O que é uma reabsorção radicular externa?

Perguntado por: Carlota Erica de Martins  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

A reabsorção radicular externa é um processo multifatorial que resulta na perda de estrutura dental, em conseqüência da atividade não- controlada dessas células clásticas presentes no ligamento periodontal [2]. O processo de reabsorção radicular externa ocorre em qualquer lugar ao longo da superfície da raiz.

O que é reabsorção interna e externa?

As reabsorções podem ser classificadas a partir da superfície dental afetada, em: reabsorções externas, quando iniciam na superfície radicular externa; reabsorções internas, quando iniciam nas paredes da cavidade pulpar; e reabsorções internas/externas (perfurante), quando a reabsorção se estabelece nas superfícies ...

O que é Reabsorçao radicular?

A reabsorção radicular constitui uma lesão interna ou externa que promove o encurtamento da raiz dentária e apresenta uma origem multifatorial envolvendo variáveis anatômicas, fisiológicas e genéticas.

O que causa Reabsorcao radicular?

Causas da reabsorção radicular

Quando a reabsorção radicular acontece depois da perda dos dentes de leite, a causa provável é infecção do nervo dentário ou da gengiva, movimento dentário devido ao tratamento ortodôntico, dentes impactados ou bruxismo crônico. No entanto, em alguns casos raros, a causa é desconhecida.

Como parar a reabsorção radicular?

No caso de a reabsorção radicular apresentar envolvimento pulpar, pode ser necessário recorrer ao tratamento endodôntico radical associado, muitas vezes, a cirurgia com remoção do tecido de granulação e preenchimento do defeito causado pela reabsorção.

O QUE FAZER EM CASOS DE REABSORÇÃO EXTERNA POR ORTO? - QUICK TIP ENDOLOVERS

27 questões relacionadas encontradas

Como tratar reabsorção interna?

Esses casos geralmente envolvem a remoção das partes danificadas dos dentes, neutralizando estas áreas com pastas a base de hidróxido de cálcio a fim de proteger as partes sadias e evitar novas reabsorções. Em resumo o tratamento de canal é a conduta adequada para a interrupção das RDI.

Qual o tratamento para reabsorção interna?

No caso de reabsorção inflamatória interna, o tratamento endodôntico é a primeira escolha, no qual deverá remover todo o tecido pulpar, assim como o de granulação (SIQUEIRA; GUIMARÃES-PINTO, ROÇAS, 2007; PATEL et al., 2010).

O que acontece quando a raiz do dente diminui?

O encurtamento da raiz também está associado com um histórico de tratamento ortodôntico. Além disso, existem condições médicas, como os desequilíbrios do metabolismo de cálcio e fosfato e doença metastática, que encurtam as raízes dos dentes. Um exemplo é o osteossarcoma com metástase para a cavidade oral.

Tem como recuperar a raiz do dente?

Depende. A localização da fratura acima da margem óssea alveolar e manutenção da integridade estrutural do dente afetado, por exemplo, permite a recuperação da raiz dentária fraturada ou quebrada através de restaturação em resina composta.

É normal os dentes ficam moles por causa do aparelho?

Alexandre garante que não há motivos para se preocupar. “Apesar de ficarem moles por algum tempo, após a ativação do aparelho ortodôntico os dentes voltam ao normal. Essa mobilidade pode durar alguns dias ou até a próxima consulta.

O que é uma reabsorção?

substantivo feminino Ação ou efeito de reabsorver, de absorver de novo, de incorporar novamente: reabsorção da água pelo solo. [Medicina] Capacidade que tem o organismo de absorver substâncias pela só influência das forças vitais: reabsorção de um exsudato.

O que é reabsorção interna do dente?

A reabsorção radicular interna é uma lesão que ocorre no interior do espaço pulpar. A sua etiologia pode ser devi- da a traumatismos, à preparação de coroas ou a pulpoto- mias. Os testes de sensibilidade geralmente são positivos.

O que é reabsorção óssea dentária?

A reabsorção do osso gera o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam aquele dente, porque não há nada que sustente a região afetada. Esse é um processo progressivo irreversível crônico, cumulativo e em espiral: quanto mais tempo essa situação se mantiver, pior o quadro em geral.

O que é reabsorção cervical?

Reabsorção cervical invasiva (RCI) é um tipo de reabsorção patológica que acomete externamente a região cervical radicular, logo abaixo do epitélio juncional, e caracteriza-se pela substituição da estrutura mineralizada dental por um tecido de granulação altamente vascularizado ou um tecido fibroso semelhante ao osso.

Tem como parar a perda óssea?

Como citado anteriormente, a doença não pode ser revertida. Mas, existem tratamentos para garantir a vivacidade e funcionalidade da boca em casos de perda óssea dentária. Em quadros clínicos mais brandos o tratamentos aplicado é uma limpeza profunda feita pelo dentista.

Como extrair a raiz de um dente quebrado?

Uma extração simples é realizada em um dente que esteja visível na boca. Cirurgiões dentistas normalmente realizam esse tipo de extração. Em uma extração simples, o dentista luxa o dente com um instrumento chamado fórceps. Em seguida, ele usa um instrumento chamado forceps para remover o dente.

Quanto custa a reconstrução de um dente?

O valor da restauração de dente pode variar de dentista para dentista e de clínica em clínica, além de variar quanto as necessidades do paciente e quanto as particularidades do caso. Logo, o procedimento de restauração de dente pode variar de R$ 100 (cem reais) a R$ 300 (trezentos reais) por dente.

O que causa encurtamento da raiz do dente?

A reabsorção da raiz ocorre por uma lesão que leva ao encurtamento da mesma. Pode ocorrer por uma doença na polpa do dente, traumas, infecções, aparelhos ortodônticos sem manutenção ou por periodontite, que é uma doença da gengiva. A periodontite, quando é muito severa, pode amolecer o osso levando à perda do dente.

O que é encurtamento da raiz do dente?

Primeiramente, vale explicar o que é o encurtamento da raiz do dente. Esse processo é identificado como uma diminuição da raiz, ou seja, uma reabsorção radicular. O dentista esclarece que isto acontece pela aplicação de uma força excessiva no tratamento ortodôntico, que gera um estímulo inflamatório.

Quando o dente não tem mais raiz?

Reabsorção radicular pode provocar perda dentária

A reabsorção radicular pode apresentar muitos riscos para a saúde bucal. “As consequências podem ser de uma simples mobilidade até mesmo a perda de um elemento, caso não seja diagnosticado e tratado da forma correta”, explica o cirurgião-dentista.

Qual o aspecto radiográfico de uma reabsorção radicular interna?

Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida, simétrica, com margens nítidas, regulares e bem definidas, de formato arrredondado ou oval, variando no tamanho e na localização11. Na área da reabsorção o canal radicular perde seu contorno original14; podem ser encontradas formas ovais e assimétricas.

Como ocorre a reabsorção externa inflamatória qual a sua causa e tratamento mais adequado a ser realizado?

A reabsorção radicular externa é um processo multifatorial que resulta na perda de estrutura dental, em conseqüência da atividade não- controlada dessas células clásticas presentes no ligamento periodontal [2]. O processo de reabsorção radicular externa ocorre em qualquer lugar ao longo da superfície da raiz.

Quem tem reabsorção radicular pode usar aparelho?

Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. Caso contrário é contra indicado. Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.

O que é Dilaceraçao radicular no dente?

A dilaceração radicular é uma anomalia dentária de forma caracterizada por uma curvatura anormal na raiz em relação a coroa do dente, pode ser encontrada na literatura como acotovelamento dentário, fratura traumática intrafolicular, luxação traumática intrafolicular, desvio ou curva na relação linear da coroa de um ...

Quais os sintomas de perda óssea?

Alguns sinais são importantes para identificar sintomas da perda óssea.
...
Principal causa da perda óssea
  • Sangramento da gengiva ao escovar os dentes;
  • Mau hálito;
  • Gengiva com aspecto inchado e coloração muito vermelha;
  • Dentes moles;
  • Dor de dente.

Artigo anterior
O que é fundoscopia ocular?
Artigo seguinte
Qual a importância do mapeamento de processos?