O que faz perder a aposentadoria por invalidez?

Perguntado por: Lia Melissa de Azevedo  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

O direito a esse benefício previdenciário está vinculado as pessoas que contribuíram com a previdência pública. A perda ocorre em: situações de óbito; ausência em perícias periódicas, isso porque esse tipo de aposentadoria exige o comparecimento para renovação de cadastro.

Quando posso perder minha aposentadoria por invalidez?

Quando o INSS não pode cortar a Aposentadoria por Invalidez? Por lei, há duas situações em que o Aposentado por Invalidez não pode ter o seu benefício suspenso: Quando já completou os 55 anos de idade e já esteja recebendo o benefício há mais de 15 anos; Quando já tenha completado mais de 60 anos de idade.

O que o aposentado por invalidez não pode fazer?

Essa modalidade de aposentadoria, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é destinada a pessoas que, por razões de saúde, não podem mais exercer suas atividades laborais. A legislação brasileira é clara: a incapacidade deve ser total e permanente.

O que pode cortar aposentadoria por invalidez?

A resolução oficializa a regra de que o INSS pode cortar o pagamento de benefícios previdenciários a qualquer momento mesmo após o prazo de dez anos de concessão, se houver irregularidades ou fraudes constatadas.

Quais os motivos que a pessoa pode perder a aposentadoria?

A suspensão do benefício pelo INSS é realizada com a suspensão do pagamento do valor do benefício imediatamente. Via de regra, a suspensão do benefício poderá ocorrer por dois motivos: Por erro do beneficiário; Por ausência ou falta de informações, documentos, dados entre outros.

Posso perder a minha aposentadoria por invalidez?

29 questões relacionadas encontradas

O que pode cortar o benefício do INSS?

✅ Sim! O benefício concedido pela Justiça pode ser cortado pelo INSS em algumas situações. Em regra, isso acontece quando se trata de benefícios temporários ou que dependem de reavaliação, como o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e o BPC/LOAS.

O que pode cancelar o benefício do INSS?

Se a perícia concluir que você está apto para voltar ao trabalho, o INSS pode cessar o seu benefício, mesmo que ele tenha sido concedido judicialmente. No entanto, isso só pode acontecer se a sentença judicial não tiver fixado uma data de cessação do benefício (DCB) ou se essa data já tiver sido ultrapassada.

Quando o aposentado por invalidez não precisa mais fazer perícia?

Aposentados por invalidez com mais de 60 anos serão dispensados de perícia - Rádio Câmara - Portal da Câmara dos Deputados.

Pode reverter a aposentadoria por invalidez?

Sim, quem já é aposentado por invalidez pode perder a aposentadoria se recuperar a capacidade de trabalho, se a aposentadoria for anulada por decisão judicial ou administrativa ou se a aposentadoria for cassada por decisão judicial ou administrativa.

Qual a diferença entre aposentadoria por invalidez e aposentadoria por invalidez permanente?

A principal diferença entre os dois benefícios está no nome, uma mudança implementada após a reforma da previdência. Antes da reforma, o termo usado era “Aposentadoria por Invalidez”. Após a reforma, passou a ser chamado de “Aposentadoria por Incapacidade Permanente”.

O que acontece se um aposentado por invalidez for pego trabalhando?

Se um aposentado por invalidez for pego trabalhando, ele pode ter seu benefício suspenso ou até mesmo cancelado. Isso ocorre porque a aposentadoria por invalidez pressupõe que a pessoa está incapacitada para o trabalho de forma permanente.

Quem é aposentado por invalidez pode fazer faculdade?

Nesse ponto, é possível para isso desejar estudar, sendo esse desejo possível, uma vez que não há vedação para isso na legislação. Desse modo, quem recebe benefício por incapacidade pode estudar sim, seja um curso profissionalizante, um curso técnico, curso pré-vestibular ou mesmo uma graduação.

O que significa o código 32 na aposentadoria por invalidez?

O código 32 é usado para identificar a aposentadoria por invalidez comum e se diferenciar da aposentadoria por invalidez acidentária, concedida ao segurado que sofreu acidente de qualquer natureza, no trabalho ou no trajeto. Para esta última situação, o benefício solicitado ao INSS deve ser o 92.

Quais aposentados por invalidez está livre do pente fino do INSS?

De acordo com a legislação brasileira, especificamente o artigo 46 do decreto 3.048/99 e o artigo 101 da lei 8.213/91, após 15 anos da concessão da aposentadoria por invalidez, o aposentado fica isento de novas perícias, desde que tenha mais de 55 anos de idade.

Quem é aposentado por invalidez pode ser chamado para nova perícia?

Apesar de existir isenção revista em lei (Artigo 101 da Lei 8.213/91), os aposentados por invalidez ainda podem ser convocados para perícias extraordinárias. Essas são realizadas em situações de suspeita de fraude ou irregularidades, com dissemos anteriormente.

Quem é aposentado por invalidez pode continuar trabalhando?

Aposentado por invalidez pode voltar a trabalhar? Não. Se você retornar ao trabalho após se aposentar por invalidez, você perderá o direito ao benefício. A aposentadoria por invalidez é um benefício que não tem idade mínima e que está relacionada, diretamente, com a condição de saúde.

Quais são as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Quem já é aposentado por invalidez pode se aposentar por idade?

Não, não é possível acumular duas aposentadorias e nem converter a aposentadoria por invalidez em aposentadoria por idade.

O que vai mudar na aposentadoria por invalidez em 2024?

Algumas regras de transição passam a valer agora em 2024. Quem quiser se aposentar a partir deste ano terá que comprovar mais tempo de contribuição e ter uma idade maior do que em anos anteriores. Ou seja, a soma do tempo de contribuição com a idade precisa ser mais alta.

Quais são as doenças que aposentam por invalidez?

A nova lei lista as seguintes doenças como passíveis de aposentadoria por invalidez, com proventos integrais: tuberculose ativa, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia descompensada, hanseníase, leucemia, pênfigo foliáceo, paralisia, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), nefropatia grave, ...

Como fica aposentadoria por invalidez em 2024?

Como é calculado o valor da aposentadoria por invalidez? A aposentadoria por invalidez é calculada da mesma forma que as demais aposentadorias, com a utilização de 60% do salário benefício, e o acréscimo de 2% do valor base para cada ano trabalhado acima de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Como saber se a aposentadoria foi cortada?

Consulte o Meu INSS: A maneira mais simples de saber se o seu BPC-LOAS foi cancelado é acessando o portal Meu INSS. Basta fazer um cadastro e, em seguida, buscar a opção “Histórico de Crédito de Benefício”. Se estiver cancelado, você poderá verificar a data em que ocorreu o cancelamento e o motivo.

O que acontece quando o juiz manda o INSS implantar o benefício?

Depois que um juiz ordena a implantação de um benefício pelo INSS, a previdência tem a obrigação de cumprir essa determinação dentro do prazo estipulado. Isso significa que o INSS deve seguir com a ativação do benefício no sistema e iniciar o pagamento ao beneficiário.

Porque o INSS recorre da decisão do juiz?

Quando sai a sentença (e aí sai a tutela) o INSS recorre para não pagar os atrasados, que geralmente são devidos desde a data da entrada do requerimento inicial sabendo que na instância recursal mais 3 anos se passarão até que se confirme a decisão de 1º grau.

Qual o benefício que não pode ser cortado?

A primeira situação em que o INSS não pode cortar o benefício é quando o beneficiário recebe aposentadoria por invalidez com idade de 60 anos ou mais ou, ainda, quando recebe aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença com idade de 55 anos ou mais e 15 anos de contribuição.

Artigo anterior
Como faço para imprimir em escala de cinza?
Artigo seguinte
O que aconteceu com o Gibbs?