O que envolve na apuração dos custos de produção?

Perguntado por: Iris Silva Vaz  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

São considerados custos de produção os gastos incorridos nos processos de obtenção de bens e serviços destinados à venda. ... Assim sendo, na determinação dos Custos dos Produtos Acabados – CPA, envolve:  O Estoque inicial dos Produtos em elaboração;  O Custo da Produção;  O Estoque final dos Produtos em elaboração.

O que compõe o custo de produção?

Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão de obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.

Quais são os tipos de custos de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.

O que é apuração de custos?

A apuração de custos tem como função auxiliar os gestores a melhorar os controles de produção, na tomada de decisões, para que deste modo a organização possa oferecer a seus clientes um preço justo e acessível pelas mercadorias e serviços adquiridos.

São etapas de apuração dos custos?

As etapas da apuração do custo dos produtos vendidos são: Separação entre custos e despesas Separação entre custos diretos e indiretos Apropriação dos custos diretos aos produtos Rateio dos custos indiretos aos produtos 138. D Compra de material.

Apresentação da planilha e dicas para apuração de custos de produção

19 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas da gestão de custos?

De um modo geral, a criação de uma gestão estratégica de custos é distribuída em quatro etapas:
  • Planejar o gerenciamento de custos;
  • Estimar os custos;
  • Definir orçamento;
  • Monitorar os custos.

Como fazer apuração dos custos?

Como fazer a apuração de custos de produtos?
  1. Valor do produto/insumos: Corresponde ao valor unitário presente no campo da nota fiscal. ...
  2. Valor do frete. O valor do frete é o valor gasto com o transporte da mercadoria. ...
  3. Seguro. ...
  4. Gastos alfandegários. ...
  5. Impostos sobre compras. ...
  6. Outras despesas de compra.

O que é o custo de um produto?

Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes; Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto; Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.

Quais os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais os tipos de custos que existem?

Continue a leitura e confira:
  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Quais os três tipos básicos de custos envolvidos na produção?

Conhecendo os tipos de custos
  • Custos diretos. O custo direto é aquele que pode ser atribuído a determinado produto ou serviço de maneira direta. ...
  • Custos indiretos. ...
  • Custos fixos e custos variáveis.

O que é custo de produção exemplo?

Se uma fábrica gastou R$ 10.000 em matérias-primas, R$ 20.000 em mão de obra e R$ 5.000 em custos indiretos de fabricação em 1 mês de produção, então o seu custo total de produção foi de R$ 35.000 nesse período.

Quais os seis principais fatores de custo?

Tipos de fatores de custo
  1. Custos diretos de produção. Conforme o nome desse fator já indica, ele é diretamente ligado à produção. ...
  2. Custos indiretos de produção. ...
  3. Despesas fixas. ...
  4. Margem de contribuição. ...
  5. Pesquisa de concorrência. ...
  6. Incentivos fiscais locais.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Quais são os custos de uma empresa?

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.

O que são os custos?

Custos são os gastos que uma empresa tem com o produto final, por exemplo. Estão ligados à aquisição ou à produção de mercadorias.

Como fazer o custo de um produto?

Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.

Como calcular o preço de custo de um produto?

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Quais são as formas mais conhecidas para apuração de custos de uma empresa?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades.

Quais são os três tópicos para estabelecer um coeficiente de custos?

Para calcular a margem de contribuição você precisa de três fatores: PV= preço de venda; CV= custo variável; e DV= despesa variável.

Quais são os 3 três principais assuntos na gestão de custos de uma empresa?

A gestão de custos nas empresas é determinante para seu sucesso: veja como implementar em 3 fases
  • Custo das matérias-primas + custo da mão-de-obra + despesas gerais = custo total.
  • Custo total + margem de lucro = preço de venda.

Qual é a terceira etapa do processo de gestão de custos?

Passo 3: Elabore o orçamento

Agora é a hora de formalizar tudo isso. Seja o mais preciso possível na hora de fazer o orçamento.

O que deve conter um plano de gerenciamento de riscos?

Geralmente, o plano deve incluir:
  • Metodologia,
  • Papéis e responsabilidades,
  • Orçamento,
  • Prazos,
  • Categorias de riscos,
  • Apetite ao risco das partes interessadas,
  • Definições de probabilidade e impacto de riscos,
  • Matriz de impacto e probabilidade,

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

Quais são os três fatores de definição do preço?

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes.

Artigo anterior
Qual o valor da Copinha?
Artigo seguinte
Por que as pessoas com piolho coçam a cabeça?