O que exclui a pena?

Perguntado por: Cristiano Jaime Mendes Soares Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (2 avaliações)

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

Quais são as causas que excluem a culpabilidade?

O excludente de culpabilidade pode ser alegado quando o sujeito apresentar as seguintes circunstâncias:
  • doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental;
  • menoridade penal;
  • coação ou ordem hierárquica superior;
  • não conhecimento do ato ilícito;

O que é um indiferente penal?

Assim, um fato formalmente típico será um indiferente penal quando o risco que o agente causa é irrelevante; não ocorrendo, igualmente, a tipificação material e, por conseguinte, a legal, quando o risco criado pelo agente é permitido.

O que exclui a conduta?

São elas: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito. Assim, embora a conduta seja formalmente típica, essas excludentes garantem uma justificativa capaz de remover o aspecto ilícito da ação.

O que exclui a potencial consciência da ilicitude?

A causa que exclui a potencial consciência da ilicitude (elemento da culpabilidade), é o ERRO DE PROIBIÇÃO. Vejamos o que diz o Código Penal: Art. 21 – O desconhecimento da lei é inescusável.

Entenda Culpa, Pecado e Pena Temporal - Programa Na Verdade

37 questões relacionadas encontradas

O que é causa excludente de ilicitude?

A exclusão da ilicitude se dá pela presença de certos elementos ou situações que afastam a ilegalidade de uma ação. É uma típica estratégia de defesa no direito, pela qual configura-se uma exceção à proibição legal. ... As excludentes de ilicitude não se confundem com as excludentes de culpabilidade.

O que exclui a tipicidade?

Visto isso, dão quatro causas excludentes de tipicidade: coação física absoluta; insignificância; adequação social; e.

Quais são as hipóteses de ausência de conduta?

São situações de ausência de conduta: coação física irresistível, atos reflexos e omissão de ação. A coação física irresistível e os atos reflexos são, efetivamente, exemplos de ausência de conduta, pois não há capacidade, por parte do agente, de dirigir sua conduta de acordo com uma finalidade predeterminada.

SÃO causa que excluem a conduta para efeitos do direito penal exceto?

Causas que excluem a imputabilidade e a potencial consciência da ilicitude, erro de proibição e extinção da punibilidade do agente. São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível.

O que é atipicidade da conduta?

Trata-se de uma das teses defensivas mais utilizadas e efetivas. Nessa linha, a atipicidade é a falta de tipicidade. O fato será atípico quando a conduta não preencher todos, alguns ou um dos elementos do tipo penal. A defesa poderá requerer a absolvição por “atipicidade” ou por “falta/ausência de tipicidade formal”.

O que é um crime de ação múltipla?

É também denominado crime de conteúdo variado ou plurinuclear. É aquele em que a lei descreve várias condutas (vários verbos), que são separadas pela conjunção alternativa "ou". Assim, nestes casos, a prática de mais de uma conduta pelo agente, em relação à mesma vítima, constitui crime único.

Como identificar o tipo penal?

Os elementos que compõem o tipo penal podem ser objetivos, normativos e subjetivos. Os elementos objetivos são facilmente constatados pelo sistema sensorial de cada indivíduo. Já os elementos normativos, para serem constatados, exigem a aplicação de uma atividade valorativa, ou seja, um juízo de valor.

São causas excludentes da culpabilidade dentre outras?

IV - São causas excludentes da culpabilidade: a inexigibilidade de conduta diversa, a obediência hierárquica, a coação física e moral irresistível, entre outras previstas na legislação.

São causas que excluem o crime ea culpabilidade respectivamente?

São causas que excluem o crime e a culpabilidade, respectivamente: a) omissão da lei e arrependimento eficaz. b) estado de necessidade e legítima defesa. c) desconhecimento da lei e exercício regular de direito.

Quais as causas de exclusão da culpabilidade pela falta da potencial consciência da ilicitude?

Como causa capaz de afastar a potencial consciência da ilicitude aparece o erro de proibição inevitável, previsto pelo art. 21 do Código Penal e lá denominado erro sobre a ilicitude do fato.

Quais são as excludentes no direito penal?

Os três tipos de excludentes penais (culpabilidade, ilicitude e tipicidade) estão ligadas com a possibilidade de um indivíduo se encontrar isento da penalidade de um crime, mesmo ao praticá-lo.

São causas excludentes de ilicitude exceto?

São excludentes de ilicitude, previstas no Código Penal Brasileiro, EXCETO. O estado de necessidade e a legítima defesa. A legítima defesa e o estrito cumprimento de dever legal ou o exercício regular de direito.

São causas que excluem diretamente a exigibilidade de conduta diversa?

As causas supralegais [23] de exclusão de culpabilidade, por inexigibilidade de conduta diversa, podem ser classificadas em: (a) provocação da legítima defesa; (b) cláusula de consciência; (c) a desobediência civil; (d) o conflito de deveres.

É hipótese de ausência de conduta para efeitos penais?

São hipóteses de ausência de conduta: coação física irresistível, atos reflexos, omissão de ação. O conceito de bem jurídico é indispensável à compreensão e interpretação dos tipos penais, servindo, igualmente, como critério sistematizador da legislação penal.

São hipóteses de ausência de conduta O ato reflexo e os estados de hipnose e sonambulismo?

São hipóteses de ausência de conduta o ato reflexo e os estados de hipnose e sonambulismo. É possível punir o crime doloso com a pena do crime culposo quando o agente incorre em erro de tipo inescusável. O menor de 18 anos não age com dolo.

Quais são as formas de conduta?

Formas de conduta: dolosa ou culposa. Conduta dolosa – ocorre quando o agente quer o resultado ou assume o risco de produzi-lo (art. 18, I, CP).
...
  • Negligência – é a ausência de precaução. ...
  • Imprudência – é o comportamento sem cautela, realizado com precipitação.

O que exclui a tipicidade material do delito?

A aplicação do princípio da insignificância afasta o aspecto material da tipicidade, embora a conduta insignificante seja contrária ao ordenamento jurídico e ainda que não constitua crime por não se revestir de tipicidade material.

Quais são os elementos da tipicidade?

Crime é todo fato típico ilícito (antijurídico) e culpável. Por sua vez, os elementos do fato típico são: conduta (dolosa ou culposa), resultado naturalístico, nexo causal e tipicidade. Temos a tipicidade formal que é a relação de enquadramento entre um fato concreto e a norma penal.

O que é uma excludente?

Significado de Excludente

adjetivo Desenvolvido para excluir ou que possui essa capacidade, a capacidade de separar ou de rejeitar um grupo de pessoas ou coisas: políticas excludentes. [Por Extensão] Que excluí; que separa alguém do convívio com outras pessoas: medidas educacionais excludentes.

Quais são as causas de exclusão da ilicitude explique cada uma é fundamente?

188 do Código Civil prevê três causas de exclusão de ilicitude, que não acarretam no dever de indenizar. São elas: (A) legítima defesa, erro substancial e estado de necessidade. (B) legítima defesa, estado de necessidade e dolo bilateral.

Artigo anterior
Como abrir arquivos com extensão Mobi?
Artigo seguinte
Quais são os estilos de dança de salão praticados no Brasil?