Qual o limite de banco de horas por mês?

Perguntado por: Benedita Doriana Monteiro Lourenço Gonçalves  |  Última atualização: 8. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

Limite acordado da soma das horas semanais: 220 horas (44×5). Excedente na jornada semanal: 50 horas extraordinárias devidas.

Qual o limite máximo de banco de horas?

Qual o limite de acúmulo de um banco de horas? Na lei não existe previsão sobre limite de acúmulo para banco de horas. Essa é uma regra que deve ser definida pela sua empresa, para que o banco de horas não fuja do controle.

O que diz a CLT sobre o banco de horas?

O artigo 59 da CLT trata das horas extras e da possibilidade de criar um banco de horas. Ele determina que: “Art 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.”

Quantas horas posso ter no banco de horas?

De acordo com a implementação desses dois parágrafos após a reforma trabalhista, o banco de horas também pode funcionar da seguinte forma: O banco de horas pode ser feito em acordo individual e precisa ser compensado em até no máximo 6 meses.

Qual o limite máximo de horas extras por mês?

Na hipótese, o autor comprova que exercia trabalho extraordinário, faz jus à almejada retribuição suplementar, mesmo que ultrapasse o limite de 60 horas extras mensais estabelecido na legislação municipal, sob pena de enriquecimento sem causa da Administração. Nos termos do art. 85 , § 4º , inc.

Limite de Horas Extras no Banco de Horas

16 questões relacionadas encontradas

Quantas horas extras é permitido fazer por mês CLT?

Limites legais das horas extras

“A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho”. Em outras palavras, um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia.

O que acontece se fizer mais de duas horas extras?

Se o empregador extrapolar o limite máximo de 2 (duas) horas extras diárias, essas horas adicionais deverão ser pagas como horas extras, não podendo ser compensadas.

Quais são as regras do banco de horas?

De forma resumida, o banco de horas funciona como uma espécie de poupança, onde as horas trabalhadas a mais (ou a menos) são depositadas. Por exemplo: se uma pessoa deveria trabalhar oito horas em um dia, porém acaba trabalhando nove, essa hora a mais será creditada em seu banco de horas.

Como funciona o banco de horas na nova lei?

O Banco de Horas pode ser caracterizado como um “acordo de compensação” onde as horas trabalhadas a mais em um dia poderão ser compensadas com a diminuição da jornada em outro momento. A possibilidade está regulada no art. 59 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e funciona como uma “conta bancária” de tempo.

Como funciona o banco de horas com a reforma trabalhista?

A expressão “banco de horas” se refere a um acordo de compensação de horas. Neste acordo, as horas trabalhadas a mais serão compensadas em outro momento. Quando será permitido que o colaborador, ao invés de receber pelas horas extras, tire uma folga equivalente à quantidade de horas que realizou.

Quem decide quando usar o banco de horas?

Quem decide como usar o banco de horas? A escolha dos dias de folga ou horas de compensação geralmente é feita em comum acordo entre trabalhador e empregador. Em consenso entre as duas partes, é possível escolher em quais dias será melhor folgar verificando a opção mais vantajosa.

Qual a diferença de hora extra e banco de horas?

A principal diferença entre a utilização do banco de horas e da hora extra é a maneira que o funcionário é beneficiado, no caso da hora extra, esse período a mais trabalhado é recompensado em forma de remuneração, lembrando que as horas são monitoradas por um sistema de ponto.

Qual o limite máximo de horas extras por dia?

Limites legais das horas extras “A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho”. Em outras palavras, um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia.

Como funciona o banco de horas aos sábados?

Na maioria das empresas e principalmente nas áreas administrativas em geral, há o acordo de compensação dos sábados, ou seja, trabalha-se 8 (oito) horas e 48 (quarenta e oito) minutos de segunda a sexta para compensar o sábado.

Quem trabalha 12 por 36 pode fazer banco de horas?

O regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso (12x36) é incompatível com o sistema de banco de horas, não sendo possível a adoção concomitante de ambos.

Quando vai acabar o banco de horas?

Tramita na Câmara Federal projeto de lei do deputado Assis Melo (PCdoB-RS) cujo propósito é extinguir o banco de horas, caracterizado como um sistema de compensação de horas extras. Esse projeto foi apresentado no fim de outubro do ano passado.

Pode compensar horas 100%?

Além disso, a CLT também prevê que o banco de horas seja descontado em no máximo um ano, mesmo que a empresa opte pelo modelo aberto (sem prazo determinado). Assim, ao ultrapassar essa data, o pagamento das horas com o adicional de 50% ou 100%, se for feriado, deve ser feito ao colaborador.

Como fazer o controle do banco de horas?

Mas para além disso, separamos três passos que sua empresa pode seguir para começar um bom gerenciamento de banco de horas, são eles:
  1. Defina o tipo de banco de horas.
  2. Defina regras para esse banco.
  3. Escolha uma ferramenta de gerenciamento.

Pode compensar horas no horário de almoço?

Já adiantando, a resposta é NÃO! A norma que prevê o intervalo intrajornada (dentro da jornada de trabalho do empregado) visa tutelar o descanso físico e mental do trabalhador. Desta forma, faz-se necessário que o trabalhador pause seu labor por um período razoável a fim de evitar fadigas físicas e mentais.

O que pode ser descontado do banco de horas?

Se o banco de horas estiver com saldo negativo, indicando que o funcionário tem horas em débito com a empresa, ela tem o direito de efetuar o desconto correspondente no salário do funcionário. Entretanto, a empresa também tem a opção de dispensar a redução do valor das horas em que o colaborador não trabalhou.

Quando a empresa trabalha com banco de horas pode descontar falta?

Em regra, apenas as faltas justificáveis, por exemplo, atestado médico ou licença de óbito, em caso de falecimento de familiares, não podem ser descontadas do banco de horas. Nestas situações, o colaborador tem o direito de se ausentar de suas obrigações de trabalho sem ter as horas subtraídas do banco de horas.

O que a empresa não pode fazer?

negociação habitual. violação de segredo da empresa. desídia. ato de indisciplina ou de insubordinação.

É permitido trabalhar 50 horas por semana?

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

Qual o tempo de descanso entre uma jornada e outra?

O intervalo interjornada é definido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o artigo 66 da CLT, esse intervalo compreende o período de descanso entre duas jornadas de trabalho e deve ter a duração de, no mínimo, 11 horas consecutivas.

O que mudou nas horas extras?

A hora extra 50% se refere a hora excedente registrada entre 6h e 21h. Caso o funcionário ultrapasse sua jornada de trabalho nesse período, a empresa é obrigada a lhe pagar um adicional que corresponde a, no mínimo, 50% do valor da sua hora normal de trabalho.

Artigo anterior
Quem foi a escolhida Lia ou Raquel?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um curso profissionalizante de informática?