O que é laminação na mecânica?

Perguntado por: Daniel Gaspar Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

É um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, por meio da passagem entre dois cilindros de aço ou ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos.

O que é laminação mecânica?

A laminação é um processo de conformação mecânica pelo qual um lingote de metal é forçado a passar por entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, com a mesma velocidade, distanciados entre si a uma distância menor que o valor da espessura da peça a ser deformada.

São exemplos de laminação?

Quais são os tipos de laminação existentes?
  • laminação BOPP fosco;
  • laminação BOPP brilho;
  • laminação BOPP holográfica;
  • laminação verniz relevo;
  • laminação high gloss;
  • laminação verniz aromatizada;
  • laminação verniz com glitter;
  • laminação verniz texturizada.

O que é laminação de aço?

Considerado um dos processos de transformação do aço mais relevantes, o Processo de Laminação de Aço é definido como a redução da área de seção transversal das peças de aço, por meio de rolos tracionados (cilindros de laminação).

Qual a função de um laminador?

Opera máquina de laminação de chapas e vidros, regulando e acionando os dispositivos de alimentação, controle e comando, realizando ajustes totais das máquinas, apontamentos de produção e qualidade.

O QUE É LAMINAÇÃO DO AÇO.

44 questões relacionadas encontradas

Onde se aplica a laminação?

Esses semimanufaturados têm diversas aplicações em setores como transportes (carrocerias para ônibus, equipamentos rodoviários, elementos estruturais, etc.), construção civil (telhas, fachadas, calhas, rufos, etc.), embalagens (latas, descartáveis e flexíveis) e bens de consumo (panelas, utensílios domésticos, etc.).

Qual a importância do processo de laminação para a indústria?

Laminação pode ser definida como um processo de conformação de metais onde estes passam por entre dois rolos giratórios que os comprimem, e têm sua espessura diminuída e seu comprimento aumentado. É um processo que permite obter alta produtividade e boa precisão dimensional, além de uma certa variedade de formas.

Como é feito o aço laminado?

Aço laminado a frio

Inicialmente é realizado o desbaste por laminação a quente. Em seguida, um novo processo de laminação a quente. É nesse momento que o produto ganha forma de chapa, tiras e folhas de aço. Contudo o aço laminado produzido possui tolerância dimensional mais estreita.

Qual a diferença de aço laminado e trefilado?

Tanto o aço laminado a frio quanto o aço trefilado é processado à temperatura ambiente. No entanto, enquanto a laminação a frio produz um produto plano, a trefilação produz um formato fino, como uma haste ou fio. O aço trefilado tem benefícios semelhantes aos do aço laminado a frio.

Como é realizado o processo de laminação?

Na manufatura de metais, a laminação é um processo de conformação no qual o material metálico é passado através de um ou mais pares de rolos para reduzir e uniformizar a sua espessura. Estes rolos giram em sentidos contrários, em torno do próprio eixo.

Como podem ser classificados os diferentes tipos de laminação?

Afinal, quais são os tipos de laminação?
  • Laminação fosca. Esse tipo de laminação é ideal para aplicação em materiais empresariais, como catálogos de moda, entre outros.
  • Laminação brilho. ...
  • Laminação soft touch. ...
  • Laminação a quente. ...
  • Laminação a frio. ...
  • Laminação com aplicação líquida.

O que é laminação de documentos?

Trata-se de um processo de acabamento gráfico que deve ser solicitado assim que for feito o pedido de material impresso na sua gráfica de confiança. A laminação pode ser feita em diversos tipos de papel, como: sulfite; duplex; tríplex; couché; glossy; entre outros.

Quais são os tipos de laminadores na sequência?

  • LAMINADOR DUO – o material passa em apenas uma direção;
  • DUO REVERSÍVEL – o material passa em ambas as direções,
  • LAMINADOR TRIO – são usados três cilindros. ...
  • LAMINADOR QUÁDRUO – são utilizados quatro cilindros, dois menores.
  • LAMINADOR SENDZIMIR – agrupados ou combinados, são de alto custo.

Quais os tipos de conformação mecânica?

Basicamente, os processos de conformação mecânica para a produção de peças metálicas inclui um grande número que, entretanto, em função dos tipos de esforços aplicados, podem ser classificados em: forjamento, laminação, trefilação, extrusão e conformação de chapas (estampagem, embutimento, tracionamento, dobramento e ...

Como é o processo de trefilação?

O processo de trefilação consiste em fazer passar o material através de uma ferramenta, utilizando-se uma força de tração aplicada na saída da matriz.

O que é um ferro trefilado?

O aço trefilado é um produto metálico obtido por meio do processo de trefilação e aplicável a diversos segmentos da indústria. A trefilação é um procedimento utilizado para reduzir a largura e aumentar o comprimento do material, o que resulta em barras finas ou arames específicos.

O que é um ferro laminado?

Processo de reduzir a espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio de sua passagem entre dois ou mais cilindros girantes. Assim, fazendo a separação menor que a espessura de entrada. A barra é “puxada” pelos cilindros devido às forças de atrito entre as superfícies.

O que é um perfil trefilado?

Os perfis trefilados de alumínio são peças geralmente estruturais que são utilizadas em diversas aplicações. As características do alumínio fazem com que os perfis trefilados de alumínio sejam uma opção vantajosa para o uso industrial.

O que é laminado a frio?

O aço laminado a frio acontece quando a laminação do aço é feita na temperatura ambiente ou próxima a ela. Esse tipo de laminação envolvem bobinas laminadas planas e produtos laminados. Nesse tipo, há mais processamento do aço do que na laminação a quente, isto porque é necessária mais pressão para tomar forma.

Qual a diferença entre laminado a quente e laminado a frio?

Em relação à aparência das chapas, a chapa fina laminada a quente possui uma cor azulada e textura áspera, gerada pela alta temperatura aplicada ao material. Em contrapartida, as chapas laminadas a frio levam uma tonalidade acinzentada e textura menos áspera.

Como se dá o processo de produção do aço?

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.

Quais as vantagens do processo de laminação?

Vantagens CAST
  • Propriedades mecânicas em todos os sentidos, melhorando o processo de usinagem.
  • Baixíssimo índice de tensão residual.
  • Homogeneidade de dureza no núcleo e superfície.
  • Paralelismo com 0,2mm/m2 para cortes em máquinas High Speed.

Qual o objetivo da laminação?

O objetivo é produzir chapas de determinada espessura a partir de chapas mais grossas, ou de blocos ou lingotes. A redução é progressiva, em vários passos e sempre num mesmo plano, cada passo reduz a espessura num certo percentual. Os esforços chegam a milhares de toneladas devido às grandes áreas envolvidas.

Quais os principais defeitos da laminação?

Os defeitos mais comuns dos produtos laminados são: A) Vazios - Podem ter origem de rechupes ou gases retidos durante a solidificação do lingote. Eles causam tanto defeito na suferfície quanto enfraquecido da resistência mecânica do produto; B)

Em quais situações é utilizada a laminação a frio?

A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente. Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final.

Artigo anterior
Quantas vezes na semana pode usar manta termica?
Artigo seguinte
Qual a função de um juiz estadual?