Xangô?
Artigo seguinte
Como fazer cópia frente e verso na impressora Brother?