O que é uma substância explosiva?

Perguntado por: William Jesus de Pacheco  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Uma substância explosiva é uma substância sólida ou líquida (ou mistura de substâncias) que é, por si só, capaz por reação química de produzir gás a tal temperatura e pressão ea uma velocidade tal que cause danos ao ambiente.

Quais são as substâncias explosivas?

Exemplos de explosivos elevados incluem ANFO (mistura de nitrato de amônio e fuelóleo), dinamite, nitroglicerina, PETN (tetranitrato de pentaeritritol), ácido pícrico e TNT (trinitrotolueno). Eles fornecem a força explosiva entregue por granadas de mão, bombas e conchas de artilharia.

O que é explosivos exemplos?

EXEMPLOS: pólvora, explosivos em geral, munições de qualquer calibre ou finalidade, fogos de artifício, etc. RISCOS: rompimento do corpo e válvula do cilindro, explosão, incêndio, congelamento, asfixia, envenenamento, etc. EXEMPLOS: GLP, GNV, butano, propano, spray em geral, freon, C02, nitrogênio líquido, 02, etc.

Qual a substância mais explosiva?

Considerado como a substância química mais explosiva já criada, a aziroazida azida é composta por moléculas com 14 átomos de nitrogênio, a maioria deles ligados entre si por meio de ligações sucessivas extraordinariamente instáveis.

Quais tipos de explosivos?

Esses explosivos são comumente utilizados no desmonte de rochas. Como exemplo de explosivo dessa classificação têm-se a nitroglicerina, a nitrocelulose, a nitroguanidina, a PETN, o TNT, o tetril, o ácido pícrico e o ANFO.

Curiosidades #1 - Explosivos famosos (pólvora, nitroglicerina, dinamite e TNT)

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os explosivos primários?

Explosivos primários incluem:
  • Hexametileno-triperóxido-diamina (HMTD)
  • Azida de chumbo.
  • Estifnato de chumbo.
  • Picrato de chumbo.
  • Fulminato de mercúrio.
  • Tricloreto de nitrogênio.
  • Tri-iodeto de nitrogênio.
  • Azida de prata.

O que são explosivos segundo a NR 19?

19.3.1 Para fins desta Norma, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Qual o gás mais explosivo do mundo?

A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 – e um dos explosivos químicos mais potentes que existem.

O que pode causar uma explosão?

O que causa o risco de explosão? Em geral, os locais que apresentam risco de explosão são chamados de áreas classificadas. São ambientes que possuem uma atmosfera explosiva, ou seja, possuem substâncias no ar (como gases e poeiras) que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram explosão.

Qual substância explode em contato com a água?

O sódio é um dos metais alcalinos altamente reativos. Na sua forma pura, o metal macio e brilhante reage com a água para formar hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogênio gasoso (H₂). A reação também libera muito calor, o suficiente para queimar o gás hidrogênio – por isso ocorre a explosão.

Como são feitos os explosivos?

Existem diferentes tipos, de variadas composições químicas, mas todos eles são feitos de substâncias inflamáveis que, uma vez incendiadas, liberam gases de alta temperatura com uma pressão violenta. ... Para torná-la mais segura, a substância passou a ser misturada com outros componentes.

O que significa explosividade?

A explosividade, também designada por inflamabilidade, consiste no desencadeamento de um processo de combustão (reação de uma substância com o oxigénio) ao ultrapassar uma determinada temperatura (ponto de inflamação), por ação do calor ou de catalisadores.

Como é feita uma explosão?

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Quais são as substâncias químicas perigosas?

Produtos químicos perigosos
  • Classe 1 – Explosivos. ...
  • Classe 2 – Gases. ...
  • Classe 3- Líquidos Inflamáveis. ...
  • Classe 4 – Sólidos Inflamáveis. ...
  • Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos. ...
  • Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes. ...
  • Classe 7 – Material Radioativo. ...
  • Classe 8 – Corrosivos.

Quais são as substâncias tóxicas?

São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.

Quais são os produtos químicos perigosos?

São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica).

Qual é a velocidade de uma explosão?

Velocidade: a explosão é uma reação química rápida que inicia em um ponto da massa do explosivo, e se propaga por essa massa produzindo luz, calor e gases. Supondo cilíndrica a forma do explosivo, é medida ao longo da altura do cilindro, e pode variar de 1500 a 7500 m/s.

Qual gás e explosivo?

Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis. Estes ardem quando misturados com um oxidante e aproximados de uma fonte de ignição.

O que a nitroglicerina faz?

A nitroglicerina é um composto altamente instável e explosivo, sendo obtido por meio do tratamento do glicerol com uma mistura sulfonídrica (ácido sulfúrico com ácido nítrico). O glicerol sofre nitrificação, isto é, uma reação de substituição de três radicais por grupos nitro (NO3), formando a trinitroglicerina.

Como é feito o RDX?

Nitrocelulose é o resultado da reação entre linters (celulose de algodão) purificados e branqueados e ácido nítrico misturado com ácido sulfúrico. É um material fibroso, cor branca, umedecido em água, utilizada para a fabricação de pólvoras de base simples e de base dupla.

Qual NR fala sobre explosivos?

Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-19 é composta por medidas de proteção para o processo de fabricação, armazenamento e transporte de explosivos em geral, definindo ainda medidas de proteção para a atividade específica de fogos de artifícios.

Qual NR orienta sobre o trabalho com explosivos?

Como todas as Normas Regulamentadoras, a NR 19 é fundamental para a Segurança do Trabalho. Isso porque ela determina todas as medidas de controle de risco para a proteção dos trabalhadores que atuam com Explosivos.

Qual a Norma Regulamentadora que trata de explosivos?

A Norma Regulamentadora 19 (NR 19) considera o explosivo um material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Artigo anterior
Qual é o velho mais velho do mundo?
Artigo seguinte
Como dar em cima dele pelo WhatsApp?