O que é uma inflamação?

Perguntado por: Gaspar Pereira de Moreira  |  Última atualização: 10. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos. Em um processo inflamatório a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local.

O que acontece em uma inflamação?

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

O que causa a inflamação?

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Qual é o objetivo da inflamação?

O processo inflamatório ou inflamação caracteriza-se como uma resposta de defesa do organismo frente a um agente agressor, cujo objetivo é promover a cura/reparo.

Aula: Imunologia - Inflamação | Imunologia #2

20 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do processo de inflamação?

O processo inflamatório caracteriza-se como um mecanismo de defesa do organismo, e esta defesa constitui na ação de destruir (fagocitar), diluir (plasma extravasado) e isolar (malha de fibrina) o agente agressor, além de que inicia o processo reparativo de cicatrização e regeneração deste tecido que foi lesionado.

Qual a função dos mediadores de inflamação?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

Quem vem primeiro a inflamação ou a infecção?

Muitos processos infecciosos ocorrem quando o sistema imune encontra-se fragilizado, facilitando a entrada e a multiplicação do agente. Por isso, é comum um processo inflamatório evoluir para infecção.

Quais os sintomas de uma infecção bacteriana?

Infecção bacteriana são doenças causadas por bactérias patogênicas, organismos unicelulares procariontes complexos.
...
Sintomas típicos de qualquer infecção, seja o causador um animal, fungo, bactéria ou vírus incluem:
  • Febre;
  • Tosse e espirro;
  • Dor no corpo;
  • Cansaço/Fadiga;
  • Náusea e vômito;
  • Edema local.

Qual a diferença entre a infecção e infestação?

Infecção inaparente: presença do agente etiológico em um hospedeiro, sem aparecimento de qualquer sintoma clínico. Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.

O que é bom para curar inflamação?

Para tratar uma inflamação, geralmente opta-se por remédios anti-inflamatórios receitados pelo seu médico para reduzir o desconforto e os efeitos do processo inflamatório. Já no caso da infecção, o médico precisa avaliar qual o tipo de micro-organismo que a está causando para poder indicar a medicação adequada.

Quais os sintomas de um corpo inflamado?

Quando estamos com o corpo inflamado podem ocorrer várias alterações no organismo.
...
Nesse processo ocorre uma dilatação dos vasos e o aumento do fluxo sanguíneo com outras substâncias que são liberadas no local lesionado, provocando sintomas, como:
  • dor;
  • inchaço;
  • sensação de calor;
  • vermelhidão.

Quais são os efeitos da falta e do excesso de inflamação?

Sem saber disso, no entanto, as pessoas só conseguem reclamar de dor, calor, rubor e inchaço, os quatro sintomas clássicos, que podem ser percebidos no local inflamado. Esses sintomas são causados por substâncias conhecidas por mediadores inflamatórios.

Quais são as 5 fases da inflamação?

São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.

Quais são as fases do processo inflamatório?

  • – Fase 1: Inflamação aguda (resposta vascular.
  • e celular, quando dominam os granulócitos)
  • – Fase 2: Inflamação crônica (proliferação,
  • quando dominam os monócitos)
  • – Fase 3: Formação de granuloma.
  • – Fase 4: Cura/cicatrização.

Quais são os tipos de inflamação?

Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.

Como se pega uma infecção por bactéria?

infecções causadas por bactérias

Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

O que é uma infecção bacteriana?

As infecções bacterianas são doenças que ocorrem quando as formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo. O prognóstico das infecções varia de leve a grave, dependendo muito do estado geral do hospedeiro.

Quais são os tipos de infecções bacterianas?

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
  1. Infecção urinária. ...
  2. Meningite. ...
  3. Clamídia. ...
  4. Gonorreia. ...
  5. Sífilis. ...
  6. Hanseníase. ...
  7. Coqueluche. ...
  8. Tuberculose.

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?

Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer:
  1. Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  3. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.

Quais as principais vias de transmissão de infecção?

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Porque a ferida fica quente?

Os vasos sanguíneos, então, se dilatam para a passagem de mais plasma, que é a parte líquida do sangue e leva os glóbulos brancos até o local. Essa concentração de plasma provoca inchaço, e o aumento do calibre dos vasos deixa a área mais quente e as terminaçóes nervosas mais sensíveis, o que eleva a sensação de dor.

Quais são os mediadores do processo inflamatório?

Os Mediadores Químicos da Inflamação
  • • Aminas vasoativas: Histamina e Serotonina.
  • • Proteases do plasma: Sistemas do Complemento, da Coagulação / Fibrinolítico e das Cininas.
  • • Metabólitos do ácido araquidônico: Prostaglandinas, Leucotrienos e Lipoxinas.
  • • Fator ativador de plaquetas (PAF)
  • • Citocinas e quimiocinas.

O que são mediadores vasoativos dê exemplos?

Este grupo de mediadores químicos influi as aminas vasoativas (histamina e serotonina) os metabólitos do ácido araquidônico (prostaglandinas, leucotrienos e lipoxinas), as citocinas (fator de necrose tumoral, interleucina-1 e quimiocinas), as espécies reativas do oxigênio (ERO), o óxido nítrico (NO), as enzimas ...

Quais são os principais mediadores químicos da inflamação?

As principais aminas vasoativas que agem como mediadores químicos na inflamação são: a histamina e serotonina. A histamina deriva da descarboxilação da histidina pela enzima L-histidina descarboxilase. A maior parte da histamina é armazenada em mastócitos e basófilos, sendo encontrada também nas plaquetas.

Artigo anterior
O que é o estado de natureza para Hobbes?
Artigo seguinte
É proibido dirigir com uma mão só?