O que é inapto ao trabalho?

Perguntado por: Mauro David Reis de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Caso o funcionário permaneça impossibilitado de exercer suas funções no trabalho, e apresentar atestado médico por período superior a 15 dias, o mesmo deverá passar por perícia médica da Previdência Social, para confirmar a sua incapacidade laboral.

O que quer dizer inapto para o trabalho?

Empregado inapto – Dicas para o Empregador

Se o funcionário não puder exercer as funções no trabalho por mais de 15 dias, apresentando atestado médico, uma perícia médica deve ser feita pela Previdência Social, confirmando a incapacidade laboral.

O que acontece quando o médico do trabalho da inapto?

As empresas podem ser condenadas a pagar não apenas os salários vencidos do trabalhador considerado inapto pelo médico do trabalho, mas também uma indenização por danos morais por tê-lo deixado sem trabalhar e sem receber salário.

O que fazer quando a empresa não reintegra o trabalhador?

Se a empresa entende que não deve receber o trabalhador nas suas dependências porque ainda está doente, deve questionar a alta médica no Juízo competente. E, até obter decisão favorável, deve pagar os salários do período.

Quando o ASO e inapto?

Quando o resultado do exame periódico for inapto, a conclusão é que o funcionário foi considerado inapto para aquela função específica que ele desempenha dentro da empresa. ... Importante ressaltar que essa possibilidade só existe quando a realocação do funcionário não representa risco para ele próprio ou para outrem.

Apto ou Inapto? Quais os critérios?

21 questões relacionadas encontradas

É possível reprovar no exame admissional?

Em resumo, exame admissional pode reprovar um candidato? A resposta é não. E se por acaso acontecer, o médico do trabalho precisa especificar os motivos pelos quais considerou o candidato inapto.

O que pode reprovar um candidato no exame admissional?

As principais são HIV e gravidez. Essas duas condições bem como outras que podem provocar discriminação, são proibidas pelo Ministério do Trabalho de serem motivo para uma não contratação. Sendo assim, não se pode solicitar esse tipo de teste que detecta essas condições quando for feito o exame admissional.

Quando o funcionário deve fazer exame de retorno ao trabalho?

7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Quanto tempo vale o exame de retorno ao trabalho?

Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.

Quais os direitos de uma pessoa reabilitada pelo INSS?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem incapacitados para o trabalho — temporária ou permanentemente — têm o direito de passar por um programa de reabilitação profissional, custeado pelo órgão, e ser reinserido no mercado de trabalho com outra formação.

Quando o médico do trabalho pode afastar funcionário?

Afastamento por doença

Se a empresa possuir convênio ou atendimento médico, cabe a ele homologar o atestado do funcionário e comprovar a necessidade do afastamento pelos primeiros 15 dias, período no qual a empresa deve pagar, integralmente, o salário do trabalhador.

Quem paga o salário do funcionário quando o auxílio-doença é negado?

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência? Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

O que fazer quando o benefício é indeferido?

É direito de todo cidadão cujo benefício solicitado tiver sido indeferido pelo INSS de entrar com um pedido para nova análise da solicitação. Esse pedido, normalmente feito por meio de um recurso administrativo, pode ser enviado no prazo de até 30 dias após o recebimento do aviso de indeferimento no INSS.

Qual a diferença entre apto e inapto?

Apto é um termo aplicado àquilo que satisfaz uma exigência anteriormente imposta para a execução de determinada atividade. Quando se aplica a alguém, significa que está preparado para realizar a tarefa de acordo com as condições estabelecidas. É sinônimo de habilitado ou aprovado. O antônimo de apto é inapto.

Quem tá no recurso pode voltar a trabalhar?

Quem está no recurso deve voltar ao trabalho? Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

O que significa sigla apto ou inapto no Aso?

O mesmo ocorre para o 'não apto'. Ser inapto não quer dizer que o colaborador tenha uma doença grave, apenas configura que não poderá exercer aquela função para a qual foi indicada. Assim, o colaborador poderá ser apto para alguma atividade e para outras não.

Como funciona exame de retorno ao trabalho?

O exame consiste em avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e psicológico. O objetivo do exame de retorno ao trabalho é verificar se o trabalhador realmente recuperou sua saúde física após o período afastado e está apto para voltar a executar suas atividades.

Como funciona o retorno ao trabalho?

O exame de Retorno ao Trabalho é realizado em funcionários que ficaram afastados do trabalho. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Quem deve pagar o exame de retorno ao trabalho?

Exame demissional. Todos estes exames, inclusive o exame de retorno ao trabalho, são por conta do empregador. Neste sentido, dispõe a NR-07: .

Quais os exames para retorno ao trabalho?

Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados. Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Pode voltar a trabalhar antes da perícia?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

O que acontece se mentir no exame admissional?

“Configura, sim, a justa causa, é a desídia no desempenho das funções. A gente aconselha que nesse caso, o trabalhador leve uma advertência, uma suspensão disciplinar, mas se ele não se adequar ao serviço, aí tem uma justa causa”, diz o procurador Regional do Trabalho Gérson Marques.

O que não fazer antes do exame admissional?

É recomendado que o trabalhador deixe os ouvidos em repouso por pelo menos 14 horas antes do exame. Ou seja, nesse período, nada de ouvir música com fone de ouvido ou de dormir ao lado de uma britadeira ligada. A espirometria exige esforços por parte do trabalhador antes de fazer o exame.

Como agir se a empresa desistiu de contratar após o exame admissional?

Certamente a empresa não precisa fazer a contratação porque ele não está apto para a função. Mas caso esse empregado esteja apto após o exame, a empresa tem que contratá-lo. E caso não contrate, a empresa poderá ser acionada na Justiça a pagar uma indenização por danos morais.

O que é analisado no exame de sangue admissional?

Em um exame de sangue como o hemograma completo com contagem de plaquetas e frações (leucócitos e eritrócitos) monitora se o funcionário ficará (ou fica) exposto a radiações ionizantes e ao benzeno e apresenta alterações que possam piorar durante o trabalho.

Artigo anterior
O que é frase de reflexão?
Artigo seguinte
Qual a importância da organização do tempo na Educação Infantil?