O que eram as missões?

Perguntado por: Bruno Martim Oliveira de Amaral  |  Última atualização: 16. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

As missões são iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre os povos não monoteístas. Se baseiam em princípios da teologia cristã e em imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo.

Que eram as missões?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.

O que foram as missões jesuítas *?

As missões jesuíticas foram uma iniciativa da Igreja Católica no mundo, com o objetivo de conter o avanço do protestantismo e disseminar o catolicismo pelo mundo. Suas principais regiões de atuação foram China, Índia, África e Américas. ... Nas Américas, teve sua difusão pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

O que eram as missões ou reduções?

Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.

Como era a organização das missões?

Conhecidas também pelo nome de reduções, estas missões eram organizadas em aldeamentos de índios que ficavam sob administração dos religiosos.

História: As Missões Jesuíticas |Ensino Fundamental|

33 questões relacionadas encontradas

Como era a organização dos Sete Povos das Missões?

Os sete povos das Missões foram estratégias criadas por padres espanhóis no Sul do Brasil com o objetivo de espalhar a fé católica catequizando os indígenas. ... Em território brasileiro, durante a era colonial, portugueses e espanhóis disputavam áreas de influências para praticarem seus objetivos políticos ou religiosos.

Como era organizada a estrutura das missões jesuíticas?

Junto à igreja estavam à residência dos padres, o colégio, as oficinas, o cemitério e o cotiguaçu, onde viviam as viúvas e os órfãos. Ao redor da praça, ficavam as casas dos caciques. Atrás da igreja, havia a quinta dos padres, onde estavam a horta, o pomar e o jardim.

O que eram os aldeamentos ou reduções jesuíticas?

ALDEAMENTOS E REDUÇÕES. Os Aldeamentos são as antigas missões jesuítas, com as quais os religiosos tinham o objetivo de civilizar e evangelizar os povos indígenas. ... Antes de tudo, os missionários percorriam aldeia por aldeia para levar o evangelho aos povos indígenas.

Qual era o objetivo das reduções?

Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia. ... As reduções se estabeleceram, principalmente, na região Sul do Brasil e na Amazônia.

O que eram as reduções e para que elas servem?

As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador.

O que eram os jesuítas e quais eram os seus objetivos?

Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese.

Quais eram as funções dos jesuítas no Brasil colonial?

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Qual era a tarefa dos jesuítas?

Os Jesuítas tinham duas tarefas uma era a catequização e a outra o trabalho educativo. Como o trabalho missionário queria salvar almas e com o trabalho educativo alfabetizavam e ensinavam o catolicismo e os costumes europeus.

Porque a preferência pelos indígenas das Missões?

As missões tornaram-se o alvo favorito das bandeiras apresadoras, por abrigarem um grande número de nativos já aculturados. Sem armas, acostumados à vida sedentária e ao trabalho agrícola, eram muito valorizados como mão-de-obra adequada às exigências da colonização.

Porque os bandeirantes paulistas atacavam as missões?

Como o objetivo principal dos bandeirantes era a captura de indígenas para a escravidão, eles descobriram que o ataque às missões jesuíticas eram uma rentável alternativa, em que poderiam obter índios acostumados a uma rotina de trabalhos braçais. Com isso, jesuítas e bandeirantes entraram em conflito diversas vezes.

Quais eram os produtos cultivados nas missões?

Plantavam milho, mandioca, abóbora, trigo, algodão, cana-de-açúcar, hortaliças, árvores frutíferas e erva-mate. O gado das reduções era criado em estâncias longe das aldeias, perto das quais eram mantidas invernadas, com gado de corte e leiteiro, cujos produtos eram repartidos entre todos.

Quais eram os objetivos dos padres?

Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições.

Qual é o grande objetivo da catequese?

Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

Porque o RS foi entregue aos jesuítas?

Um dos principais motivos que faz os jesuítas retornarem ao RS e fundar os Sete Povos foi a invasão dos portugueses em terras espanholas, como por exemplo, a criação da Colônia do Santíssimo Sacramento (hoje Uruguai) criada pelos portugueses em 1680, por isso a fundação dos Sete Povos para formar uma fronteira limite e ...

Quais as consequências dos aldeamentos ou reduções para os povos indígenas?

Esta ação incrementava a destribalização e violentava aspectos fundamentais da vida e da mentalidade dos nativos, como o trabalho na lavoura, atividade que consideravam exclusivamente feminina.

Quais os pontos positivos e negativos da ação dos jesuítas com os indígenas?

2) Descreva os pontos positivos e negativos da ação dos Jesuítas com os indígenas. (10) R: Os pontos positivos: Eles os ensinavam a cantar, ensinavam a catequização e ao mesmo tempo garantia proteção. Pontos negativos: Eles impunham a cultura portuguesa a eles. ... Os ensinavam a viver de acordo com a cultura europeia.

Como terminaram as missões jesuíticas?

As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.

Quais as regiões tiveram missões jesuíticas Cite uma delas?

As 30 reduções ocupavam os atuais territórios de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em tais missões havia índios de diversas etnias, mas a maioria era guarani. Os índios guarani foram os primeiros a sentir o impacto do europeu com a chegada dos padres jesuítas espanhóis em 1626.

Qual foi o papel dos jesuítas nas missões guaranis?

A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões.

Como era a economia do Rio Grande do Sul na época dos Sete Povos das Missões?

As missões não constituíam um mundo fechado. Parte da produção (principalmente a erva-mate) era vendida fora das aldeias. Os guaranis também controlavam grandes rebanhos de gado espalhados pelo território que viria a se tornar o Rio Grande do Sul. Os índios pagavam impostos para a coroa espanhola.

Artigo anterior
O que sal?
Artigo seguinte
Como fazer para por as engivas saudáveis?