Quais perguntas fazer em um interrogatório?

Perguntado por: Cristiano Ivan Antunes  |  Última atualização: 11. März 2025
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

Algumas perguntas importantes são:
  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

O que perguntar em uma oitiva?

Inquirir uma testemunha não é fazer perguntas aleatórias. Tudo deve ser pensado, pois, lembre-se, o que a testemunha diz é um meio de prova. Portanto, faça perguntas estratégicas, com um propósito, e só pergunte aquilo que irá te levar ao seu objetivo, ou seja, fundamentar a sua tese defensiva.

Quais são as etapas do interrogatório?

1) O interrogatório judicial é dividido em duas fases: a primeira, relativa à qualificação do réu; a segunda, relativa à versão dos fatos. Quanto à primeira fase do interrogatório (qualificação), prevalece que o acusado não tem o direito ao silêncio.

Quem inicia o interrogatório do réu?

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.

Como fazer uma boa acusação?

Ele deve apresentar as evidências e testemunhas de maneira clara e coerente, e argumentar de forma persuasiva que o acusado é culpado. Ele também deve evitar qualquer tipo de linguagem argumentativa ou discurso inflamatório que possa prejudicar a imparcialidade do júri.

Como preparar as perguntas para a audiência de instrução e julgamento criminal?#7

22 questões relacionadas encontradas

O que não pode faltar na resposta a acusação?

Na resposta à acusação, o advogado deve procurar por teses absolutórias, que podem ser benéficas para o processo. Importante ressaltar que por ser antes da audiência de instrução, o pedido de absolvição é sumário, portanto, é previsto em artigo diferente das teses absolutórias comuns, sendo observados no art.

Como um Promotor deve falar?

O Promotor do Júri não deve dizer que será breve e que todos os jurados poderão ir embora mais cedo, pois, caso o discurso seja longo, a promessa simplesmente não será cumprida. Antes de descrever cada parte do discurso, é preciso mencionar algo sobre os cumprimentos iniciais ao juiz, ao defensor e aos jurados.

Como é feito o interrogatório do acusado?

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

Quem pergunta primeiro no interrogatório?

Atualmente, conforme o Código de Processo Civil (Lei 5.869/73), o juiz interroga a testemunha em primeiro lugar. Depois, as partes podem formular perguntas para esclarecer ou completar o depoimento, mas sempre por intermédio do juiz.

Como elaborar perguntas para testemunhas?

O seu rol de perguntas para a testemunha ficaria assim então:
  1. Locais de trabalho do reclamante?
  2. Ele estava autorizado a entrar no frigorífico?
  3. Para fazer o que?
  4. Quanto tempo durava a tarefa dentro do ambiente frio?
  5. Via o reclamante usando os EPI's?
  6. Quais?
  7. A tarefa no frigorífico era dividida entre quantas pessoas?

O que o juiz pergunta ao réu?

É um ato pelo qual no Processo Penal o juiz indaga ao réu sobre a acusação que lhe é feita, ou seja, sobre o fato objeto do processo e sobre os dados de sua qualificação pessoal.

Quais os direitos do acusado ao ser interrogado?

Em situações que o interrogado não possa ser acompanhado em Delegacia por um Advogado constituído, é direito seu ter consigo um Defensor Público, em total respeito ao direito da ampla defesa e do contraditório, forte no inciso LV (55), e artigo 134, da CF.

Quanto tempo pode durar um interrogatório?

O tempo e a duração do depoimento podem variar. Alguns depoimentos são breves, enquanto outros podem se estender por horas.

Como fazer uma pergunta objetiva?

Qual a melhor forma de fazer perguntas?
  1. PREPARE-SE ANTECIPADAMENTE.
  2. ESCUTE MUITO BEM ATÉ O FIM.
  3. SEJA CASUAL.
  4. FAÇA PERGUNTAS SIMPLES.
  5. TENHA HONESTIDADE.
  6. GENUINIDADE E ESPONTANEIDADE.
  7. ALTERE ENTRE PERGUNTES ABERTAS E FECHADAS.
  8. ABORDAGEM PESSIMISTA PARA RESPOSTAS SINCERAS.

Quais são as perguntas básicas de uma investigação?

Neste processo, é vital fazer indagações como: o que foi feito anteriormente e mais recentemente?; como se realizaram estes estudos?; que hipóteses se provaram?

O que não dizer em uma audiência?

O que não falar numa audiência?
  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

Como funciona o interrogatório?

O interrogatório constitui meio de prova e, como conseqüência, também recurso de defesa, daí a sua importância como ato processual feito entre o juiz e a pessoa do acusado, em que aquele tem o primeiro contato pessoal com o denunciado. É o princípio da imediação, em que é exigido o contato do juiz com as partes.

Em que consiste o interrogatório?

Celso de Mello, julgado em 4.8.2009, publicado no DJ em 11.9.2009). Não temos dúvidas também de que interrogatório é ato de defesa e que o réu nem é obrigado a comparecer ao ato perante o juiz. Se comparecer, tem o direito também de permanecer em silêncio.

Quem faz o interrogatório?

Você sabe o que é? Existe o interrogatório como ato processual e o interrogatório policial, executado pela autoridade policial (delegado).

Quais são as perguntas feitas a testemunhas de defesa?

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil
  • A quanto tempo conhece o Réu?
  • Qual o seu vínculo com o Réu? ...
  • Sabe dizer como é a relação do Réu com os pais, esposa/companheira (0), filho (a), vizinhança?
  • Sabe dizer se o Réu trabalha ou estuda? ...
  • O Réu é bem visto por todos na vizinhança ou no trabalho ?

O que vem depois do interrogatório?

Depois o acusado será interrogado e, por último, as alegações. As alegações serão orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa por 20 minutos, prorrogáveis por mais 10 minutos. Havendo mais de um acusado, o tempo previsto para acusação em defesa será in- dividual.

O que acontece depois do interrogatório?

O caput do presente dispositivo é expresso ao dizer que o acusado será qualificado e interrogado na presença de seu defensor, constituído ou nomeado. Após proceder ao interrogatório, a palavra é dada ao defensor para reperguntas (artigo 188).

Como cumprimentar os jurados?

Apêndice I. Modelos de Saudações no Plenário do Júri
  1. Ao juiz presidente: “Exmo. Sr. Presidente deste Egrégio 1º Tribunal do Júri, da Comarca de São Paulo, Dr. Alberto Anderson Filho:
  2. Ao promotor de justiça: “Exmo. Sr. Dr. ...
  3. Ao defensor: “Exmo. Sr. Dr.

Como saudar o juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Como cumprimentar no Tribunal do Júri?

JUIZES: Gostaria de dirigir os cumprimentos aos Excelentíssimos Doutores Presidentes desse Egrégio Tribunal do Júri, assim como parabeniza-los pelo excelente trabalho que Vossas Excelências vêm desenvolvendo nessa Comarca, a qual tenho plena convicção de que está sendo muito bem representada pelos Senhores.

Artigo anterior
Como ocorre o processo de neutralização?
Artigo seguinte
Como calcular o VPP e VP?