Quais os cargos mais importantes no Egito antigo Marque com um xá alternativa correta *?

Perguntado por: Denis António Antunes Castro  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Resposta verificada por especialistas No Egito Antigo, eram o vizir, os sacerdotes e os escribas que possuíam os cargos mais importantes.

Quais os cargos mais importantes do Egito Antigo?

O faraó era a autoridade máxima, considerado como um deus que habitava na terra. Os sacerdotes, os militares e os escribas ganharam, lentamente, importância nesta sociedade. Os artesãos, camponeses e os pequenos comerciantes sustentavam a sociedade egípcia através do seu trabalho e dos impostos que pagavam.

Qual é a importância dos escribas para o governo do faraó o que eles faziam?

Para governar o Egito, o faraó contava com a administração dos escribas para supervisionar os governantes locais de cada região, que eram chamados de nomarcas. Os escribas eram responsáveis pela cobrança de impostos, por fiscalizar a construção de obras e controlar o estoque de alimentos.

Qual é a função de um faraó?

O Faraó era quem governava o Egito. Ele tinha todos os poderes sobre a sociedade egípcia. Além disso, era reconhecido como um deus. Não existia nenhum tipo de eleição ou processo para a escolha de um faraó, pois o poder era passado de pai para filho.

Qual era o poder do faraó?

Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó. Desta forma, muitas dinastias perduraram centenas de anos no poder. Na civilização egípcia, os faraós eram considerados deuses vivos.

EGITO ANTIGO | Resumão

38 questões relacionadas encontradas

Quais os faraós mais importantes?

Os faraós Menés, Amenófis IV, Tutâncamon, Ramsés II, Hatshepsut, Tutmés III e a rainha Cleópatra são alguns dos mais conhecidos da história do Egito Antigo.

Quem são os faraós?

Eram considerados Faraós todos aqueles que foram reis da época a.C no Egito Antigo. Acreditava-se que eles tinham um poder teocrático e hereditário, ou seja, todos viam esses homens como divindades e o poder era passado de pai para filho. E por isso, eles administravam as terras e obras públicas da antiga civilização.

Quais os cargos principais e suas funções no Egito?

Sociedade Egípcia
  • Faraó Era o governante do Egito. ...
  • Sacerdotes. Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. ...
  • Chefes Militares. Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio. ...
  • Escribas. Eram os responsáveis pela escrita egípcia (hieroglífica e demótica). ...
  • Povo Egípcio. ...
  • Escravos.

Como era a hierarquia social do Egito Antigo?

A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.

Quem foi o primeiro faraó egípcio?

A tradição egípcia apresenta Menés (ou Narmer, em grego) como sendo o primeiro faraó ao unificar o Egito (até então dividido em dois reinos).

Quem manda no Egito?

O atual governo do Egito é uma república presidencial liderada pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi, que tem sido descrito como autoritário. O islão é a religião oficial do Egito e o árabe é sua língua oficial.

Como era exercido o poder no Egito Antigo?

O regime político adotado era a monarquia teocrática. O poder político e a religião andavam de mãos dadas através do faraó, que era a representação viva ao próprio deus. A economia era agrícola através da servidão dos camponeses.

Quem era os escribas e qual era a sua função?

Na antiguidade, os escribas eram os profissionais que tinham a função de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações.

Qual foi o faraó mais rico?

Embora seja difícil definir qual o faraó mais rico do Antigo Egito, por ser necessário avaliar fatores como expansão de território, número de exércitos e comércio, é possível apontar um líder como aquele que governou o período mais próspero, quando o país era uma superpotência militar e comercial: esse é Amenhotep III, ...

Qual foi o rei mais poderoso do Egito?

Após a morte de seu pai, Ramsés foi coroado faraó do Egito em 1279 aC, quando tinha apenas 25 anos de idade. Ele é conhecido por ter um comando notável sobre o exército egípcio. Assim, ele foi capaz de liderar batalhas ferozes para garantir as fronteiras egípcias contra núbios, sírios, líbios e hititas.

Qual a função de cada um na pirâmide social do Egito?

Sua sociedade era dividida em uma pirâmide social, tendo no topo o faraó e sua família, seguidos pelos sacerdotes e aristocratas, depois pelos militares e escribas, em sequência pelos artesãos e comerciantes e, na base da pirâmide, pelos escravos e camponeses (em sua maioria escravos de guerras).

Qual era a função dos sacerdotes no Egito Antigo?

Os sacerdotes eram servos de deus, serviam no templo, viviam para o templo, mas não viviam fora da comunidade. Os sacerdotes ajudavam o faraó a manter a "ordem cósmica" através da realização de rituais que agradassem aos deuses.

Quem auxiliava o faraó?

O sistema teocrático no Egito Antigo prevaleceu por vários anos e consistiu numa prática que auxiliava os Faraós em seus governos. Nesse sistema, o Faraó, além de ser visto como um líder político, isto é, um rei, ele também era adorado pelos indivíduos como um deus.

Qual é a função da pirâmide?

As pirâmides serviam como túmulos para os faraós, onde eram enterrados com seus pertences e bens para garantir uma transição segura para o outro mundo. Além disso, as pirâmides tinham implicações políticas, sendo uma manifestação do poder e da autoridade dos faraós.

O que os egípcios trabalhavam?

A ECONOMIA EGIPCIA

Criavam bois, ovelhas e cabras, teciam e trabalhavam a ourivesaria (trabalho com ouro e prata), construção naval, cestaria e cerâmica. Comerciavam com os povos da região o papel, Cedro (madeira) o ouro e o cobre por seus grãos e artesanatos.

Qual o cargo de José do Egito?

José nasceu em Padã-Harã antes de sua família retornar à Canaã e ele se tornar governador do Egito. Ele provavelmente viveu durante a era dos Faraós Hicsos entre 1720 a 1570 a.C. José foi uma figura importante como governador do Egito.

Quantos foram os faraós?

Descontando as redundâncias, são 170 faraós que reinaram no Egito em ao menos 30 dinastias. Normalmente, as dinastias eram divididas por hereditariedade.

Qual a diferença entre rei e faraó?

O faraó era o rei do Egito Antigo. Algumas poucas mulheres, como Hatshepsut e Cleópatra VII, foram faraós. O rei é o soberano de uma monarquia (ou diarquia, como por exemplo em Esparta). O imperador é o soberano de um império, que pode compreender vários territórios e diferentes povos.

Artigo anterior
Como os hackers roubam os dados na internet?
Artigo seguinte
Qual a diferença de poliéster e algodão?