O que fazem os Erês?
Perguntado por: Joaquim Ivo Guerreiro Pinho Anjos | Última atualização: 24. April 2022Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)
Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás.
O que o Erê faz na vida da pessoa?
Porém, os Erês são entidades evoluídas que descem no terreiro de Candomblé para ajudar na limpeza espiritual da casa e transmitir a sabedoria dos Orixás. Dessa maneira, a presença do Erê é muito respeitada e admirada nas cerimônias.
Como um Erê se manifesta?
O Erê conhece todas as preocupações do iyawo (filho), também, aí chamado de omon-tú ou “criança-nova”. O comportamento do iniciado em estado de “Erê” é mais influenciado por certos aspectos da sua personalidade, que pelo carácter rígido e convencional atribuído ao seu orixá.
O quê Erê come?
As frutas podem também sofrer alteração , utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz. Ok? O fubá de milho borrifado com água e sal,é levemente levado ao fogo para ser torrado.
Como morreram os Erês?
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
O que fazem os Ibejis e os Eres? Oferenda para eles lhe ajudarem
Onde os ERE moram?
Ibeji na nação Ketu, nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança.
Qual a diferença entre Ibeji e Erês?
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
O quê Erê gosta?
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.
O que pedir aos Erês?
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Quais doces Os Erês gostam?
Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.
Como chamar um Erê?
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
Como incorporar pela primeira vez?
Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.
Como fazer promessa a Erê?
“Saravá Erês da Umbanda! Como a beleza das flores da primavera, peço aos Erês que tragam a harmonia e a felicidade a minha vida. Nos Erês da Umbanda eu confio, e peço que abençoem minha casa com prosperidade e abundância.
Como saudar os Erês?
Saudação aos Erês Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis).
São Cosme e Damião Erês?
Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.
O que os Erês falam?
Quem são os Erês
Os Erês têm a missão de servir como intermediários entre as pessoas e os orixás. Como os orixás não falam, fica a cargo dos Erês estabelecer essa conexão entre a consciência humana e o inconsciente dos orixás. Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás.
O que pedir para Cosme e Damião?
Oração de São Cosme e Damião para pedir benção e proteção
Peço-vos que iluminem aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para que tenham a luz do vosso amor em seus corações e para que trabalhem no amor de Deus pelas enfermidades do homem.
Quem são os Ibejis?
Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.
Quem é o pai de Ibeji?
Os Ibejis são filhos de Iansã e Xangô. Ao dar a luz as crianças, ela os repudiou, os abandonando nas águas de um rio.
Quem é Ibejis na Igreja Católica?
Considerados mártires, os irmãos gêmeos têm uma data especial tanto na Igreja Católica quanto no Candomblé e na Umbanda – religiões de matriz africana. As celebrações, nessas religiões, envolvem, tradicionalmente, distribuição de doces, para compartilhar a alegria do nascimento dos gêmeos.
Quem tem um Erê?
São gêmeos e representam as crianças. Na Umbanda, com o sincretismo, cultua-se São Cosme e Damião. No Candomblé, o Erê tem significado diferente do que na Umbanda. Na verdade a própria expressão "Ere" é mais utilizada no Candomblé, já na Umbanda utiliza-se o termo "Ibejada" por serem bem distintos entre as duas linhas.
Como são os filhos de Ibeji?
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Como fazer uma promessa para São Cosme Damião?
Simpatia para nunca faltar dinheiro no bolso ou na carteira
Coloque debaixo de uma árvore, em um parque, duas moedas e duas balas. Ofereça-as à São Cosme e Damião e peça para que nunca falte dinheiro em sua carteira. Reze duas Ave-Maria e dois pai- Nosso aos santos.
Qual a melhor maneira para incorporar?
Com isto, vemos que para uma boa incorporação, é necessário que estejamos em paz e que não nos façamos muita pressão. O processo de incorporar deve ser algo essencialmente espiritual, você precisa aprender a se doar, sem ter medo do que acontecerá, pois o espírito incorporador guardará o teu corpo de todo o mal.
Como se dá o processo de incorporação?
Incorporação, também conhecido como psicofonia, é um termo utilizado pela Doutrina Espírita para descrever o ato pelo qual um médium permite, consciente ou inconscientemente, que um espírito se manifeste através de seu corpo.
Quanto tempo demora pro cachorro acostumar com a ração?
Qual o número de emergência da CPFL?