O que fazer com uma criança com 40 de febre?

Perguntado por: Álvaro Nelson Vieira Santos  |  Última atualização: 6. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)

Se o seu filho tiver febre alta (acima de 40 ° C), você pode abaixá-la com um banho morno. Nunca tente reduzir a febre embebedando esponja no álcool, pois ele pode ser absorvido pela corrente sanguínea através da pele e pode então deprimir sua respiração, diminuir o açúcar no sangue e causar convulsões.

O que acontece se a febre atingir 40 graus?

Quando a temperatura atinge a marca de 40 graus, o quadro é perigoso e o paciente deve procurar um médico. Ainda de acordo com a coordenadora, a febre pode durar mais ou menos de acordo com a causa e o tratamento da doença é que vai determinar o tempo de recuperação.

O que fazer para baixar a febre de 40 graus?

Descanse e evite atividades intensas que possam aumentar a temperatura corporal, atrasando a recuperação. Tome um banho morno (não frio) ou aplique toalhas húmidas na testa e pulsos. Vista roupa leve (mesmo que sinta arrepios), mantenha a temperatura ambiente fresca e diminua a quantidade de roupa de cama.

Quantos grau de febre é perigoso para criança?

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

O que fazer quando a criança está com febre muito alta?

“Esse sintoma, na grande maioria das crianças até os cinco anos, é de causa viral“, explica. Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar. “O importante é observar se há outros indícios preocupantes.

FEBRE: Como baixar febre rápido? Veja remédios caseiros e de farmácia...

25 questões relacionadas encontradas

Pode deixar a criança dormir com febre?

Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso. Inclusive, caso a criança não tenha outros problemas de saúde e esteja dormindo profundamente, não é necessário acordá-la exclusivamente para dar um medicamento antitérmico3 - ou seja, um remédio que baixa a febre.

Qual o perigo da febre de 39 graus?

A partir dos 40ºC, é possível iniciar a ocorrência de dano às células, com o processo se intensificando à medida que a temperatura aumenta. Além disso, pesquisas em animais mostram que a hipertermia pode causar rápidos efeitos vasculares, o que pode afetar vários órgãos de diferentes maneiras2.

Quando a criança está com 40 graus de febre?

Febre Alta – Nas crianças, a febre alta é sinal de infecção grave e a temperatura pode ir de 39° C a 39,9º C. Hipertemia – Assim como a febre alta, a hipertemia também é o indício de quadros infecciosos graves. E é marcada por temperaturas acima de 38º C, nos bebês e de 40º C nas crianças com mais de 01 ano de idade.

É possível ter 42 de febre?

38-39 ° C é uma febre ligeira. 40 ° C ou superior é uma febre alta que requer acompanhamento médico. 42,4 ° C ou superior é uma febre perigosamente alta que requer acompanhamento médico urgente.

É possível ter 43 de febre?

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Quando a pessoa está com febre pode dormir?

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

O que fazer se a febre não baixar?

O que fazer se a febre não baixa mesmo com medicamentos? Antitérmicos e antipiréticos (classes de medicamentos para baixar a temperatura) só devem ser usados quando a febre causa mal estar extremo e quando não há sintomas que indiquem a necessidade de procurar ajuda profissional (como exposto acima).

Quando é que a febre é considerada perigosa?

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Quando ir para o hospital com febre?

Beber mais líquidos e usar roupas leves podem ajudá-lo a se sentir melhor. Se a febre for superior a 41,0 °C, pode ser necessário hospitalização.

Qual temperatura A febre mata?

Quando a temperatura corporal passa dos 45ºC, a morte já é quase certa. Nem sempre é a temperatura externa a causadora de um quadro de hipertermia.

Quantos graus de febre da convulsão?

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC.

O que acontece se chegar a 41 de febre?

Nestes casos, ela é acompanhada de tremores de frio, sonolência e irritabilidade. No entanto, o sintoma deve se tornar motivo de maior preocupação quando chegar em 41,5ºC. Com este valor, há riscos maiores para convulsões e lesões cerebrais, principalmente em crianças.

Quando devo levar meu filho na emergência?

“Não é preciso esperar que a criança apresente outros sintomas. Nesses casos, com o aparecimento da febre, os pais devem levá-las ao pronto-socorro para uma triagem infecciosa”, disse a pediatra. A tosse, segundo Patrícia Saraiva, também é um dos principais motivos pelos quais as crianças são levadas ao pronto-socorro.

Quando devo me preocupar com a febre da criança?

Sintomas graves acompanhados de febre: se a criança apresentar uma febre alta (acima de 39,5°C) juntamente com sintomas graves, como convulsões, dificuldade respiratória, letargia extrema, irritabilidade intensa, rigidez no pescoço ou manchas vermelhas na pele, é essencial procurar atendimento médico imediato.

Pode deixar a febre passa sozinha?

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.

O que fazer para baixar a febre mais rápido?

Medidas para reduzir a febre sem remédio
  1. Retire o excesso de roupas e troque sempre que estiverem úmidas.
  2. Coloque uma toalha umedecida em água sobre testa, pulsos e axilas.
  3. Tome banho com água morna.
  4. Ingira bastante líquido e mantenha uma hidratação adequada.
  5. Mantenha o repouso.

Porque a febre aumenta de madrugada?

Porque a febre aumenta durante a noite

Além disso, devido ao funcionamento normal do metabolismo, também é comum que a temperatura do corpo vá aumentando ligeiramente ao longo do dia, sendo maior à noite e provocando até excesso de suor.

Quanto tempo demora para baixar a febre depois do remédio?

Quanto tempo demora para a temperatura baixar? Os princípios ativos mais utilizados para controlar a febre alta são a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol. A ação da dipirona e do ibuprofeno costuma ter início, em média, após 30 minutos da ingestão, com pico cerca de duas horas depois.

O que fazer em caso de convulsão febril?

Durante uma convulsão febril, conforte a criança e não tente introduzir-lhe nada na boca. Tente rodar-lhe o corpo ou a cabeça para o lado. Depois de uma convulsão febril, leve a criança ao médico. Se a convulsão durar mais de cinco minutos, chame uma ambulância.

O que pode acontecer com febre muito alta?

Acima de 41 °C, o calor pode afetar as proteínas do corpo e provocar disfunção celular, consequentemente prejudicando atividades orgânicas básicas, como o funcionamento do sistema nervoso. A temperatura normal do corpo humano costuma variar de 36 a 37 ºC, mas esse valor pode mudar com base no perfil do paciente.

Artigo anterior
O que é bom para tirar cera do ouvido?
Artigo seguinte
Quanto é o rateio dos professores?