Qual a diferença principal entre as modalidade de licitação pregão e leilão?

Perguntado por: Raquel Silva de Gonçalves  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Estamos diante de duas modalidades distintas de licitação. Como já bem explicado acima, o LEILÃO é para VENDA de bens móveis inservíveis, e produtos apreendidos ou penhorados, enquanto que o PREGÃO é para COMPRA (aquisição de bens e serviços comuns).

Qual a diferença de pregão e leilão?

Dessa forma, o Leilão passa a ser a modalidade indicada para a alienação de bens independente do valor. Por outro lado, o pregão se firma como a modalidade destinada para a aquisição de bens e serviços comuns, também sem restrições em relação ao valor.

Qual é a diferença entre licitação e pregão?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

Qual a diferença entre as modalidades de licitação?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência; tomada de preços; convite; concurso e leilão. Já o tipo é a forma como será feita a escolha da melhor proposta. E é de extrema importância conhecer esse assunto para preparar sua proposta evitando uma licitação fracassada.

O que é licitação de leilão?

O leilão é a modalidade de licitação que ao invés de contratar bens e serviços para a administração pública como outras modalidades, ele faz a alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o melhor lance.

FASES DA LICITAÇÃO: veja na Lei 14.133/21 o passo a passo para as modalidades PREGÃO e CONCORRÊNCIA

45 questões relacionadas encontradas

O que é a modalidade leilão?

Art. 22 § 5º – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art.

O que é a modalidade pregão?

Podemos definir o pregão como a modalidade de licitação destinada à contratação de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia, sem quaisquer limites de valor. A disputa ocorre em sessão pública, na forma presencial ou eletrônica.

Quais são os 3 tipos de licitação?

Modalidades de Licitação
  • Concorrência.
  • Tomada de preços.
  • Convite.
  • Concurso.
  • Leilão.

Como é feita a licitação por pregão?

O Pregão é uma modalidade de licitação, passível de utilização por todos os entes federados (em alguns casos obrigatório), para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor da contratação. A disputa entre os licitantes é feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

Quais são as modalidades de licitação descreva cada uma delas?

As modalidades de licitação conduzem o processo de compra de produtos e de serviços públicos. Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993.

Qual é a finalidade do pregão?

Qual é a finalidade do pregão? A finalidade é selecionar a melhor proposta; como a finalidade de qualquer modalidade de licitação, é obter a melhor proposta, e a segunda finalidade é viabilizar o princípio da igualdade, como nós já observamos.

Quais são as principais características do pregão?

As características marcantes do “pregão” e que o diferenciam das demais modalidades, podem ser assim resumidas: Inversão das fases: abre-se o envelope proposta e só depois ocorre a fase de habilitação; Após a classificação das propostas escritas realiza-se uma etapa de lances.

Quais são as vantagens do pregão?

O pregão trouxe maior competitividade entre as empresas e reduziu os procedimentos em relação as licitações tradicionais, proporcionando assim mais transparência aos processos administrativos de processos licitatórios, afirma o autor.

O que é pregão exemplo?

O pregão é um modelo de licitação usado por órgãos públicos ou instituições que usam recursos do governo. Em 2002, a lei nº 10.520 regulamento esse modelo de compra de bens, produtos ou serviços. Além disso, as leis 3.555/2000 e 5.450/2005 também garantem a padronização o processo.

Por que se chama pregão?

Entretanto, a origem étimo do vocábulo “pregão”, segundo (De Plácido e Silva 2007), vem do latim preconium, depraeconari, que significa apregoar, proclamar.

O que define a modalidade de licitação?

Por sua vez, a Lei nº 14.133/2021 prevê que a definição da modalidade de licitação deverá ser feita apenas em razão das características de seu objeto, ou seja, daquilo que será, não havendo mais restrições de valores.

Quem faz o pregão?

O pregoeiro é o profissional responsável pela condução dos pregões eletrônicos, desde a publicação do edital até a adjudicação do objeto ao licitante vencedor.

Quando ocorre o pregão?

Às 10h, conforme você acompanhou, é o horário que começa o pregão no mercado à vista, seguindo até às 17h55. Após a etapa de negociações, há a call de fechamento. Ela ocorre das 17h55 às 18h para o mercado à vista e das 17h55 às 18h15 para o mercado de opções.

Como funciona a Lei do pregão?

De acordo com a Lei do Pregão, o profissional pregoeiro deve fazer parte do quadro de servidores do órgão ou da entidade que realiza a licitação. Isso significa que ele deve ser um funcionário público do órgão em questão.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

Pregão é a modalidade de licitação utilizada para fornecimento de bens e serviços comuns aplicáveis a qualquer valor estimado de contratação, sendo a modalidade alternativa ao convite, tomada de preços e concorrência, e a mais utilizada atualmente.

Quais são os 4 tipos de licitação?

São quatro os tipos de licitação: “menor preço”, “maior lance ou oferta”, “melhor técnica” e “técnica e preço”.

Qual o melhor tipo de licitação?

Licitação Melhor Técnica. Enquanto isso, o tipo de licitação de melhor técnica costuma ser usado para contratações específicas, e leva em consideração os trabalhos intelectuais realizados, onde não é possível avaliar somente o preço. Esse critério também não é utilizado em todas as modalidades.

Onde se aplica o pregão?

Em virtude de ser aplicado em compras de bens e serviços comuns, ou seja, não especializados nem complexos, de qualquer valor, o pregão é a categoria de licitação utilizada com mais frequência pelos órgãos públicos.

Quais são as fases do pregão?

Fases de uma licitação: Afinal, o que é pregão?
  • FASE 1 – Preparatória; ...
  • FASE 2 – De divulgação do Edital de licitação; ...
  • FASE 3 – De apresentação de propostas e lances; ...
  • FASE 4 – De julgamento; ...
  • FASE 5 – De habilitação; ...
  • FASE 6 – Recursal; ...
  • FASE 7 – De homologação;

Quando o pregão é obrigatório?

A obrigatoriedade do pregão estendeu-se, com o Decreto Federal n° 5.504 de 5 de agosto de 2005, a todos aqueles que realizarem aquisições/contratações utilizando recursos voluntariamente repassados pela União, abrangendo, inclusive, entes privados que tenham recebido recursos da União através de transferência ...

Artigo anterior
Como fazer um exame de DNA escondido?
Artigo seguinte
Como foi o ataque a Hiroshima e Nagasaki?