Como é feita a pulpotomia?

Perguntado por: Beatriz Silva Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .

Como é feito a pulpotomia?

A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento. Depois que o dentista ou endodontista remove a polpa danificada, a área interna do dente é desinfetada e, em seguida, preenchida com um material inerte.

Quando é indicado pulpotomia?

A principal indicação da pulpotomia em dentes permanentes está relacionada a unidades que apresentam rizogênese incompleta. Nestes casos, o sucesso do procedimento possibilita o crescimento radicular e a formação de dentina e, consequentemente, o reforço das raízes.

Qual o passo a passo para a realização da Pulpectomia?

As etapas da remoção da polpa dentária são:
  1. Diagnóstico e escolha do procedimento da pulpectomia como melhor caminho;
  2. No ambiente higienizado, o dentista retira a polpa do dente com instrumentos odontológicos;
  3. Com a retirada, há a limpeza e higienização das paredes internas e do canal radicular;

O que é pulpotomia e Pulpectomia?

Pulpotomia: remoção da porção coronária da polpa, mantendo a porção radicular quando ela é passível de se manter viável e sem infecção. Já nas dores espontâneas, podemos pensar em duas opções: pulpite irreversível ou necrose pulpar. Em ambos os casos o tratamento mais adequado é a pulpectomia.

Pulpotomia: Protocolo Clínico | Leonardo Muniz

28 questões relacionadas encontradas

O que é uma pulpotomia?

A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .

O que é Pulpectomia em dente Deciduo?

Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.

Como fazer Pulpectomia em dentes decíduos?

Apresentado de forma líquida e é aplicado sobre o remanescente pulpar com bolinha de algodão e pinça clínica, aplicar durante 5 a 7 minutos.

Como é feito o tratamento expectante?

Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar. Desse modo, remove-se a maior quantidade de tecido cariado possível (com curetas e/ou brocas em baixa rotação).

São indicações clínicas de Pulpectomia?

São indicações clínicas de pulpectomia, EXCETO:
  • a) Todos os casos de enfermidades irreversíveis da polpa dental.
  • b) Insucesso no tratamento conservador da polpa dental.
  • c) Luxação dental acompanhada ou não de fratura coronária.
  • d) Reabsorção interna idiopática.

O que causa pulpite?

Pulpite - causas

De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.

Qual o valor de um retratamento de canal?

“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.

Como é o tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Como é feito o capeamento?

Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.

O que é terapia pulpar?

A terapia pulpar conservadora nos dentes decíduos visa manter a integridade, a vitalidade e a saúde dos dentes e estruturas de suporte, reduzir a necessidade de tratamento endodôntico e mantê-los até o período de esfoliação.

O que é raiz necrosada?

A necrose pulpar é quando a polpa do dente morre devido a uma infecção aguda, geralmente causada por uma cárie não tratada. Quando uma cárie perfura o dente, esta ataca a polpa dentária até a matar, causando a dor intensa que dura alguns dias! A dor desaparece porque o dente é deixado sem terminações nervosas.

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

O que fazer em caso de exposição pulpar?

O tratamento de exposição pulpar busca a sua reparação total e formação de uma camada mineralizada que cubra totalmente a área exposta (SOUZA et al., 2007). O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma.

Como é feito o teste de vitalidade pulpar?

Este exame pode ser feito de maneiras distintas, seja efetuando-se uma leve pressão ou mesmo percussão com o dedo indicador sobre a face incisal ou oclusal dentária ou, ainda, com auxílio do cabo do espelho, de forma vertical e horizontal.

Qual desses medicamentos utilizados para pulpotomia pode ser considerado o menos biocompatível?

Os autores concluíram que, ambos não possuem caráter totalmente biocompatível e que a pulpotomia com glutaraldeído parece ser superior à com formocresol, pois apresenta menor índice de reações pulpares indesejáveis, quando usado tamponado a 2% por um tempo menor ou igual a 5 minutos.

O que é CAD em endodontia?

5- Uma vez processada a radiografia, mede-se o comprimento aparente do instrumento (CAI) e o comprimento aparente do dente (CAD), que nada mais são do que os comprimentos do instrumento e do dente vistos na radiografia, respectivamente.

Como colocar Formocresol?

É importante saber que o formocresol é mais utilizado por endodontistas.
...
Etapas do Procedimento
  1. Na primeira etapa da técnica, o paciente é sedado por meio da aplicação da anestesia local. ...
  2. No segundo passo, o profissional alcança uma outra camada do dente, que é o teto da câmara pulpar, que também será removido.

São contraindicações a realização da pulpotomia em dentes decíduos?

Já as contraindicações desse procedimento são: Dentes que não têm remanescente dental suficiente para ser restaurado ou reabilitado; Dentes que estão no final do ciclo biológico e têm mais de 2/3 de reabsorção fisiológica; Dentes com suporte ósseo comprometido e com rompimento de cripta óssea do sucessor permanente.

Como se faz canal em dente de leite?

O tratamento do canal em dente de leite é realizado de forma muito similar ao dos permanentes. Consiste na abertura da coroa do dente para o acesso à região inflamada, assim, é retirada a polpa e feita a limpeza do canal com o propósito de remover resíduos e bactérias.

O que é rizogênese?

Rizogênese é o processo de formação da raiz do dente. Geralmente, nos dentes permanentes jovens, esse processo ainda esta ocorrendo e a raiz encontra-se incompletamente formada.

Artigo anterior
O que fazer para prevenir a leucemia?
Artigo seguinte
Como fazer a Pré-matrícula?