O que fazer em caso de intoxicação por agrotóxicos?

Perguntado por: Renato Vaz de Monteiro  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

Primeiros socorros:
– retirar as roupas sujas e colocá-las em saco plástico; – lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; – não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; – no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.

O que deve ser feito em caso de intoxicação?

Assim, nos casos de intoxicação, deve-se:

- induzir a absorção rápida de leite ou leite de magnésia para acelerar a eliminação do produto tóxico via fecal; - iniciar, logo que possível, a reidratação da vítima com soro caseiro; - por fim, encaminhar a vítima para o atendimento especializado.

Como resolver o problema dos agrotóxicos?

Então como diminuir o uso do agrotóxico no Brasil?
  1. Não desperdice alimentos. A maior justificativa para liberação dos agrotóxicos é a demanda por alimento no mercado. ...
  2. Compre produtos da estação. ...
  3. Compre de pessoas da sua região. ...
  4. Evite alimentos ultraprocessados. ...
  5. Fale sobre o uso de agrotóxicos.

Qual o remédio para intoxicação?

Os principais remédios indicados na intoxicação alimentar são:
  1. Carvão vegetal ativado. ...
  2. Analgésicos. ...
  3. Antibióticos. ...
  4. Probióticos.

O que é bom para intoxicação no corpo?

Os remédios caseiros para intoxicação alimentar, como chá de gengibre, chá de funcho, soro caseiro ou água de côco, repõem sais minerais e água e possuem ação antiemética, antiespasmódica e analgésica, ajudando a aliviar os sintomas como náuseas, vômitos ou diarréia, além de ajudarem a evitar a desidratação.

TeleRS Explica - Intoxicação por agrotóxicos

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as condutas para atender uma vítima por intoxicação exógena?

Em algumas intoxicações, pode-se utilizar antídoto, de preferência dentro de 8 a 10 horas do ocorrido.
...
Os cuidados iniciais de enfermagem são:
  • Verificação e monitorização dos sinais vitais e oximetria de pulso;
  • Avaliação do nível de consciência e reatividade das pupilas;
  • Verificação da glicemia capilar;

Quais são as medidas iniciais de atendimento ao paciente intoxicado?

Condutas de emergência

-Respiração adequada e suporte ventilatório; -Circulação: sinais vitais e venóclise periférica; -Estado neurológico: nível de consciência; -Exposição: exame físico minucioso.

Quais os cuidados de enfermagem em casos de intoxicação?

Independentemente do produto de intoxicação, os primeiros cuidados de enfermagem serão: Verificar os sinais vitais e comunicar as alterações. Intervir nas complicações imediatas, como convulsões. Manter o paciente com a cabeça lateralizada caso haja risco de vômitos.

Quais os primeiros cuidados que devemos ter no Pronto-socorro a paciente com suspeita de intoxicação por chumbinho?

PRIMEIROS SOCORROS

b) Em casos mais graves, por exemplo, paciente inconsciente ou em convulsão, ligar para o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). c) Em caso de ingestão de substância química, remover qualquer produto restante na boca. d) Entrar em contato com o CIT/SC – telefone 0800 643 5252.

Como deve ser feita a abordagem inicial de um paciente com suspeita de intoxicação?

Como em todo paciente grave, o primeiro passo importante na abordagem do paciente intoxicado é seguir a avaliação sistematizada, pelo mnemônico CAB:
  1. Cardiovascular (C): Avalie o status hemodinâmico do paciente, inicie fluidos para expansão volêmica se necessário. ...
  2. Via Aérea e Respiração (A e B):

Quais são os tratamentos e cuidados imediatos para uma intoxicação?

Cuidados gerais imediatos

Manutenção da respiração, ventilação e intubação se necessário. Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica; obter acessos venosos, coletar sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos. Veja na animação a seguir como aprofundar o exame seguindo as instruções.

Qual o primeiro procedimento do socorrista quando ocorre intoxicação por contato?

Lavar o membro com água oxigenada para remoção completa da substância.

Qual o papel da enfermagem no processo de intoxicação de um paciente?

A enfermagem tem uma participação importante no tratamento das intoxicações por suas intervenções, na descontaminação de olhos, pele e lavagem gástrica e na assistência respiratória, quando indicado.

Qual a importância da assistência de enfermagem na intoxicação exógena?

Considera-se o papel da enfermagem como primordial no contexto do atendimento multiprofissional ao paciente com diagnóstico de intoxicação exógenas por diversas causas. Ressalta-se importância na articulação da assitência de enfermagem na promoção, prevenção e tratamento para esse agravo.

Como tratar intoxicação por chumbinho?

No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.

Como é feito o diagnóstico de um paciente intoxicado?

O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns.

Quais são os métodos usados para diurese forçada?

A diurese forçada se trata do aumento da hidratação (com aumento em 20-30% da oferta) e da subsequente diurese (com Furosemida 1-3 mg/Kg VO ou 0,5-1,5 mg/Kg EV). A alcalinização da urina deve ser feita em pacientes com intoxicação por fenobarbital, salicilatos e antidepressivos tricíclicos.

O que é um corpo intoxicado?

Um corpo intoxicado é o ambiente perfeito para o surgimento dos mais diversos tipos de complicações e doenças que podem afetar significativamente a saúde. Isso ocorre por conta do acúmulo de toxinas nocivas no organismo, que sempre é acompanhado por sintomas característicos.

Quando o corpo está intoxicado?

O resultado é um organismo intoxicado, “entupido, com dificuldades a nível da circulação de oxigénio e sangue, por exemplo”. Sintomas como dores de estômago, vómitos, enjoos, azia e sensação de enfartamento podem ser os principais sinais.

Qual o melhor remédio caseiro para limpar o organismo?

O suco de limão é um excelente remédio caseiro para desintoxicar o organismo porque ele é rico em potássio, clorofila e ajuda a alcalinizar o sangue, eliminando as toxinas do organismo diminuindo assim os sintomas da fadiga e melhorando a disposição para realizar as suas tarefas diárias.

Qual melhor antialergico para intoxicação alimentar?

Os medicamentos mais usados para o tratar uma intoxicação alimentar são:
  • Amicacina.
  • Cefalotina.
  • Ciprofloxacino.
  • Cipro.
  • Doxiciclina.

Qual o melhor remédio para infecção intestinal?

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol.

Quanto tempo dura os sintomas de intoxicação alimentar?

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Artigo anterior
O que é triagem sérica?
Artigo seguinte
Onde receber o PIS 2022?