O que é uma medida profilática?

Perguntado por: Pedro David Barbosa Branco Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

O que é Profilático:
As medidas profiláticas são utilizadas com o intuito de impedir ou reduzir o risco de transmissão de uma doença, protegendo a população da ocorrência ou da evolução de um fenômeno desfavorável à saúde.

O que é medida profilática?

As principais medidas profiláticas, medidas tomadas para evitar a disseminação e contaminação, são muito semelhantes e baseiam-se, principalmente em tratamento da água, medidas de saneamento básico, educação sanitária, identificação e tratamento dos doentes assintomáticos, principalmente daqueles que são manipuladores ...

São exemplos de práticas Profilaticas?

Exemplos: vacinação, exame pré-natal, quimioprofilaxia, eliminação de focos de vetores de doenças, fluoretação da água, distribuição de preservativos, adoção de medidas ergonômicas e ginástica laboral no ambiente de trabalho, etc.

O que é vacinação profilática?

A vacina é considerada um dos métodos de profilaxia mais eficazes. Seu funcionamento consiste em inocular uma pequena amostra do agente causador da doença no organismo do indivíduo. O paciente pode apresentar alguns sintomas de enfermidade nos dias seguintes à aplicação da vacina, mas a recuperação é rápida.

O que é profilaxia e sua importância?

A profilaxia, então, consiste em medidas que visam à contenção da transmissão de doenças em uma população, com ações de combate que consistem desde a conscientização e orientação através de campanhas e mutirões, higienização de alimentos e mãos até a vacinação e medidas pós-exposição, em situações emergenciais.

Medidas Profiláticas - Josivaldo Medeiros

37 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da profilaxia para a saúde?

Na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, realizar o controle para que as doenças não se disseminem.

Qual a importância de higiene e profilaxia?

A Higiene e a Profilaxia tem como principal objetivo a conservação da Saúde e prevenção de Doenças, e você sempre irá escutar ambos os termos juntos, pois simplesmente uma sempre complementa a outra.

Quais são as doenças profiláticas?

Exemplos de doenças específicas sujeitas a Profilaxia
  • Infecções hospitalares.
  • Endocardite infecciosa.
  • SIDA - Síndrome da Imunodeficência Adquirida (AIDS).
  • Sarampo.
  • Tuberculose.
  • Aterosclerose. Fatores de risco para infarto e derrame.
  • Trombose.

Quais os tipos de prevenção?

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

Quais são as medidas preventivas?

Como são classificadas as medidas preventivas? Prevenção primária, secundária e terciária. Período pré-patogênico: - As ações primárias são aplicadas em fases anteriores ao início biológico da doença, e estão dirigidas para a manutenção da saúde.

Quais são os três níveis de prevenção?

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário.
  • Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido. ...
  • Na prevenção secundária, a doença é detectada e tratada precocemente, frequentemente antes de os sintomas estarem presentes, reduzindo assim as consequências sérias.

O que são produtos profiláticos?

Que pode ser usado na prevenção de doenças; preventivo. substantivo masculino Medicamento que pode ser utilizado para prevenir doenças.

Quantos e quais são os níveis de prevenção?

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário. Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido. Vacinações, aconselhamento para mudança dos comportamentos de alto risco e, algumas vezes, quimioprevenção são os tipos de prevenção primária.

Qual a diferença entre prevenção primária e secundária?

Fundamentalmente, prevenção primária é a prevenção propriamente dita, ou seja, tomar medidas antes que a doença ocorra – enquanto prevenção secundária se refere ao tratamento da doença, a fim de evitar maiores complicações.

O que é prevenção em saúde pública?

Rouquayrol e Goldbaum (2003) descrevem que prevenção em saúde pública é a ação antecipada, tendo por objetivo interceptar ou anular a evolução de uma doença.

Como são conhecidas as doenças causadas por vírus?

As doenças causadas por vírus são denominadas de viroses e podem variar desde problemas leves até enfermidades que levam à morte.

O que se entende por higiene e profilaxia?

Profilaxia: Emprego de meios para evitar doenças. (Prevenção) Higiene: A arte de conservar a saúde. Limpeza, asseio.

Qual a importância da higiene para a saúde?

A limpeza correta e regular do corpo é fundamental na prevenção de doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias. Atitudes como lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho diariamente, apesar de serem simples, são de extrema importância em qualquer idade – e não podem cair no esquecimento!

Qual a importância da higiene e profilaxia para a saúde dos pacientes em hospitais?

A higienização hospitalar é fundamental para que pacientes e funcionários trabalhem com saúde e qualidade. Isso previne a contaminação por graves doenças e infecções. Os vírus e bactérias estão presentes no ambiente. Desse modo, a limpeza correta e a desinfecção, evitam a contaminação cruzada.

Quais são os 5 níveis de prevenção?

A posição mais abrangente reconhece cinco níveis: primordial, primária, secundária, terciária e quaternária.
  • Prevenção Primordial. Tem por objectivos evitar a emergência e o estabelecimento de estilos de vida que aumentem o risco de doença. ...
  • Prevenção Primária. ...
  • Prevenção Secundária. ...
  • Prevenção Terciária. ...
  • Prevenção Quaternária.

O que é a prevenção primária secundária e terciária?

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.

Quais são os níveis de prevenção em fisioterapia?

As diretrizes do Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO), definem que a atenção fisioterapêutica deve abranger: acoes preventivas em saude primaria, segundaria e terciaria.

O que quer dizer profilático?

A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.

O que significa suporte profilático e terapêutico?

Deste modo, profilático é o mesmo que prevenir algum mal ou doença por meio de ações e tratamentos específicos. ... Geralmente as ações/medidas profiláticas são estabelecidas conforme se observa o histórico de uma doença com a devida orientação para se evitar possíveis contágios e formas de transmissão.

O que é profilaxia sinônimo?

16 sinônimos de profilaxia para 2 sentidos da palavra profilaxia: Medidas de prevenção higiênica: 1 prevenção, precaução, preservação, higienização, esterilização, desinfecção, limpeza, higiene, asseio, sanidade, saneamento, salubridade, assepsia.

Artigo anterior
Quanto à anulação da sentença arbitral podemos afirmar?
Artigo seguinte
Como funciona a válvula eliminadora de ar?