O que fazer para agilizar um processo judicial?

Perguntado por: Luciana Helena Lopes Faria  |  Última atualização: 27. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?
  1. Usar os documentos eletrônicos. ...
  2. Enviar peças objetivas. ...
  3. Despachar diretamente com o juiz. ...
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.

O que fazer quando o processo está demorando muito?

  1. Quando um processo está parado, é importante agir prontamente para verificar o motivo da paralisação e buscar soluções para retomar o andamento. ...
  2. Em seguida, é recomendado entrar em contato com o cartório ou secretaria do juízo para obter informações atualizadas sobre o andamento e possíveis pendências.

É possível acelerar um processo judicial?

Acordos e negociações podem resolver a ação na justiça

Em muitas situações, uma das possibilidades que pode dar um término mais rápido a um processo é chegar a um acordo através da negociação entre as partes.

Onde reclamar quando um processo fica parado?

  • Conselho Nacional de Justiça.
  • Endereço: SAF SUL Quadra 2 Lotes 5/6.
  • CEP: 70070-600.
  • Telefone: (61) 2326-5000.
  • CNPJ: 07.421.906/0001-29.

Quanto tempo o processo pode ficar parado?

Quanto tempo o processo pode ficar parado? De acordo com a lei, um processo não deve ficar parado por mais de 30 dias. Além disso, as decisões dos juízes devem ser proferidas entre 5 a 10 dias, e as sentenças devem ser emitidas dentro de 30 dias. Entenda mais aqui.

Como fazer o processo andar

29 questões relacionadas encontradas

O que fazer se o juiz demora para dar a sentença?

A demora no cumprimento da sentença pode ser influenciada por diversos fatores. Recursos protelatórios, morosidade do sistema judiciário, resistência e má-fé do devedor são alguns deles. De toda forma é notável que a sobrecarga de processos e a ineficiência do Poder Judiciário também contribuem para essa demora.

Qual o prazo que o juiz tem para dar a sentença?

Não há um prazo fixo estabelecido em lei para que o juiz profira a sentença, porém, segundo o Artigo 226 do CPC, o magistrado deve proferir a sentença em até 30 dias após a conclusão dos autos.

Como reclamar de um processo que não anda?

Se você tem alguma reclamação em relação à atuação de um juiz, um tribunal, um fórum, você deve procurar, em primeiro lugar, a ouvidoria do respectivo tribunal. Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça.

Como denunciar demora em processo judicial?

Por meio da Ouvidoria do CNJ, o interessado poderá solicitar informações e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios (conforme Resolução n. 432/2021), e registrar pedidos de acesso à informação (nos termos da Lei 12.527/2011).

Quanto tempo um processo pode ficar parado sem movimento?

De acordo com a lei, um processo não deve ficar parado por mais de 30 dias. Além disso, as decisões dos juízes devem ser proferidas entre 5 a 10 dias, e as sentenças devem ser emitidas dentro de 30 dias. Entenda mais aqui.

Por que um processo demora muito?

O excesso de 'judicialização', somado aos vários recursos e à frequente passagem para as instâncias superiores, que têm estrutura e capacidade menores e onde as decisões têm que ser colegiadas – feitas por um grupo de juízes -, acaba travando o sistema.

Qual o processo mais demorado?

Aliás, aqui vai uma curiosidade: o cúmulo das idas e vindas do Judiciário foi notícia em setembro de 2020. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o processo mais demorado da história do Brasil, com 125 anos de duração.

O que fazer quando o advogado não movimenta o processo?

O que Fazer Quando o Advogado Não Movimenta o Processo? Se o seu advogado não estiver movimentando o processo, você pode fazer uma reclamação junto aos órgãos distribuidores e registrar uma reclamação junto à OAB neste link.

Como pedir para dar andamento no processo?

Maneiras de tornar o andamento de processo mais ágil
  1. Conhecer a cultura de trabalho. ...
  2. Conhecer as metas da CNJ. ...
  3. Economizar nas palavras. ...
  4. Conhecer a complexidade do judiciário. ...
  5. Invista em facilidades. ...
  6. Evite deixar que as coisas se acumulem.

É normal um processo ficar parado?

Infelizmente é normal um processo ficar parado durante muito tempo, e isso pode pelos motivos acima explicados. A pesquisa do CNJ de 2023 aponta dados que refletem a necessidade de melhorias na eficiência do sistema judiciário brasileiro, especialmente na concretização das decisões judiciais.

Quando a justiça demora?

A demora da justiça possui diversas causas, não somente uma. Há falta de juízes em algumas unidades judiciárias (comarcas e varas, por exemplo), falta de servidores, falta de equipamentos, falta de treinamento, má gestão de recursos materiais e humanos etc.

Como se comunicar com um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz. Já o "excelentíssimo" deve ser usado para chefes de poder, como o presidente da República e do Congresso Nacional.

O que fazer quando o juiz não julga o processo?

Uma alternativa é tentar resolver junto ao cartório ou conversar com o próprio o Juiz para que a sentença seja proferida.

Quando se deve procurar o Ministério Público?

Qualquer pessoa pode e deve procurar o Ministério Público quando tomar conhecimento de irregularidades cuja apuração seja de atribuição do Ministério Público do Estado do Amazonas. Ou quando o assunto referir-se a alguma insatisfação diante dos serviços oferecidos pela Instituição Ministerial.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quando o processo está concluso para sentença quanto tempo demora?

Agora que você entendeu o significado de “Conclusos para a Sentença”, fica a dúvida: quanto tempo demora para o Juiz dar a sentença do Processo? Segundo a Lei brasileira (Código de Processo Civil), o Juiz pode proferir a Sentença em até 30 dias: Art. 226.

O que significa quando o processo está concluso?

Em processo declarativo, o processo é concluso ao juiz depois de encerrada a audiência final, para ser proferida sentença ou, se não se julgar suficientemente esclarecido, o juiz ordenar a reabertura da audiência, ouvindo as pessoas que entender e ordenando as demais diligências necessárias (artigo 607.º do Código do ...

Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quantas vezes uma pessoa pode recorrer em um processo?

É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Quanto tempo demora um processo no Juizado Especial Federal?

No sistema do juizado especial estadual esse prazo de tramitação média do processo (ajuizamento até baixa) é de 1 ano e 2 meses; no sistema do juizado especial federal, é de 11 meses.

Artigo anterior
Qual o verdadeiro poder de Ichigo?
Artigo seguinte
Como o PCC consegue lavar o dinheiro?