O que eram vassalos?

Perguntado por: Fernando Eduardo de Mendes  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

Vassalagem na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.

Quem são os vassalos?

Vassalo é o título dado ao subordinado de um soberano. É um conceito que existiu durante a Idade Média e está diretamente relacionado com o Feudalismo. Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este.

O que eram os vassalos Brainly?

O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios.

O que eram os suseranos?

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...

Como surgiu a vassalagem?

Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. ... Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos denominava-se por vassalo.

Suserania e vassalagem: Uma história em 5 minutos #5

15 questões relacionadas encontradas

Como surgiu o processo de vassalagem durante a Idade Média Brainly?

Resposta:A relação entre os vassalos e suseranos durante a Idade Média começou quando líderes militares germânicos começaram a doar seus territórios conquistados nas guerras para seus auxiliares mais influentes. Em troca de tais terras, os suseranos recebiam juramento de fidelidade absoluta e proteção militar.

Como surgiu as relações de suserania e vassalagem?

A relação de suserania e vassalagem começaram quando os chefes militares germânicos distribuíram as suas terras conquistadas para seus auxiliares mais próximos (ou aqueles que fossem mais influentes).

Quem eram os suseranos * sua resposta?

Portanto, suserano eram os reis e os vassalos eram normalmente senhores feudais e cavaleiros. Suserano é um termo que remete ao feudalismo, naquele tempo, suserano era uma pessoa responsável e que tinha o domínio do feudo principal, ou seja, normalmente o suserano era o próprio rei.

Quem era os suseranos e vassalos?

Nessa relação, suserano é quem doa o bem e quem o recebe o denominado vassalo. ... Também, um suserano pode se tornar vassalo de outro nobre se dele receber algo; da mesma forma, um vassalo pode se tornar um suserano se doar algo a outro nobre.

Quem era considerado suserano durante o feudalismo?

No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano, e quem a recebia era um vassalo.

Quem eram os vassalos * 2 pontos?

Resposta: O vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e em troca fazia um juramento de absoluta fidelidade. Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios.

Quem eram os suseranos e quem eram os vassalos Brainly?

Os suseranos eram aqueles que concediam o direito à exploração de suas terras e os vassalos aqueles que recebiam estas terras em troca de sua "lealdade". ... Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.

Como era a relação entre vassalos e suseranos Brainly?

Na sociedade feudal, o suserano dava a terra para o vassalo viver e em troca o vassalo teria que lhe servir com fidelidade e proteção. Um feudo era muito grande, dessa forma, tendo essa relação, várias pessoas poderiam viver lá e proteger o local (algo que só a família do Senhor feudal não teria como fazer).

O que era necessário acontecer para que alguém fosse um vassalo?

Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.

Qual é o sinônimo de vassalos?

7 sinônimos de vassalo para 3 sentidos da palavra vassalo: 1 subordinado, dependente, tributário. 2 submisso, dócil. 3 feudatário, súdito.

Quais eram os maiores suseranos?

No feudalismo havia, geralmente, poucos suseranos, sendo mais comum que o Rei fosse considerado como o único suserano "legítimo", pois era o dono de todas as terras. Já os vassalos eram, em sua maioria, senhores feudais ou grandes cavaleiros, que recebiam estas terras como forma de "pagamento" pelos serviços prestados.

O que ficava estabelecido no juramento entre suserano e vassalo?

O suserano é o doador de terras, e o vassalo, o que recebe parte do feudo(terra). O vassalo, ajoelhado, colocava as suas mãos entre as mãos do senhor e jurava-lhe fidelidade. ... O senhor feudal também tinha um juramento com seu servo,lhe prometia proteção e claro,lhe concedia a terra.

Quem era o suserano Brainly?

Resposta: Suserania ou suzerania era o termo empregado na Idade Média para distinguir um nobre que doava algum bem a outro nobre. Nessa relação, suserano é quem doa o bem e quem o recebe o denominado vassalo.

O que é a talha no feudalismo?

Entre os principais tipos de obrigações feudais estava: a Talha (metade de tudo que o servo produzia tinha que ser dado ao senhor feudal); a Corveia (trabalhos gratuitos e obrigatórios que o servo tinha que prestar para o feudo); Banalidades (taxa para que o servo pudesse usar determinadas localidades do feudo); entre ...

Qual era o suserano mais poderoso?

Quem era o suserano mais poderoso?
...
  • uma das principais características do feudalismo era a divisão da sociedade naquela época, onde permanecia no topo o clero (igreja).
  • o maior suserano era o rei.

Como funcionam as relações de suserania e vassalagem?

O vassalo devia serviço militar ao seu suserano, sendo desta forma obrigado a disponibilizar suas tropas sempre que houvesse necessidade. Por outro lado, o suserano deveria garantir a proteção de seu vassalo e ceder uma parcela de sua propriedade para o mesmo.

Qual a principal consequência das relações de vassalagem?

Com as relações de suserania e vassalagem na idade média, o poder monárquico acabou descentralizando-se e perdendo forças, já que as relações de poder não possuíam mais um rei como protagonista, e sim um suserano, dono de terras e propriedades.

Por que as pessoas eram chamadas de servos?

Mesmo compondo a expressa maioria da população medieval, esses eram subordinados à autoridade dos grandes proprietários de terra pelo sistema de servidão. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.

Qual é a relação entre a vassalagem e a descentralização política na Europa feudal?

Por sua vez, o vassalo lhe retribuía com proteção militar. Após receber a terra, ou feudo, o vassalo se tornava um senhor feudal, exercendo poderes quase absolutos sobre sua propriedade. Por isso o feudalismo é caracterizado como um sistema político descentralizado.

Qual era a ligação entre o senhor e o servo?

O senhor feudal era aquele que 'doava' a algum servo um lote de terra, para plantar. Assim que ele 'dava' o lote o servo pagava impostos, servia ao senhor feudal e dava um quantia de seu lucro com a terra doada.

Artigo anterior
O que significa a palavra endinheirada?
Artigo seguinte
O que e resolda?