O que fazer para evitar o efeito rebote do melasma?

Perguntado por: Nuno Cunha de Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Não é possível prever qual pele pode vir a sofrer o efeito rebote após um tratamento para manchas. Usar clareadores em quantidades moderadas e contar com o conhecimento específico de um médico dermatologista é a maneira mais segura de evitar o desequilíbrio do organismo.

Como tirar o efeito rebote?

A primeira dica para evitar o efeito rebote na pele oleosa, mista ou normal é apostar em produtos que contenham fórmulas adequadas a ela. Além disso, é importante fazer a limpeza do rosto por, no máximo, duas vezes ao dia, com limpadores em gel ou óleo, de acordo com a necessidade da pele.

O que causa efeito rebote no melasma?

Na pele com melasma, o rebote acontece quando há uso excessivo de ácidos sensibilizantes, laser, e até o microagulhamento usado de maneira inadequada pode provocar o temido efeito rebote.

Como evitar que o melasma aumente?

Mesmo que não tenha cura, o melasma pode ser controlado. Para isso, incluir um filtro solar eficiente na rotina diária de cuidados com a pele é mais que obrigatório. “Ele deve proteger contra os raios UVA e UVB (não apenas um ou outro) e ter FPS acima de 50.

O que pode piorar o melasma?

Os cuidados necessários com as manchas de melasma

A exposição solar, por exemplo, é um deles. “Em primeiro, segundo e terceiro lugar vem o sol para agravar as manchas escuras na pele. Mas, além disso, o calor e os hormônios femininos também podem contribuir para o quadro”, explica a Drª Betina.

COMO EVITAR EFEITO REBOTE DO MELASMA COM ESSA RECEITA1

45 questões relacionadas encontradas

Que alimentos pioram o melasma?

Alimentos que pioram o melasma
  • Açúcar. Açúcar em excesso está associado a obesidade, alergia alimentar, problemas no sistema imunológico, além de prejudicar as defesas contra doenças infecciosas. ...
  • Alimentos processados. ...
  • Pão multigrão. ...
  • Carboidratos refinados e glúten. ...
  • Laticínios. ...
  • Leite de soja. ...
  • Tofu. ...
  • Bebidas alcoólicas.

Como desinflamar o melasma?

Beber bastante água. Beber bastante água elimina as toxinas (incluindo os radicais livres) das células, incluindo as da pele. Também ajuda a manter as células hidratadas, para que possam resistir melhor aos efeitos da exposição ao sol.

Porque o melasma aumenta?

“Se associarmos um quadro de predisposição a uma exposição excessiva aos raios solares, a probabilidade de surgimento das manchas aumenta”, acrescenta Vargas. Inclusive, o abuso do sol é um dos fatores que mais colabora para o problema dar as caras.

O que previne melasma?

O uso de protetor solar previne o melasma, diminui a piora de um quadro já existente e também contribui para toda a saúde – seja da pele ou do organismo como um todo.

Quem tem melasma não pode tomar sol no corpo?

Quem tem melasma pode tomar sol? Deve-se evitar a exposição solar sem proteção no local da mancha. A exposição solar em outros locais do corpo não influencia no melasma.

Como tratar o efeito rebote do ácido?

De acordo com a médica, existe um jeito de evitar o efeito rebote da oleosidade: “Você precisa usar produtos que ajudam a controlar a oleosidade da pele sem desidratá-la ou irritá-la”. Esses cosméticos precisam ter uma textura suave com ação matificante, feitos para tratar a pele oleosa.

Como evitar efeito rebote da hidroquinona?

Como evitar o efeito rebote da hidroquinona

Para evitar aquele efeito rebote quando paramos de usar precisamos intercalar com a hidroquinona algum outro tipo de clareador. Se você usa hidroquinona cinco vezes na semana no mês seguinte use apenas quatro e no outro apenas três. E, assim por diante até parar totalmente.

Quando acontece o efeito rebote?

Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento. Um exemplo prático é o caso de pessoas que possuem dor de cabeça com frequência e misturam remédios diversos, o que acaba gerando mais dor de cabeça ainda.

Qual ácido causa efeito rebote?

Além disso, existem alguns ativos que não são recomendados para todas as peles. O uso de ácido retinoico, corticoides e hidroquinona têm efeito rebote mais comuns, portanto, só deve ser feito com a recomendação de um profissional, por um tempo limitado, até que os resultados esperados apareçam.

O que efeito rebote de medicamentos?

Em termos gerais, o efeito rebote (reação paradoxal) é o resultado das tentativas automáticas do organismo para retornar ao estado basal (homeostase), alterado pelos efeitos primários das drogas.

Como evitar efeito rebote no cabelo?

Shampoo purificante com agentes hidratantes é escolha certeira para evitar o efeito rebote. Na hora de escolher o shampoo mais adequado para deixar a raiz dos cabelos bem limpa, procure fórmulas purificantes que sejam enriquecidas com ativos hidratantes, como as específicas para cabelos mistos.

Qual o melhor antioxidante para melasma?

Vitamina C – Combate os radicais livres produzidos pelo organismo, sendo um poderoso antioxidante é capaz de promover o clareamento em melasma.

Qual melhor vitamina C para melasma?

Confira a seleção dos melhores produtos com vitamina C para o rosto que fizemos para você e veja qual deles melhor se encaixa melhor com a sua pele:
  • Vitamina C Clareadora C 20 Serum – 30ml.
  • Vitamina C Para o Rosto com Ácido Hialurônico Pure C 20 Hyal – 30 ml.
  • Vitamina C para o Rosto Concentrada Pure C 40 Ultra – 30ml.

Como diminuir as manchas de melasma do rosto?

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

Porque melasma não tem cura?

O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.

Qual o hormônio que causa o melasma?

O aumento nas taxas hormonais é a principal causa. Os hormônios femininos têm ação direta na pigmentação da pele, principalmente o estrogênio e a progesterona, além disso, desconfia-se que o hormônio Melanotrófico, que age na liberação da melanina, também seja o responsável pelo aparecimento das manchas.

Qual o melhor comprimido para melasma?

O Pycnogenol possui ação antioxidante que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres nas células, sendo normalmente indicado para:
  • Proteger as células da pele;
  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Reduzir rugas e linhas de expressão;
  • Clarear a pele;
  • Reduzir manchas e melasma na pele;

Como eliminar melasma naturalmente?

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui ácido acético na sua composição que ajuda a clarear a pele, reduzindo o aspecto das manchas escuras, sendo uma boa opção de remédio caseiro para melasma e pode ser aplicado diretamente na pele.

Como diminuir melasma naturalmente?

Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.

O que comer para ajudar no melasma?

O melasma é comumente associado a uma dieta pobre em ácido fólico. Este nutriente é importante para a formação do sistema nervoso do bebê e combate a anemia, insônia e doenças cardiovasculares. Você pode encontrá-lo nos seguintes alimentos: Verduras escuras – brócolis, espinafre, couve, brócolis, aspargos, rúcula, nabo.

Artigo anterior
O que melhora o funcionamento do coração?
Artigo seguinte
Qual era a rede social antes do Facebook?