O que é tentativa qual a sua natureza jurídica quais as suas formas?

Perguntado por: Francisca Leticia de Borges  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

​Excelência, a tentativa tem natureza jurídica de causa de diminuição de pena. A norma definidora da tentativa é uma norma de extensão ou de ampliação da conduta. Opera-se uma ampliação temporal da figura típica, pois com a utilização da regra prevista no art.

Qual a natureza jurídica do crime tentado?

O crime tentado, previsto no inciso II, do art. 14 do Código Penal tem lugar quando, iniciado o iter criminis, a consumação não ocorrer por circunstâncias alheias à vontade do agente. A tentativa é um delito incompleto, mas de uma tipicidade subjetiva completa.

Quais são os tipos de tentativa?

Vejamos os tipos de tentativa:
  • Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. ...
  • Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. ...
  • Perfeita/Acabada: O agente utilizou todos os meios que estavam ao seu alcance, e mesmo assim não consumou o crime.

O que é forma tentada?

O crime tentado ocorre quando o agente inicia a execução do delito mas este não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade.

O que é a tentativa no Direito Penal?

A tentativa (conatus), prevista no art. 14, inciso II do Código Penal, ocorre quando, iniciada uma conduta, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Assim sendo, o inciso II do art. 14 esclarece o momento ou quando ocorre a tentativa, mas não estabelece o que é a tentativa (conceito).

NATUREZA JURÍDICA, VOCÊ SABE O QUE É? Entenda a diferença de Ltda, SA, Firma Individual e SLU

19 questões relacionadas encontradas

Quando cabe tentativa?

A tentativa é a prática incompleta do tipo penal [1]. O sujeito não conseguiu, por circunstâncias alheias à sua vontade, ou seja, que não estavam sob o seu controle, obter a consumação do delito. Mas, ainda assim, o seu comportamento foi reprovável o suficiente para merecer a atenção e a atuação do Direito Penal.

O que é pena da tentativa?

De acordo com o parágrafo único do art. 14 do Código Penal, “Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços”.

O que é homicídio na forma tentada?

O homicídio estará consumado com a ocorrência do resultado morte. Iniciada a execução, mas não ocorrendo, por circunstâncias alheias à vontade do agente o evento morte, o homicídio será tentado.

Qual é a diferença entre tentado e consumado?

No crime subjetivamente consumado a intenção do agente era de matar; no crime objetivamente consumado, efetivamente o agente matou a pessoa; no crime objetivamente tentado, o agente não conseguiu matar a pessoa por circunstâncias alheias, a qual justifica a diminuição da pena.

Quais são os crimes tentados?

Tentativa
  • Art. 14 – Diz-se o crime:
  • II – Tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
  • Parágrafo único – Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

O que é tentativa branca e cruenta?

A tentativa incruenta, também chamada de branca, acontece quando o objeto material (pessoa ou coisa) não é atingido. Por exemplo, quando, no crime de homicídio, um golpe de faca é desferido, mas não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido.

O que é a tentativa perfeita?

A tentativa perfeita, também conhecida como crime falho, ocorre quando o sujeito externa todos seus atos preparatórios na esfera objetiva, alterando a matéria fática, porém, o resultado não vem a se consumar por circunstâncias alheias a sua vontade.

O que é uma tentativa inidônea?

Doutrina. "Também conhecido por tentativa inidônea, impossível, inútil, inadequada ou quase crime, é a tentativa não punível, porque o agente se vale de meios absolutamente ineficazes ou volta-se contra objetos absolutamente impróprios, tornando impossível a consumação do crime (art. 17, CP).

Quais são os elementos da tentativa?

A estrutura da tentativa é composta de três elementos: (I) início da execução do crime; (II) ausência da consumação por circunstâncias alheias a vontade do agente; e (III) dolo de consumação. A norma que define a tentativa é de extensão ou de ampliação da conduta.

O que é crime tentado de dano simples?

Na tentativa, não há dano efetivo, mas simples perigo de dano; não podia ter lugar a ação punitiva. Nos crimes públicos, porém, bastava muitas vezes o início da execução para configurar o fato criminoso, punindo-se então a tentativa como crime perfeito”.

Quais os requisitos para a caracterização de uma tentativa criminosa?

São elementos da tentativa: a conduta (ato de execução) e a não-consumação por circunstâncias independentes da vontade do agente.
...
Uma vez penetrando na fase executiva, pode o movimento criminoso:
  • Interromper-se no curso da execução;
  • Parar na execução completa;
  • Chegar à consumação.

Quando um crime se considera consumado?

É o tipo penal integralmente realizado, ou seja, quando o tipo concreto amolda-se perfeitamente ao tipo abstrato. De acordo com o artigo 14, I, do Código Penal, diz-se consumado o crime quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal.

O que é Consumação e tentativa?

Art. 14 - Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Quando se diz que o crime está consumado?

Conforme vimos acima, o crime se consuma quando foram realizados todos os elementos, isto é, o verbo do tipo penal. Portanto, para o agente ser punido basta executar o crime e consumir os elementos da definição legal.

Qual é a pena do homicídio tentado?

Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

Qual a diferença de homicídio tentado para tentativa de homicídio?

Lesão corporal é quando a intenção do agressor é ferir a vítima. Já na na tentativa de homicídio, o agressor tenta matar a vítima, mas não consegue. Ou seja, o que diferencia um crime do outro é, basicamente, a intenção do agressor. Relacionado a esses crimes, também há a lesão corporal seguida de morte.

O que significa homicídio qualificado crime tentado?

HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. PROGRESSÃO DE REGIME. ... Se o homicídio qualificado tentado foi praticado após a vigência da Lei nº 8.930/94, é considerado crime hediondo aplicando-se a execução da pena na forma prevista no art. 2º, § 1º da Lei nº 8.072/90.

Como se pune a tentativa?

A tentativa é punida com a mesma pena do crime consumado, reduzida de 1/3 a 2/3. O critério para essa redução é a proximidade do momento consumativo, ou seja, quanto mais próximo chegar da consumação, maior será a pena.

Como calcular a pena da tentativa?

Vamos fazer as contas: Para saber a menor pena na tentativa de latrocinio devemos pegar a menor pena possivel para este crime – 20 anos – e diminui-la pelo maximo autorizado pela lei: 2/3. Logo, a menor pena possivel para a tentativa de latrocinio eh de 6 anos e 8 meses (ou 80 meses).

Quais são os crimes Unissubsistentes?

Os crimes unissubjetivos são aqueles que somente podem ser praticados por uma só pessoa (aborto, epidemia, constrangimento ilegal etc), ao passo que os crimes plurissubjetivos são aqueles cometidos por mais de uma pessoa (rixa, quadrilha, bigamia etc).

Artigo anterior
O que é lascívia segundo a Bíblia?
Artigo seguinte
Para que serve a pinça?