O que exame de urina pode detectar?

Perguntado por: Vasco Fábio de Macedo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

O exame de urina ajuda a diagnosticar problemas renais e urinários, como infecções. O exame de urina costuma ser um dos mais solicitados pelos médicos, pois fornece um panorama geral da saúde do paciente, principalmente para avaliação de distúrbios renais e urinários.

Que doenças podem ser detectadas no exame de urina?

O exame da urina detecta quais doenças?
  • Desidratação. A desidratação, por exemplo, é uma condição na qual o organismo tenta poupar água, de modo que esta é liberada em menor quantidade na urina. ...
  • Infecções urinárias. Já as infecções urinárias podem ser dos tipos baixa ou alta. ...
  • Diabetes. ...
  • Cálculos renais.

É possível detectar DST em exame de urina?

O exame de urina não serve para diagnosticar DST. O ideal é você procurar atendimento especializado para avaliação clínica e laboratorial adequada.

O que aparece no exame de urina quando tem infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Qual a utilidade do exame de urina?

A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico porque detecta anormalidades de substâncias e de células associadas a distúrbios renais ou metabólicos e infecções urinárias. Pode ser pedida também em intervalos, para acompanhar a evolução de um problema antes e após o tratamento.

Urina 1 (EAS) - Para que serve esse exame?

27 questões relacionadas encontradas

O que não pode fazer antes do exame de urina?

* A grande maioria dos exames podem ser realizados com jejum de 9 a 14 horas. * A ingestão de água pura não tira o jejum. Convém evitar a ingestão excessiva de líquidos antes da coleta de urina. * A ingestão de álcool deve ser evitada nas 24 horas que antecedem o exame.

O que significa os leucócitos no exame de urina?

Leucócitos ou piócitos

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Quando se preocupar com infecção urinária?

De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

Como identificar infecção urinária no hemograma?

No hemograma, pode ter aumento dos leucócitos (leucocitose), e na hemossedimentação, o índice é muito elevado, mostrando a intensidade e gravidade da infecção urinária. Em alguns casos, o paciente apresenta muita febre e intensos calafrios.

Qual o nome do exame de sangue que detecta DST?

Para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DST), é necessário realizar exames de sangue específicos para o vírus ou agente causador da infecção. O exames VDRL, anti-HIV e ANTI-HCV, por exemplo, servem para identificar sífilis, infecção pelo vírus HIV e Hepatite C respectivamente.

Qual exame detecta DST e IST?

As doenças sexualmente transmissíveis importantes com Aids, Hepatites B e C, Sífilis, Doença de Chagas são detectadas por exames de sorologias, que podem ser feitos sem pedido médico ou em uma doação de sangue para um hemocentro. Atenciosamente.

Qual exame de urina detecta problema nos rins?

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

O que altera no exame de sangue quando tem infecção?

Quando há presença de infecção no organismo, nota-se o aumento dos leucócitos. Quando há sinais de alergia, verifica-se o aumento dos eosinófilos. Mas é importante que a interpretação do exame seja realizada por um médico, pois somente ele poderá levar em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta.

O que indica inflamação no hemograma?

Glóbulos brancos (Leucócitos)

Alto: Infecções, inflamação, câncer, trauma, estresse, diabetes ou gota. Baixo: Falta de vitamina B12, anemia falciforme, uso de esteroides, pós cirurgia ou púrpura trombocitopênica. Alto: Alergia, verminoses, anemia perniciosa, colite ulcerativa ou doença de Hodgkin.

Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?

Sintomas de infecção urinária
  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Como saber se a infecção urinária está nos rins?

Principais sintomas
  1. Dor tipo cólica;
  2. Dor forte no fundo das costas;
  3. Dificuldades ao urinar;
  4. Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades;
  5. Dor ou ardência a urinar;
  6. Urina com mau cheiro;
  7. Febre;
  8. Calafrios;

Quanto tempo pode durar uma infecção urinária?

Os sintomas costumam durar 2 a 3 dias após iniciar o tratamento, sendo mais rápido para as cistites e mais lento para as prostatites e pielonefrites.

Qual o valor normal de leucócitos na urina?

A presença de leucócitos na urina é normal quando é verificada a presença de até 5 leucócitos por campo analisado ou 10000 leucócitos por mL de urina.

O que acontece quando os leucócitos estão altos?

O nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente. O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substancia estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações.

Quantos de leucócitos é considerado infecção urinária?

Os valores normais de leucócitos no exame de urina devem estar abaixo de 10.000/ml. Acima desse valor é considerado leucocitúria (nível de leucócitos alto na urina). Se a leucocito-esterase e o nitrito estiverem positivos, é provável que seja infecção urinária.

Pode tomar água antes do exame de urina?

Beber água interfere no jejum? Não, pois a água não contém substâncias que interferem nos processos metabólicos. Mas, se for fazer exame de urina, é importante beber água com moderação para evitar a diluição da urina.

Como se preparar para o exame de urina?

Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.

Pode beber água em jejum para exame de urina?

Água não quebra o jejum, mas, em excesso, pode alterar os resultados nos exames de urina, por exemplo.

Qual o exame de sangue que detecta infecção?

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia as condições clínicas do paciente e ajuda a identificar possíveis doenças, como anemia, infecções e leucemia.

Como identificar infecção no sangue?

Principais sintomas
  1. Febre alta;
  2. Aumento da frequência respiratória;
  3. Diminuição da pressão arterial;
  4. Aumento da frequência dos batimentos cardíacos;
  5. Perda da memória ou confusão mental;
  6. Tontura;
  7. Fadiga;
  8. Calafrios;

Artigo anterior
O que diz a Lei da Transparência?
Artigo seguinte
Como limpar e dar brilho em piso Vinilico?