O que é um índice de inflação?

Perguntado por: Leonardo Fonseca  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

Segue, abaixo, uma lista dos principais índices de inflação do Brasil.

Qual é o índice oficial da inflação?

O governo federal usa o IPCA como o índice oficial de inflação do Brasil. Portanto, ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros.

O que são os indicadores de inflação?

Nesse sentido, os indicadores de inflação ou índices de inflação, são os índices que acompanham as variações dos preços do mercado. No Brasil existem diversos tipos de indicadores de inflação. Sendo que, eles se diferem em relação ao setor do mercado, órgão responsável e metodologia de cálculo.

Como é feito o cálculo da inflação?

"A inflação é medida por métodos econométricos. De forma simplificada: é a média aritmética ponderada das variações de preço ao longo de um período, em que cada produto tem um peso a depender de sua importância econômica. ... "A forma mais utilizada no mundo é preço no varejo, índice de preços ao consumidor (IPC)."

Qual foi a inflação de outubro de 2021?

Publicado em 10/11/2021 - 09:49 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 1,25% em outubro, o maior índice para o mês desde 2002, quando o IPCA foi de 1,31%. Em setembro deste ano, o índice ficou em 1,16%.

⭐O que é Inflação? E quais os principais índices.

42 questões relacionadas encontradas

Quais itens entram no cálculo da inflação?

São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

Qual o acumulado da inflação?

trajetória mensal da inflação

Segundo o IBGE, o IPCA chegou a 9,26% no acumulado do ano. Em 12 meses, a taxa subiu de 10,67% em outubro para 10,74% em novembro. O acumulado é o maior desde novembro de 2003, quando estava em 11,02%.

Qual a inflação de 2020?

Entre o começo de 2020 e o final de julho de 2021, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, subiu 9,5%.

Qual é o melhor índice de inflação?

3. O IGPM é o índice que melhor reflete a inflação do período, devendo ser aplicado para a correção monetária de débitos judiciais, conforme precedentes desta Cortes..

Como são calculados os três principais indicadores de inflação?

60% do índice é composto pelo Índice de Preços ao Atacado (IPA); 30% do índice é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC); 10% do índice é composto pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC).

O que são os indicadores de inflação para que servem e por que apresentam valores distintos em um mesmo período?

Pelos índices da inflação, é possível perceber o quanto os preços aumentam ou diminuem em determinados períodos. ... Cada índice usa em seu cálculo faixas de renda diferentes. As regiões também são diferentes, assim como os produtos e até mesmo os períodos.

Como terminou a inflação de 2020?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminou 2020 com alta acumulada de 4,52%, contra 4,31% em 2019, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (12/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ... Essa foi a maior taxa acumulada no ano desde 2016, quando o IPCA subiu 6,29%.

Qual a inflação acumulada nos últimos doze meses?

A gasolina subiu 3,10% e teve o maior impacto individual na inflação de outubro, respondendo por 0,19 ponto percentual da alta do IPCA no mês. Foi a sexta alta consecutiva nos preços do combustível, que acumula 38,29% de variação no ano e 42,72% nos últimos 12 meses. ... Em 12 meses, a alta acumulada é de 30,27%.

Qual a base de cálculo do IPCA?

O IPCA mede a variação de preços de determinados produtos que compõem a cesta de consumo dos brasileiros. Essa lista de produtos é definida também pelo IBGE por meio da sua Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que verifica o que a população tem consumido e quanto é gasto com cada um desses itens.

Qual foi a inflação de outubro?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, foi a 1,25% em outubro, após ficar em 1,16% em setembro. O índice registrado no mês foi 0,09 ponto percentual maior do que o mês anterior, sendo a maior variação para outubro desde 2002.

Qual o valor do IGPM 2021?

IGP-M sobe 0,64% em outubro de 2021. Com este resultado o índice acumula alta de 16,74% no ano e de 21,73% em 12 meses. Em outubro de 2020, o índice havia subido 3,23% e acumulava alta de 20,93% em 12 meses.

Como está a inflação do Brasil hoje?

Brasil: 10,25% Rússia: 6,69% México: 6,00% EUA: 5,40%

Qual a inflação de dezembro de 2020?

Inflação acelera em dezembro e chega a 4,52% em 2020, a maior alta desde 2016. A inflação fechou 2020 com alta de 4,52%, a maior desde 2016 (6,29%), segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (12) pelo IBGE.

Quais são as principais causas da inflação?

"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade. Outra explicação é o choque de oferta.

Por que o IPC é importante?

Sendo assim, a sigla IPC se refere ao Índice de Preços ao Consumidor, ou seja, ele é um índice de inflação. Dessa maneira, ele é um índice muito importante para a economia brasileira, já que ele possibilita a análise da inflação.

Porque as medidas de inflação ao consumidor podem dar resultados diferentes umas das outras?

Apesar de ambos medirem a inflação, eles podem mostrar resultados bastante diferentes. Isso porque, mais importante do que serem calculados por instituições diferentes – sendo uma privada e outra atrelada ao governo –, eles consideram itens distintos para medir a variação nos preços.

Quais os dois indicadores mais importantes de medição da inflação no Brasil é o que analisam?

Os índices utilizados na medição da inflação e regulação de preços do mercado brasileiro são: ... Esse índice é formado por outros três indicadores econômicos: IPA (Índices de Preços por Atacado), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

Quais são os tipos de inflação?

Os principais tipos de inflação são:
  • Inflação de demanda. A inflação de demanda está ligada a uma das mais importantes leis da economia: oferta x demanda. ...
  • Inflação de custos ou inflação de oferta. ...
  • Inflação estrutural. ...
  • Inflação espiral. ...
  • Inflação global. ...
  • Inflação inercial. ...
  • Inflação reprimida. ...
  • Estagflação.

Qual o melhor índice de correção monetária 2020?

Em junho de 2021, o IGP-M variou 0,60%, acumulando uma alta de 15,08% no ano e de 35,75% em 12 meses. Ou seja, o IGP-M está atualmente muito mais alto que o IPCA, que acumulou 8,35% entre junho de 2020 e junho de 2021.

Artigo anterior
Qual a origem dos esportes indígenas?
Artigo seguinte
O que é dar capa no Free Fire?