O que é hepatite A aguda?

Perguntado por: Valentim Leonardo Pinho  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

Hepatite A aguda é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite A com duração inferior a seis meses. Em geral, a hepatite A se espalha quando as pessoas ingerem algo contaminado com fezes de uma pessoa infectada.

Qual é a hepatite aguda?

A hepatite viral aguda é uma inflamação do fígado provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas. Há desde nenhum sintoma a sintomas muito graves.

O que pode causar uma hepatite aguda?

A hepatite aguda é definida como uma inflamação do fígado que na maior parte dos casos inicia-se subitamente, durando apenas algumas semanas. Existem diversas causas para a hepatite, que incluem infecções por vírus, uso de medicamentos, alcoolismo ou doenças da imunidade.

Quais os principais sinais e sintomas da hepatite aguda?

Sintomas das hepatites
  • Febre;
  • Fraqueza;
  • Mal-estar;
  • Dor abdominal;
  • Enjoo/náuseas;
  • Vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Urina escura (cor de café);

Como pegar hepatite aguda?

Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Hepatite - saiba mais sobre a doença

41 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de hepatite e como se pega?

A hepatite é uma inflamação no fígado provocada, na maioria das vezes, por vírus, mas também pode ser resultado do uso de medicamentos ou resposta do organismo, sendo denominada hepatite autoimune. Os diferentes tipos de hepatite são: A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica.

Quanto tempo dura uma hepatite aguda?

Há duas variedades de hepatite que conhecemos: a aguda – que dura menos de 6 meses e a crônica – que dura mais de 6 meses. O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas.

Quais os sintomas da hepatite no fígado?

Quando se manifestam, o indivíduo pode apresentar cansaço, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos ou exames laboratoriais, todos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que caracteriza a hepatite B aguda?

Hepatite B aguda é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B com duração de algumas semanas até seis meses. A hepatite B se espalha pelo contato com o sangue ou outros líquidos corporais de pessoas infectadas, como quando as pessoas compartilham agulhas não esterilizadas para injetar drogas ilícitas.

O que é insuficiência hepática aguda?

Insuficiência hepática aguda é uma diminuição rápida da função do fígado. Pode causar edema cerebral, encefalopatia, hemorragias e insuficiência múltipla de órgãos com frequência fatal.

Qual o tipo de hepatite mais perigoso?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual é a hepatite que pode matar?

Também conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado, a hepatite fulminante é a condição de maior gravidade dentre as doenças do fígado, podendo levar a morte pelo menos metade dos pacientes.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Que é a hepatite A?

Hepatite A, o que é? É uma infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno; contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

Qual o tipo de hepatite que ataca o fígado?

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Como saber se estou com hepatite B crônica ou aguda?

Hepatite que persiste por > 6 meses é definida como hepatite crônica, embora essa duração seja arbitrária. Hepatite B aguda. Ela provoca sintomas típicos de hepatite viral, incluindo anorexia, mal-estar e icterícia.

Qual a diferença entre hepatite crônica e aguda?

A hepatite B é uma doença contagiosa que acomete o fígado, ela se manifesta em hepatite B aguda caracterizada por ser de curta duração e hepatite B crônica caracterizada de longa duração.

Qual o anticorpo que indica infecção aguda da hepatite B?

HBsAg Proteína de superfície do vírus da hepatite B. Pode ser detectada em altos níveis durante a infecção aguda. A presença deste marcador indica que a pessoa está infectada pelo HBV.

Quando o fígado não está bem Quais os sintomas?

​Os primeiros sintomas de problemas no fígado geralmente são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada, no entanto, podem variar de acordo com o tipo de problema, que pode ser desde fígado gordo, até uso excessivo de bebidas alcoólicas ou doenças, como hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.

Qual é a diferença entre hepatite e cirrose?

A cirrose pode ser definida como a formação de cicatrizes no fígado causadas por uma lesão, na maioria dos casos consequência do abuso de bebidas alcoólicas ou resultados de hepatites crônicas. O fígado é um órgão que tem a capacidade de regenerar a lesão quando eliminado aquilo que está causando o dano.

O que acontece com o fígado na hepatite B?

A hepatite B pode levar a consequências graves, como insuficiência hepática, cirrose ou até mesmo câncer de fígado. O indivíduo portador pode passar anos sem apresentar sintomas, podendo, no entanto, transmitir o vírus. A hepatite B pode ser aguda, fulminante ou crônica.

É verdade que quem tem hepatite tem que comer doce?

"A dieta deve ser oferecida conforme aceitação do paciente portador da hepatite A.

Quando internar hepatite?

O período de incubação varia de 2 a 6 semanas. A forma ictérica ocorre em 5% a 10% dos indivíduos menores de 6 anos e em 70 a 80% dos adultos. Na fase aguda, cerca de 20% dos pacientes sintomáticos necessitam de hospitalização. Pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante em 0,1% dos casos.

Estou com hepatite BO que fazer?

O tratamento para hepatite B aguda inclui repouso, dieta, hidratação e a não ingestão de bebidas alcoólicas. Se for necessário, a pessoa pode tomar medicamentos para aliviar os sintomas como febre, dores musculares e de cabeça, enjoos e vômitos.

Como se contrai o vírus da hepatite B?

A Hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical). A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral).

Artigo anterior
Tem como recuperar dinheiro transferido para conta errada?
Artigo seguinte
Sou que faço ou sou eu quem faço?