O que são riscos psicossociais?

Perguntado por: Joaquim Hugo Esteves Moreira Mendes  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Quais são as principais causas de riscos psicossociais?

Situações de estresse, pressão por resultados impossíveis de se atingir, falta de funcionários, chefes autoritários e acúmulo de horas extras são alguns dos fatores responsáveis pelos riscos psicossociais. Os riscos psicossociais têm origem nas organizações de trabalho, ou seja, são desencadeados dentro das empresas.

Quais as consequências dos riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais prejudicam o bem-estar do trabalhador e, como consequência, podem gerar mudanças de comportamento, déficit de atenção, baixa produtividade, dificuldade para trabalhar em equipe, estresse e outros distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, aumentando os riscos de acidentes no trabalho.

O que são recursos psicossociais?

O que é Psicossocial:

Psicossocial se refere a relação entre o convívio social do ponto de vista da psicologia. Consiste num ramo de estudo que abrange os aspectos da vida social em conjunto com a psicologia clínica. ... Existem avaliações psicossociais que são úteis para examinar a estrutura psicológica dos indivíduos.

O que podemos determinar como fatores de riscos psicossociais?

Os fatores de risco psicossociais

No entanto, os riscos psicossociais são “aspectos do desenho do trabalho, organização e gerenciamento do trabalho e seus contextos sociais e ambientais, que têm o potencial de motivar danos psicológicos e sociais ou físicos” (GLINA, 2010, p.

Vd. 213 - Fatores de Riscos Psicossociais

16 questões relacionadas encontradas

O que são fatores de risco e quantos são?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Como tratar riscos psicossociais?

Como prevenir os riscos psicossociais?
  1. Bom relacionamento interpessoal e boa comunicação no local de trabalho;
  2. Gestão do Stress;
  3. Promoção da Saúde e Bem-Estar;
  4. Participação (não só da empresa como também de todos os(as) trabalhadores(as)), em assegurar a avaliação e controlo destes riscos.

O que são as necessidades psicossociais?

O termo psicossocial descreve uma constelação de necessidades sociais, emocionais e de saúde mental e o cuidado oferecido para atendê-las. Um conceito mais amplo e relacionado é o de qualidade de vida, na perspectiva da pessoa, que inclui a sua experiência em casa e não apenas o cuidado médico.

Quais são as necessidades psicossociais?

As necessidades psicossociais: segurança, amor, liberdade, comunicação, criatividade, aprendizagem, gregária, recreação, lazer, espaço, orientação no tempo e espaço, aceitação, auto realização autoestima, participação, autoimagem e atenção.

Quais são os problemas psicossociais?

Existem diversos tipos de doenças e transtornos psicossociais: depressão, reação aguda ao stress, ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno misto ansioso e depressivo, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias sociais, fobias específicas, transtorno bipolar do humor e agorafobia.

Como prevenir a doenças psicossociais?

Para evitar novos adoecimentos, é essencial promover mudanças culturais dentro da sua organização. Invista em um ambiente de trabalho mais colaborativo, com maior integração e apoio entre os colaboradores. Além disso, deve-se revisar as suas práticas de gestão e de avaliação de resultados empregados na sua empresa.

Quais as consequências dos riscos biológicos para o trabalhador?

Os agentes biológicos podem ser os principais causadores de doenças de pequeno ou grande complexidade, podendo as mesmas serem ou não contagiosas ou graves. Podendo também causar sérios danos a integridade física dos trabalhadores levando até mesmo a um afastamento do ambiente de trabalho.

Quais são os riscos químicos?

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

Quais são os fatores psicossociais no trabalho?

O que são fatores psicossociais no trabalho?
  • índice de estresse;
  • cobranças e exigências;
  • suporte dos colegas;
  • apoio da chefia;
  • processo comunicativo;
  • grau de autonomia;
  • falta de reconhecimento;
  • conciliação entre vida pessoal e trabalho.

O que são os fatores psicossociais relacionados ao trabalho?

Os fatores psicossociais do trabalho referem-se às interações entre meio am- biente e condições de trabalho, condições organizacionais, funções e conteúdo do trabalho, esforços, características individuais e familiares dos trabalhadores.

Quais são os riscos físicos?

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Quais são as necessidades básicas de Wanda Horta?

Selecionou-se como tal, pacientes com indicação de transplante de córnea, em que se identificaram como necessidades básicas afetadas as de vida gregária, segurança, aprendizagem, recreação e lazer, auto-imagem, auto-realização, filosofia de vida e sexualidade.

O que substitui a palavra psicossocial?

4 sinônimos de psicossocial para 1 sentido da palavra psicossocial: Referente a psicossociologia: 1 relações sociais no âmbito da psicologia, relação entre aspectos psicológicos e sociais, psicossociológico, psicologia individual relacionada com a vida social.

O que é transformação psicossocial?

É a transformação produzida pelo indivíduo, por meio de instrumentais mentais e materiais que o permitem livrar-se das leis da natureza.

O que são os fatores psicossociais relacionados ao trabalho Quais são os principais riscos psicossociais e como manter a proteção psicossocial?

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Quais os tipos de fatores de riscos?

Tipos de fatores de risco
  • Fatores de risco comportamentais. Os fatores de risco comportamentais referem-se geralmente às “ações” que o indivíduo decidiu tomar. ...
  • Fatores de risco fisiológicos. ...
  • Fatores de risco demográficos. ...
  • Fatores de risco ambientais. ...
  • Fatores de risco genéticos. ...
  • Rendimento. ...
  • Idade. ...
  • Sexo.

Como podemos determinar o fator de risco?

Nos estudos epidemiológicos a magnitude dos riscos é calculada a partir da frequência de agravos entre os indivíduos expostos ou não expostos a um determinado risco, quantificados como variáveis dicotômicas da forma sim e não: expostos e não expostos (com e sem o fator de risco) consideradas determinantes da presença ...

Quais os fatores de risco para saúde?

Conheça os principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
  • Sedentarismo. O sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). ...
  • Tabagismo. ...
  • Obesidade. ...
  • Hipertensão. ...
  • Diabetes. ...
  • Consumo excessivo de álcool. ...
  • Alimentação inadequada.

Quais os tipos de agentes químicos?

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Quais são os riscos físicos químicos e biológicos?

verde: riscos físicos, como ruído, calor, radiações, pressões etc; vermelho: ricos químicos, como vapores, poeiras, gases etc; marrom: riscos biológicos, como fungos, bactérias, protozoários etc; ... azul: riscos de acidente, como incêndios, explosões, eletricidade, quedas etc.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o curso de assistente social?
Artigo seguinte
Com que idade se pode andar no banco da frente?