O que é Variadex?

Perguntado por: Raquel Viviane Melo de Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

O que é o método variadex? É um método de ordenação que tem por eixo as letras do alfabeto representadas por cores diferentes. Nesse método são utilizadas cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localização de documentos.

O que é o método Variadex?

Método de ordenação que tem por eixo as letras do alfabeto representadas por cores diferentes.

O que é o método geográfico?

Método geográfico

Esse método é aquele usado quando os documentos apresentam a sua organização por meio do local, isto é, quando a empresa escolhe classificar os documentos a partir de seu local de origem.

O que é um arquivo geográfico?

O método de arquivamento geográfico é aquele usado quando se deseja ordenar a documentação de acordo com a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição, ou seja, são organizados pela procedência ou local de origem (cidade, estado ou país).

O que é método duplex?

Resolução: o método duplex faz parte do sistema ideográfico numérico e é uma junção com o método alfabético enciclopédico, pois só necessita acrescentar a numeração das classes. Além disso, não podemos esquecer da característica dos números justapostos com traços de união.

MÉTODO VARIADEX ARQUIVOLOGIA III PERÍODO UFPB

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de ordenação geográfica?

Quais são os métodos de arquivamento?
  • Alfabético. Esse é um dos métodos mais conhecidos, que organiza os documentos pela ordem alfabética, tornando a consulta aos arquivos mais intuitiva. ...
  • Numérico. Nesse caso, é preciso atribuir números aos documentos, que serão organizados seguindo essa ordem. ...
  • Geográfico. ...
  • Ideográfico.

Qual a diferença entre um método numérico duplex e numérico decimal?

Método numérico duplex

É parecido com método decimal por ser também hierarquizado, mas no duplex não tem a limitação de 10 divisões por nível, ou seja, não tem limitação de níveis/ classes. Outra diferença é que os algarismos são separados por traço e não por ponto como no decimal.

Quais são os tipos de arquivos que existem?

Quais são os principais tipos de formatos de arquivos?
  1. TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
  2. DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
  3. PDF. ...
  4. PPT. ...
  5. JPEG. ...
  6. PNG. ...
  7. EPS. ...
  8. PSD, CDR e AI.

Quais são as formas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

Quais são as classificações dos arquivos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais as vantagens do método geográfico?

Método geográfico

Quando os documentos são organizados por estado ou país, eles devem ser ordenados alfabeticamente. Assim, fica mais fácil localizá-los depois. O mesmo vale para as cidades de um mesmo estado ou país: sempre postas em ordem alfabética.

O que é o método alfanumérico?

Método alfanumérico

Método de ordenação que usa a combinação de letras e números. Combi- na a simplicidade do método alfabético com a rapidez do numérico. Divide- -se em decimal, automático e automático moderno.

O que é o método ideográfico ou temático?

Método ideográfico ou temático

Esse método ordena os documentos por assuntos. A classificação é feita pelos assuntos básicos ou temas que admitem diversas composições.

Quais os métodos de arquivamento básicos e padronizados?

São determinados pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade, dividindo-se em sistemas básicos e padronizados. O básico contempla os métodos alfabético, geográfico, numérico e ideográfico; o padronizado abrange os métodos variadex, soundex, rôneo e automático.

Para que serve o arquivo corrente?

O arquivo corrente é aquele arquivo que ainda está em uso e ainda é utilizado com frequência, sendo importantes para as atividades da empresa e são alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.

O que são técnicas de arquivamento?

As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.

Qual a melhor forma de arquivar documentos?

COMO FAZER O ARQUIVAMENTO CORRETO DOS DOCUMENTOS
  1. Guarde os documentos em ordem crescente.
  2. Atenção ao prazo de guarda.
  3. Digitalize os documentos.
  4. Use a microfilmagem.
  5. Estruture o espaço físico para possibilitar a movimentação dos arquivos.

Quais os tipos de arquivos e suas funções?

Os arquivos são divididos de acordo com as instituições que os mantêm, ou seja: Arquivos públicos: são originários das esferas municipais, estaduais e federais. Arquivos privados: referem-se aos arquivos originários de empresas, arquivos pessoais, escolas, igrejas, clubes dentre outros.

O que é arquivo exemplos?

O que é arquivo

No caso das pessoas físicas, o conceito se torna um pouco mais básico. Ao ter uma parcela de seus documentos pessoais reunidos em um local (RG, CNH, certidões, entre outros), já pode-se dizer que, de certa forma, temos um exemplo de arquivo pessoal.

Quais são os tipos de arquivos Arquivologia?

Quanto ao gênero, um arquivo pode ser classificado em:
  • textual: manuscritos, datilografados ou impressos.
  • cartográfico: mapas, plantas, entre outros.
  • filmográfico: fitas magnéticas de imagens ou películas cinematográficas.
  • sonoro: registros fonográficos.
  • micrográfico: suporte fílmico.

Qual a diferença entre os sistemas de arquivamento direto e indireto?

Sistema direto: abrange métodos que permitem o acesso direto ao documento, ao local de guarda do mesmo, sem o auxílio de índices ou outros instrumentos; Sistema indireto: envolve métodos que tornam necessária a utilização de índices ou códigos para se ter acesso ao documento.

Qual a diferença entre arquivo físico e digital?

O Arquivo físico é o armazenamento de documentos como papéis oficiais, contratos, notas fiscais entre outros. O local físico onde os documentos impressos são armazenados é um exemplo de arquivo físico. O Arquivo digital é o conjunto de documentos armazenados em softwares de gestão ou em pastas virtuais.

Como é constituído o método numérico simples?

O método numérico simples de arquivamento consiste na atribuição de um número a cada pessoa, seja ela física ou jurídica, em que a organização das fichas ou pastas obedecem a ordem de entrada, sem qualquer preocupação com ordenação alfabética, pois terá um índice remissivo em ordem alfabética e relacionando o número de ...

O que é ordem geográfica?

Ordem geográfica indica a ordenação a ser usada em relatórios que permitem visualização de várias instituições de ensino.

Como organizar arquivos em ordem alfabética?

Organize os documentos por ordem alfabética de acordo com o nome no índice. Geralmente, segue-se a sequência normal das letras, indo de A (primeira) a Z (última). Use informações cada vez mais específicas para distinguir e separar arquivos.

Artigo anterior
Qual o objetivo principal da teoria da contingência?
Artigo seguinte
Pode ter 2 Wi-Fi na mesma casa?