O que tomar quando as plaquetas estão baixas?

Perguntado por: Vicente Henrique Castro  |  Última atualização: 31. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Se você está procurando uma forma natural de aumentar ou diminuir seu número de plaquetas, saiba que pode recorrer a alguns alimentos. Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C.

O que é bom para aumentar as plaquetas baixas?

Algumas formas de aumentar as plaquetas no sangue são aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C e B12, ácido fólico ou ferro, ou usar corticoides, tirar o baço ou fazer transfusão de plaquetas, por exemplo.

Qual o melhor remédio para subir as plaquetas?

NPLATE faz com que sua medula óssea produza mais plaquetas. Isto ajuda a prevenir sangramentos e/ou hemorragias. Caso tenha quaisquer perguntas sobre o motivo pelo qual este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico. Este medicamento está disponível apenas mediante prescrição médica.

O que a pessoa sente quando está com as plaquetas baixas?

O principal sintoma de um baixo número de plaquetas é a hemorragia excessiva. É possível que tenha: Pequenos pontos vermelhos na pele ou no interior da boca. Hematomas após lesões muito pequenas.

O que pode causar a baixa de plaquetas?

Alguns tratamentos oncológicos (radioterapia e quimioterapia) Exposição a alguns vírus, como o Epstein-Barr, hepatite e VIH. Doenças autoimunes, como a Púrpura. Aumento do tamanho do baço (esplenomegalia) - este órgão atua como “filtro” do sangue e quando está aumentado pode impedir que as plaquetas circulem.

Socorro, minhas plaquetas estão baixas!

17 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para as plaquetas voltarem ao normal?

Destruição plaquetária imunológica induzida por fármacos

Esse distúrbio é indiferenciável da ITP, exceto pela história de ingestão de fármaco. Quando se interrompe o fármaco, a contagem de plaquetas começa a aumentar dentro de 1 a 2 dias e volta ao normal em 7 dias.

Qual é o nível normal de plaquetas no sangue?

A contagem de plaquetas (número de plaquetas que circulam na corrente sanguínea) costuma ser de aproximadamente 140.000 a 440.000 plaquetas por microlitro (140 a 440 × 10 9 por litro). A contagem de plaquetas pode variar de acordo com o ciclo menstrual.

Qual tipo de câncer baixa as plaquetas?

Leucemia, que é um tipo de câncer que afeta as células do sangue. Mielodisplasia, ou seja, distúrbios na medula óssea que provocam uma produção anormal de células sanguíneas. Por isso, elas não amadurecem adequadamente e ocorre uma produção insuficiente de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Qual é a função das plaquetas no sangue?

As plaquetas têm sua origem na medula óssea (megacariócitos) e sua principal função está relacionada ao processo de coagulação, que auxilia a impedir hemorragias e sangramentos e também é útil ao sistema de defesa do corpo.

Qual o número de plaquetas de uma pessoa com leucemia?

Podem ainda apresentar anemia, plaquetopenia geralmente abaixo de 100.000, mas em alguns casos, abaixo de 50.000. A presença de mais de 5% de blastos no sangue periférico indica leucemia aguda.

Qual o número de plaquetas baixas e perigoso?

Isso acontece porque as plaquetas são células importantes do processo de coagulação do sangue. Dessa forma, quando as plaquetas estão presentes em números muito baixos, a coagulação fica comprometida, existindo um risco aumentado de sangramentos.

Quem tem plaquetas baixas pode tomar dipirona?

Portanto, esta combinação deve ser evitada. ácido acetilsalicílico: a dipirona pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária (união das plaquetas que atuam na coagulação), quando usados concomitantemente.

Qual o órgão que produz as plaquetas?

As plaquetas são produzidas na medula óssea por fragmentação do citoplasma dos megacariócitos, uma das maiores células do organismo.

É normal as plaquetas ficam oscilando?

É normal oscilar dentro de uma faixa sim. Cada exame é uma amostra diferente do sangue que passa pelo contador automatizado. Todo exame dará um número diferente das plaquetas sim. O que devemos ficar atento é se esses números estão oscilando dentro de uma mesma faixa de valores.

Como é feita a produção de plaquetas?

De acordo com Rachel, o concentrado de plaquetas pode ser obtido por meio da coleta de sangue total ou por aférese. Após a coleta do sangue total, o sangue passa por um processo de centrifugação e é separado em diversos hemocomponentes, sendo um deles o concentrado de plaquetas.

O que não comer quando as plaquetas estão baixas?

Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum. Porém, não tome decisões sem antes consultar um médico especialista e, no caso de mudar a alimentação, recorra a um nutricionista!

Tem cura plaquetas baixas?

O tratamento para as plaquetas baixas depende de qual, entre as várias possibilidades, é a causa para que o corpo não esteja produzindo plaquetas em quantidade suficiente. Geralmente, quando a causa da trombocitopenia é identificada e tratada, a contagem de plaquetas tende a voltar ao normal.

Quando as plaquetas indicam câncer?

Pesquisa inglesa demonstra que altos níveis de plaquetas no sangue estão associados a ocorrência de tumores malignos – sobretudo em quem tem mais de 40 anos. A partir de um teste de sangue comum dá para diagnosticar bastante coisa.

Quem tem leucemia tem plaquetas baixas?

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

Qual o valor mínimo de plaquetas para fazer quimioterapia?

O mais comum é que se espere a elevação natural dessas células. Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.

Quem está com a plaqueta baixa pode tomar paracetamol?

Uso de medicamentos

A plaquetopenia pode ser um efeito colateral do uso de medicamentos como heparina, paracetamol ou ácido valpróico. Alguns destes medicamentos podem estimular a produção de anticorpos contra plaquetas, que levam a sua destruição, ou causar a inibição da produção de novas plaquetas pelo corpo.

Quais as doenças que aumentam as plaquetas?

Colite ulcerativa; Leucemia; Trombocitemia; Doença da medula óssea.

O que é mais perigoso plaquetas altas ou plaquetas baixas?

Quanto mais baixo o nível das plaquetas no sangue, maior o risco de complicações graves de saúde e de sangramentos.

Porque a dengue ataca as plaquetas?

Popularmente conhecido como dengue hemorrágica, o agravamento da dengue se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas – fragmentos celulares produzidos pela medula óssea que circulam na corrente sanguínea e ajudam o sangue a coagular – e que geralmente leva ao extravasamento grave de plasma.

Quais são os 7 primeiros sintomas de leucemia?

Principais sintomas
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilha;
  • Febre acima de 38º C;
  • Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele;
  • Dor nos ossos e nas articulações;
  • Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Artigo anterior
Como explicar complemento nominal?
Artigo seguinte
Onde fica a pasta do CS?