Quando trocar tensor do alternador?

Perguntado por: Francisco Gomes de Fernandes  |  Última atualização: 7. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

A manutenção preventiva deve ser executada e substituída a cada 10.000 quilômetros de acordo com a milhagem indicada no manual do proprietário.

Quando trocar o tensor da correia do alternador?

Conforme alguns fabricantes do componente, esta situação muda, de acordo com a utilização do veículo, mas em média, um rolamento tensor é programado conforme sua construção, para rodar até 100 mil km, quando rolamento único, e 150 mil quando com rolamento de apoio.

Como saber se o tensor do alternador está ruim?

Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente. Existem diversos tipos de Tensores que são utilizados atualmente, que podem variar de acordo com o motor e o modelo do carro.

Qual a vida útil de um tensor?

O tensor dá sinal de desgaste e á preciso ficar atento, pois dentro do sistema também há o rolamento. O ideal é que toda vez que se troca a correia, troque-se também o tensor. O tempo de vida útil depende do fabricante e do tempo de uso, em torno de 50mil km a 70 mil km.

É necessário trocar o tensor?

Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.

Quando devo trocar o tensor da correia dentada - trocar a correia e o tensor ao mesmo tempo

27 questões relacionadas encontradas

Como saber se o tensor está com problema?

Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente. Qual a função do tensor de correia?

Como saber a hora de trocar a correia do alternador?

Se ela estiver desgastada, com rachaduras ou faltando dentes, é hora de trocá-la. Perda de potência: a correia dentada também ajuda no funcionamento de outras partes do motor. Se ela estiver ruim, você pode notar uma perda de potência no carro, pois ela não está transferindo energia eficientemente.

Quanto tempo dura a correia do alternador?

A correia do alternador é a peça dá o start para que a energia da bateria fique ativa. Se ela se quebra, a consequência é que o carro pare. Desta forma, a recomendação é que se troque as correias após 10 mil quilômetros rodados ou no máximo, 20 mil quilômetros, variando de cada caso.

Quantos km roda correia alternador?

Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.

O que acontece se o tensor quebrar?

Um tensor com problemas pode afetar todos os componentes do sistema, causando, desde rigidez na direção hidráulica, passando pelo desempenho irregular do motor, até a sua parada imediata.

Qual o defeito mais comum no alternador?

Os mais comuns são defeitos na placa de tensão e no rotor.

Quais são os sinais de que um alternador pode estar com problemas?

Sinais de que o alternador do seu carro pode estar com problemas
  1. Luz de advertência no painel. ...
  2. Diminuição da iluminação. ...
  3. Dificuldade para ligar o carro. ...
  4. Perda de potência. ...
  5. Problemas nos acessórios elétricos. ...
  6. Cheiro de queimado. ...
  7. Ruídos estranhos.

Qual o valor da troca da correia do alternador?

O preço de uma correia de alternador varia entre R$ 13,00 e R$ 18,00, tanto para veículos nacionais como importados. A troca da correia deve acontecer a cada 20 mil quilômetros, mas pode acontecer antes ou até muito depois dessa marca ser atingida.

Para que serve o tensor do alternador?

O que é o tensor do alternador? De acordo com especialistas do ramo automotivo, o tensor do alternador é a peça responsável por transmitir a força de um componente a outro. É também a ferramenta responsável pelo trabalho do alternador, peça que tem a função de gerar a energia que fica armazenada na bateria do veículo.

Qual a melhor marca do tensor?

Tensor e Polia
  • Bosch.
  • Continental.
  • Continental Correias.
  • Contitech.
  • DAYCO.
  • Gates.
  • INA.
  • Newparts.

É necessário trocar tensor da correia dentada?

Portanto, é altamente recomendável substituir o rolamento tensionador sempre que realizar a troca da correia dentada. Essa medida preventiva garantirá que a nova correia opere com a tensão adequada, reduzindo significativamente o risco de falhas e danos ao motor.

Pode andar com o carro sem a correia do alternador?

Correia do Alternador

A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro. Se ela arrebenta, a bateria deixa de ser carregada e, em pouco tempo, o veículo para de funcionar.

Quantos quilômetros dura um alternador?

Apesar de apresentar uma alta durabilidade, funcionando bem por cerca de 200 mil quilômetros, os itens que compõem o alternador tendem a se desgastar com o tempo e apresentar alguns problemas.

O que acontece quando a correia do alternador está folgada?

Se uma correia não for tensionada corretamente, ela ficará muito solta ou muito apertada na polia. Uma correia que está muito frouxa em uma polia causará deslizamento, o que leva ao aumento de calor devido ao atrito. Esse calor danificará suas correias de borracha e fará com que elas rachem e quebrem.

Quais são as 3 correias do motor?

TIPOS DE CORREIA DO CARRO
  1. Correia dentada. Tipo mais famoso e conhecido, a correia dentada é o modelo de maior importância, pois liga o eixo-comando das válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando as peças. ...
  2. Correia do alternador. ...
  3. Correia do ar-condicionado. ...
  4. Correia da direção hidráulica.

Como saber se está na hora de trocar a correia dentada?

Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.

Porque trocar a correia do alternador?

Quando substituir a correia do alternador ou acessórios

Outra coisa a ter em mente sobre a correia do alternador do seu carro é que ela deve ser substituída quando necessário, porque se a correia de acessório quebrar, isso pode fazer com que o alternador e todos os elementos que são acionados por ela parem.

Qual o valor da mão de obra para trocar a correia dentada?

A mão de obra para troca da correia dentada do Uno Mille custa, segundo a pesquisa, entre R$ 60 e R$ 260, variação de 333%.

Quantos mil km aguenta uma correia dentada?

O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos.

Qual a diferença de correia dentada e correia do alternador?

Em resumo, a correia dentada é responsável por sincronizar o movimento dos pistões e das válvulas do motor, enquanto a correia serpentina é responsável por acionar os sistemas secundários do veículo.

Artigo anterior
O que passar no cabelo descolorido para hidratar?
Artigo seguinte
Qual o valor da primeira escritura?