Quando foi o movimento de reconceituação do Serviço Social?
Perguntado por: Nicole Alice Sousa de Carvalho | Última atualização: 13. Januar 2022Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
O que foi o Movimento de reconceituação do Serviço Social passei direto?
O Movimento de Reconceituação foi um marco histórico do Serviço Social, pois é através desse movimento que se pensou um novo modelo de atuação, porque anteriormente o Serviço Social era visto como assistencialista.
Quanto tempo durou o Movimento de reconceituação do Serviço Social?
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.
O que marcou a década de 1960 a 1980 para o Serviço Social?
A renovação do Serviço Social brasileiro teve sua origem em meados da década de 1960 e apresentou três tendências: a) a modernizadora, alicerçada nos documentos de Araxá e Teresópolis, em que o Serviço Social é concebido como instrumento de intervenção a ser operacionalizado nos marcos de manutenção do capitalismo; b) ...
O que foi a reconceituação?
RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO / RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Quando surge o movimento de reconceituação?
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
O que foi o documento de Araxá Serviço Social?
O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. ...
O que aconteceu em 1960 no Serviço Social?
Na década de 1960, acontece a expansão da profissão do assistente social. Essa época é a renovação do serviço social, época também em que grandes mudanças ocorreram na vida social, econômica, política e cultural brasileira.
Foram encontros importantes para a renovação do Serviço Social?
A perspectiva modernizadora do Serviço Social foi consolidada em dois Seminários de Teorização do Serviço Social: o Seminário de Araxá (em 1967) e o Seminário de Teresópolis (em 1970). Estes seminários foram organizados pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBCISS).
Quais fatores determinam a origem da profissão de Serviço Social?
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
Quais as três vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?
Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.
Quais são as três vertentes do Serviço Social?
O processo de renovação do Serviço Social brasileiro, deixa transparecer três vertentes (Perspectiva Modernizadora, a Reatualização do Conservadorismo e a Intenção de Ruptura) que representam modificações para o Serviço Social.
O que foi o movimento de reconceituação e em que cenário Ele se manifesta primeiramente no Brasil?
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.
Quais são as características do método BH?
Fundamental contextualizar que o método BH está situado no Movimento de Reconceituação do serviço social que tem três fases: Modernização Conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
Quais são as características do serviço social tradicional?
Este serviço social tradicional pode ser facilmente caracterizado por seu desempenho profissional assistemático, intuitivo, carente de procedimentos técnico-ciêntificos bem determinados e rigorosos, informado por valores de cunho liberal, voltado a correção(numa perspectiva claramente funcionalista) das chamadas “ ...
Quando surgiu a primeira escola de serviço social na América Latina?
No contexto latino-americano, as primeiras sinalizações do Serviço Social remetem a meados de 1925, quando "foi criada a primeira escola dessa especialidade em Santiago, no Chile".
Como se deu o processo de renovação do serviço social?
De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.
Qual foi a principal conquista do Serviço Social em seu processo de renovação?
Neste contexto, Netto (2005) diz que a principal conquista do Movimento de Reconceituação foi a recusa dos assistentes sociais em caracterizar-se exclusivamente em agentes técnicos, executores das políticas sociais.
Qual importante documento do Serviço Social surge em 1964 época da ditadura militar?
Apenas a alternativa II está correta Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social - Dimensão Histórica Entre as opções a seguir qual importante documento do serviço social surge em 1964, época da ditadura militar? B Documento de Araxá.
Quais as características do Serviço Social até o início da década de 1950?
Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.
O que foi a reformulação do Serviço Social?
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Quem foi a primeira assistente social do mundo?
Quem foi Maria Josephina Rabello Albano.
O que é Seminário de Araxá?
constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis.
Quais as principais características do documento de Araxá?
O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.
Qual esclarecimento traz o documento de Araxá?
Araxá e Teresópolis Conclusão: O documento de Araxá significou para o serviço social: A primeira expressão do movimento de reconceituação; uma tensão entre o tradicional e o moderno; uma definição do serviço social como técnica social, no plano da especulação prática, um instrumento no processo de desenvolvimento; ...
Quando a glicose pode ser considerada alta?
Quais são as competências tributárias?