O que é a função VPL no Excel?

Perguntado por: Marcos Lucas de Jesus  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Descrição. Calcula o valor líquido atual de um investimento utilizando a taxa de desconto e uma série de futuros pagamentos (valores negativos) e receita (valores positivos).

O que é o VPL no Excel?

O NPV retorna o valor líquido dos fluxos de caixa – representados nos dólares de hoje.

Qual a função do VPL?

O Valor Presente Líquido, ou simplesmente VPL, é um indicador financeiro que serve para avaliar, olhando os valores presentes, o fluxo de caixa de um possível investimento, com base na comparação das futuras entradas e saídas de recursos com o valor inicialmente investido.

Como interpretar o VPL?

Sempre que o VPL for positivo, isso significa que determinado projeto ou investimento faz sentido ser realizado. Por outro lado, sempre que o VPL for negativo, isso significa que tal projeto ou investimento destruirá valor para a empresa ou investidor. Dessa forma, é melhor buscar outra opção de uso para o capital.

Como funciona a fórmula VP no Excel?

VP, uma das funções financeiras, calcula o valor presente de um empréstimo ou investimento com base em uma taxa de juros constante. Você pode usar VP com pagamentos periódicos e constantes (como uma hipoteca ou outro empréstimo) ou um valor futuro que é sua meta de investimento.

COMO CALCULAR VPL NO EXCEL

30 questões relacionadas encontradas

Como calcular o VPL de um projeto no Excel?

Para finalizar, para o cálculo do VPL utilizando a fórmula podemos utilizar a função =VPL(D2;D6:D10), que no nosso caso informa a taxa e o fluxo de caixa. Depois, para calcular o valor final do VPL, precisamos descontar o investimento, processo que é feito na célula D15.

Como calcular o VP e VPL?

Como calcular o VP e VPL? O cálculo pode ser realizado por meio de planilhas no Excel, aplicativos ou calculadoras financeiras on-line, desde que se conheça a sua fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n).

Como calcular o VPL exemplo?

VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+….. +Fcn/(1+TMA). À primeira vista, é um pouco complicado, mas você pode usar calculadoras financeiras, Excel e existem também aplicativos para você calcular o VPL.

Como saber se o VPL é bom?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.

Quando o VPL é bom?

Quando o VPL é bom? Um valor presente líquido positivo indica que os ganhos projetados gerados por um projeto ou investimento excedem os custos previstos. Geralmente, um investimento com VPL positivo será lucrativo e um investimento com VPL negativo resultará em uma perda líquida.

Como aplicar o VPL?

Para calcular o VPL, utiliza-se o valor do investimento inicial, o período de análise, a estimativa de entrada de caixa para cada período, a taxa de desconto, as entradas de caixa já descontadas e, por fim, a soma das entradas descontadas menos o investimento inicial.

Por que o cálculo do VPL é necessário?

O VPL é importante, pois ele ajuda a analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Sendo que, ao considerar o valor do dinheiro no tempo, ele possibilita que o investidor verifique se ele terá rentabilidade real com a aplicação.

O que é VP e VPL?

VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.

O que é VPL exemplos?

O valor presente líquido (VPL) é uma fórmula aplicada para identificar o valor presente de pagamentos futuros, excluindo a taxa de custo de capital. Cálculo necessário para saber na realidade qual o valor que devemos receber no futuro e que esse montante não terá o mesmo valor de hoje.

Como saber se um projeto é viável ou não?

Indicadores econômicos

Taxa Mínima de Atratividade (TMA): taxa estipulada internamente pela empresa que determina o mínimo de retorno do investimento. Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de retorno com o tempo do investimento que representa um valor nulo de VPL. Se for maior que a TMA, o projeto é visto como viável.

Como o VPL é obtido?

O VPL é obtido dividindo-se o valor presente das entradas de caixa pelo período de retorno do investimento. O VPL é obtido subtraindo-se o valor presente das saídas de caixa do investimento inicial.

Quanto menor o VPL melhor?

Entende-se que quando o VPL é maior que zero, o investimento é viável, uma vez que apresenta retorno para a empresa. Quando o valor é igual a zero, o investimento não representa nem prejuízos, nem ganhos monetários. Entretanto, se o valor do VPL for menor que zero, o investimento é inviável.

Como calcular o VPL manualmente?

VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). FC₀ – Representa o fluxo de caixa no início da operação (período zero).

O que significa o VPL maior que zero?

Quando o VPL é maior que zero o investimento inicial é superado. O cálculo do VPL torna possível se conhecer a taxa de rentabilidade do investimento. Para o cálculo do VPL é necessário conhecer o custo do capital investido. D O VPL resulta na adição de todos os fluxos de caixa na data zero.

Como calcular VPL a mão?

Como calcular o VPL na mão? Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). FC₀ – Representa o fluxo de caixa no início da operação (período zero).

Como calcular o valor presente?

Se você vai receber R$100 dentro de um ano, hoje, ele vale menos. Portanto, o valor presente é aquele valor que capitalizado pelo próximo ano gera os R$100,00 no final do ano. Em outras palavras, o valor presente nada mais é do que o inverso do valor futuro.

Quanto maior o VPL?

Um VPL positivo indica condições favoráveis para o negócio, com receitas superando as despesas, e com rentabilidade superior à mínima para tornar esse investimento uma opção atrativa. Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável.

Quais são os três principais critérios do VPL?

Quais são os três principais critérios do VPL? O VPL pode ser positivo, quando gerar ganhos; negativo, se o resultado for prejuízo; ou neutro, quando chegar ao equilíbrio, sem benefícios, porém sem perdas.

Qual taxa de desconto usar VPL?

Qual a TIR ideal? Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável.

Quando o VPL e negativo?

Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável. Essa aplicação não oferece boa rentabilidade e provavelmente resultará em prejuízos.

Artigo anterior
Como saber se estamos eliminando gordura?
Artigo seguinte
Quem é Toneri em Boruto?