Qual a principal característica da prófase?

Perguntado por: Bianca Lorena Gonçalves Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.

Qual a principal característica da metáfase?

Fase da mitose que ocorre entre a prófase e a anáfase, com uma duração mais curta que a prófase. Os cromossomas atingem o máximo encurtamento no decorrer da metáfase. Forma-se o fuso mitótico, com algumas fibras que vão de polo a polo e outras que se ligam aos cromossomas pelos centrómeros.

Quais os principais eventos que ocorrem na prófase?

A primeira etapa da mitose.

Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico. Os fusos mitóticos são formados por fibras do fuso, que são feixes de microtúbulos.

O que acontece durante a prófase?

A prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.

Quais os principais eventos que ocorrem na prófase I da meiose?

Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.

Qual é a principal característica de um ótimo professor.

26 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da metáfase?

Fase da divisão celular ideal para o estudo dos cromossomos pois, é a fase em que atingem o grau máximo de espiralização e estão alinhados na placa equatorial (região central da célula), prontos para se dividirem.

Quais os principais eventos da metáfase?

Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão.

O que marca a metáfase?

A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. Os cromossomos atingem seu máximo encurtamento - os cromatídios tornam-se bem visíveis.

Onde ocorre a metáfase?

Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso.

O que é a metáfase 1?

A Metáfase I corresponde ao momento em que todos os cromossomos homólogos, cada um formado por duas cromátides-irmãs unidas, têm seus cinetócoros ancorados ao fuso divisional e estão perfeitamente alinhados por seus centrômeros na placa metafásica ou equatorial.

O que ocorre na metáfase 2?

Inicia-se a metáfase II, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Eles prendem-se às fibras do fuso pelos centrômeros e alinham-se no plano equatorial da célula. Na anáfase II, as cromátides irmãs são levadas para os polos. Vale destacar que nessa etapa ocorre a separação dos centrômeros.

Quais os principais eventos da mitose?

As etapas da mitose são prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim da telófase, observa-se a ocorrência da citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma da célula, gerando duas células-filhas. Vale destacar que essas etapas variam de um autor para outro.

Quais são os principais acontecimentos da mitose?

Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Quais os principais eventos da anáfase?

A anáfase consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.

O que é Desespiralizar?

Flexão do substantivo desespiralização, que se refere a ação ou resultado de desespiralizar. Isto é, tirar da espiral. Eles estão estudando as desespiralizações dos cromossomos.

Qual é a função da meiose?

A meiose é um processo observado na formação dos gametas, verificando-se o surgimento de células com metade do número de cromossomos. Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético.

Como se conhece a metáfase da mitose?

Na metáfase os centrossomos estão localizados nos pólos opostos da célula e todos os cinetócoros estão ligados aos fusos (Fig. 4, 6); o envoltório nuclear está completamente desestruturado e os cromossomos, já se encontram no plano equatorial da célula.

O que é mitose e quais suas fases?

É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares. Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Qual a principal característica da mitose e meiose?

Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.

Quais são as fases da mitose e meiose?

As primeiras etapas são chamadas prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Após o término da primeira divisão, começam a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, sendo que nesta etapa as células filhas são haploides.

Quais são as principais características da mitose?

A mitose é um tipo de divisão equacional em que primeiro divide-se o núcleo (cariocinese) e depois o citoplasma (citocinese). Embora a mitose seja um processo contínuo, costuma-se dividi-la em etapas – prófase, metáfase, anáfase e telófase caracterizando-as com base nas principais modificações ocorridas.

O que acontece em cada fase do ciclo celular?

O ciclo celular é constituído por duas fases, interfase e mitose.

O que ocorre na segunda divisão da meiose?

A segunda divisão meiótica assemelha-se à mitose. Cada uma das células formadas na primeira divisão meiótica possui "n" cromossomos duplicados. Ao final da segunda divisão meiótica, cada uma destas células de cromossomas duplicados dará origem a uma célula com "n" cromossomos não duplicados.

O que ocorre na prófase II?

Na prófase II, os cromossomas, constituídos por dois cromatídios cada, condensam-se e tornam-se mais curtos e mais grossos. O fuso acromático organiza-se durante esta fase e os cromossomas prendem-se às suas fibrilas. O nucléolo desorganiza-se durante a prófase II e o invólucro nuclear desaparece.

Qual a diferença entre metáfase 1 e 2?

A meiose possui duas metáfases: Metáfase I: Nesta fase, são os cromossomos homólogos que estão posicionados lado a lado no plano equatorial da célula para serem separados na anáfase I. Metáfase II: Nesta fase há separação das cromátides irmãs, como ocorre na metáfase da mitose.

Artigo anterior
Como colocar todos os ícones na barra de tarefas Windows 7?
Artigo seguinte
Quais são as profissões que trabalham com livros?