O que é uma lesão axonal difusa?

Perguntado por: Núria Rebeca Vaz  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas...

O que é lesão axonal difusa tem cura?

Lesão axonal difusa (DAI sigla em inglês Diffuse Axonal Injury), é uma lesão devastadora do cérebro que ocorre em cerca de 50% das pessoas com traumas graves na cabeça e leva como causa de morte para pessoas com lesões cerebrais traumáticas. DAI também pode afetar pessoas com lesão cerebral leve ou moderada.

Qual o tratamento para lesão axonal difusa?

"Hoje, em toda medicina, ainda não temos nenhum tratamento para a lesão axonal difusa, que é uma das patologias associadas ao trauma cranioencefálico. Tudo que se faz é, literalmente, 'esperar e ver' como ela vai progredir, como o próprio organismo fará a recuperação", afirma o pesquisador.

Quais as sequelas da lesão axonal difusa?

A conseqüência da lesão axonal difusa é o estado de coma, que pode ser definitivo, constituindo o estado vegetativo (também chamado de coma vigil, síndrome apálico ou mutismo acinético). Nos pacientes que se recuperam do coma podem restar seqüelas, como demência, espasticidade e ataxia.

O que é lesão axonal difusa?

A lesão axonal difusa (LAD) é uma das principais formas de lesão traumática encefálica, caracterizada pelo envolvimento das fibras axonais das fibras brancas cerebrais.

LESÃO AXONAL DIFUSA (LAD / DAD) - TCE #5

43 questões relacionadas encontradas

O que significa a palavra axonal?

Significado de Axonal

adjetivo masculino e feminino Relativo ou pertencente a um axônio. Variação de axônico. Etimologia (origem da palavra axonal). áxone + al.

O que é TCE difuso?

A lesão axonal difusa é definida pela perda de consciência por mais de 6 horas devido a um TCE onde não há alterações estruturais, expansivas ou metabólicas que expliquem o rebaixamento do nível de consciência.

Quanto tempo cura contusão?

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.

Como acontece a desaceleração?

Ela acontece quando há uma interrupção súbita de um movimento. O corpo da pessoa fica parado (pelo uso do cinto) mas os órgãos internos mantém a velocidade. Como esses órgãos não estão totalmente presos, eles acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele.

O que significa ausência de lesões expansivas?

Esses termos significam que não tem tumor, abscesso ou mesmo edema importante que empurre um hemisfério cerebral contra o outro. Ou seja, tais anormalidades não estão presentes no exame.

Como identificar um TCE?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

Qual a diferença de contusão e concussão?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

O que é uma concussão cerebral?

Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça.

O que é um hematoma Extradural?

Hematoma extradural ou epidural (HED) é definido como uma coleção sanguínea entre a dura-máter e a tábua óssea interna e é considerado uma emergência neurocirúrgica1-3. Corresponde a cerca de 1% das admissões por traumatismo craniano (TCE) sendo mais comum em homens do que em mulheres (4:1)3-5.

Como determinar desaceleração?

Calcule, como um exemplo, a desaceleração necessária para diminuir a velocidade de um avião em aterrissagem de 300 mph para 60 mph em 30 segundos. As velocidade são 300 x 1,47 = 440 pés por segundo, e 60 x 1,47 = 88 pés por segundo. A redução de velocidade é 300 – 88 = 212 pés por segundo.

Como é a morte por desaceleração?

De acordo com Marcus Nascif, a desaceleração é uma das principais responsáveis pelas mortes em um caso de uma diminuição brusca da velocidade de um corpo em movimento. O corpo da pessoa fica parado, fixo no objeto em movimento (nesse caso, o avião), mas os órgãos internos mantêm a velocidade.

O que é desaceleração do cérebro?

Geralmente resulta de acidentes com veículos motorizados e quedas que causam rápida aceleração e desaceleração da cabeça. O estresse da aceleração e desaceleração faz com que o cérebro seja jogado para frente e para trás e para fora das proeminências localizadas na parte inferior do cérebro.

Qual o melhor remédio para contusão?

Geralmente, o especialista indica medicamentos específicos para o tipo de Contusão, além de Pomadas Anti-inflamatórias para o alívio da dor.
  • Sigma Farma 6.
  • Neo Quimica - Etico 2.
  • Salonpas 2.
  • Cosmed 1.
  • Gelol 1.
  • Laboratorio Bago Do Brasil 1.
  • Mantecorp SkinCare 1.
  • Salonsip 1.

Quanto tempo dói uma pancada?

Depende da gravidade dos ferimentos. A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso.

Qual a diferença de contusão e luxação?

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.

Quais são os tipos de TCE?

O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.

O que o TCE pode causar?

Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro.

Quais são as sequelas do TCE?

Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.

O que quer dizer perda axonal?

A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano. Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas...

O que é uma neuropatia axonal?

Na neuropatia axonal o processo patológico está nos neurônios (sensitivos e motores) que originam os axônios. Os neurônios não conseguem manter a integridade estrutural e funcional dos axônios. As porções mais distais dos axônios sofrem mais precocemente que as proximais.

Artigo anterior
Quais os sintomas de friagem na cabeça?
Artigo seguinte
Qual é a melhor internet Wi-fi do mundo?