Como lidar com avaliações negativas?

Perguntado por: Kevin Gil Loureiro de Antunes  |  Última atualização: 4. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (37 avaliações)

Como responder ao feedback negativo do cliente? Aprenda a lidar com as críticas, ser resiliente e transformá-los em algo positivo
  • Jamais ignore o problema e responda o quanto antes possível. ...
  • Certifique-se de que você compreendeu a mensagem. ...
  • Demonstre empatia pelo seu cliente.

Como responder a uma avaliação negativa?

Como reagir a uma negativa?
  1. Escute ativamente. A primeira reação geralmente é responder à outra pessoa de imediato, na tentativa de se defender do feedback. ...
  2. Mantenha a calma. Acima de tudo, respire fundo e mantenha a calma. ...
  3. Aceita que dói menos. ...
  4. O silêncio pode ser uma boa resposta no momento.

Como se comportar diante de um feedback negativo?

A seguir, damos algumas dicas.
  1. Ouça o feedback negativo com atenção. Esse é o momento de ouvir mais do que falar. ...
  2. Peça exemplos de situações específicas. O feedback precisa ser o mais justo possível. ...
  3. Evite ficar na defensiva. ...
  4. Nunca leve o feedback negativo para o lado pessoal. ...
  5. Se perdoe pelo erro e procure melhorar.

Como responder uma negativa do cliente?

4 dicas para elaborar uma boa resposta online
  1. Vá além das desculpas. Pedir desculpas pelo transtorno causado é a primeira coisa que a empresa deve fazer. ...
  2. Admita o erro. Após pedir desculpas, é importante que você admita que o problema é válido. ...
  3. Responda ao problema. ...
  4. Não esqueça de agradecer.

Como responder a uma crítica?

Como responder educadamente uma crítica?
  1. “Sinto muito que você se sinta assim. ...
  2. “Agradeço por trazer isso à nossa atenção. ...
  3. “Entendo sua frustração e peço desculpas pelo inconveniente. ...
  4. “Valorizamos sua opinião e estamos aqui para ajudar. ...
  5. “Peço desculpas pela sua experiência.

Como lidar com críticas?

32 questões relacionadas encontradas

Como dar uma resposta inteligente?

Como dar uma resposta inteligente?
  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente.

Como dar uma resposta fria?

Como dar uma resposta fria?
  1. Use uma linguagem direta e concisa. ...
  2. Evite mostrar interesse ou entusiasmo. ...
  3. Utilize respostas curtas e monossilábicas. ...
  4. Evite usar emojis ou emoticons. ...
  5. Não responda imediatamente. ...
  6. Seja breve e direta. ...
  7. Não se envolva emocionalmente.

Como responder a um cliente mal educado?

Como responder um cliente chateado?
  1. Agradeça o contato. ...
  2. Ouça com atenção. ...
  3. Aja imediatamente. ...
  4. Deixe o cliente informado. ...
  5. Mantenha a calma. ...
  6. Não se abale. ...
  7. Foque na resolução do problema. ...
  8. Dite o tom da conversa.

O que é a Lei do cavalo?

Bem, mas o que é a Lei do Cavalo? É uma ferramenta usada para priorizarmos os pontos a se trabalhar após um feedback, só que não é apenas um feedback de 1:1 (feedback entre líder e liderado) é um conjunto de feedbacks.

O que não se deve falar num feedback?

Em uma sessão de feedback, evite dizer coisas como “você disse que eu teria um aumento” ou “você não deixa claro quais são suas expectativas”. “Seus argumentos podem soar como uma acusação”, diz Jen Brown, fundador e diretor da The Engaging Educator.

Porque o feedback negativo é importante?

Diferentemente do feedback positivo, que é focado no enaltecimento de acertos, o feedback negativo serve para destacar os pontos de melhoria e promover o desempenho pessoal da pessoa que o recebe.

Como agradecer um feedback negativo de um cliente?

27 frases para agradecer feedbacks
  1. “Sua satisfação é nosso principal objetivo! ...
  2. “Estamos felizes em poder ajudar! ...
  3. “Adoramos saber que está satisfeito com nosso produto/serviço! ...
  4. “Obrigado pela preferência e confiança! ...
  5. “Adoramos a sua visita! ...
  6. “Estamos muito felizes com o seu feedback!

Como responder um feedback construtivo?

Como responder um feedback construtivo?
  1. Não seja generalista;
  2. Seja oportuno;
  3. Seja positivo;
  4. Seja claro;

Como agradecer um feedback negativo do chefe?

Como agradecer um feedback negativo do chefe?
  1. Pratique a escuta ativa. ...
  2. Nunca discuta ou se justifique. ...
  3. Considere o interlocutor. ...
  4. Avalie-o, com cuidado. ...
  5. Use-o a seu favor. ...
  6. Seja proativo.

O que é a Lei do cavalo feedback?

Bem, mas o que é a Lei do Cavalo? É uma ferramenta usada para priorizarmos os pontos a se trabalhar após um feedback, só que não é apenas um feedback de 1:1 (feedback entre líder e liderado) é um conjunto de feedbacks.

Como funciona o movimento do cavalo?

CAVALO: move-se duas casas na horizontal ou na vertical e depois uma para o lado. O movimento completo do cavalo forma um «L» sobre o tabuleiro. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre as outras. BISPO: movimenta-se em diagonais quantas casas desejar desde que estejam livres.

Por que existe cavalo?

O cavalo, sem dúvidas, foi um animal extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. Esse animal já foi muito usado no passado, e até mesmo nos dias atuais, para transporte, por exemplo. Além de transporte do ser humano, o cavalo é usado no transporte de cargas e no trabalho com o gado.

O que fazer quando o cliente te humilha?

O que fazer quando o cliente te humilha? pode realizar um Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria. Nesse caso, será importante ter consigo os dados das pessoas que presenciaram o fato. Nessa hipótese, além de responder um processo criminal, o Sr.

Como tratar clientes ignorantes?

Como tratar clientes ignorantes?
  1. Mantenha seu profissional de comunicação.
  2. Permaneça calmo e colecionado.
  3. Fale suavemente.
  4. Pratique a escuta ativa.
  5. Dê-lhes tempo para conversar.
  6. Entenda o ponto de vista do cliente.

Como lidar com clientes arrogantes?

Como atender o cliente arrogante?
  1. Pratique a escuta ativa.
  2. Faça muitas perguntas.
  3. Demonstre empatia.
  4. Seja honesto com o cliente.
  5. Tenha paciência.
  6. Mantenha um distanciamento pessoal.
  7. Seja ágil.
  8. Adote procedimentos padrão.

Qual a melhor resposta para quem te ofende?

Qual a melhor resposta para quem te ofende? Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Como responder de forma elegante?

Diga "Tudo bem". Essa frase deve ser usada com moderação e é mais apropriada quando o outro estiver agradecendo por atos simples. Assim como o "Não há de quê", não use essa expressão em um tom sarcástico ou de desdém. Diga "Disponha!".

Como responder a um insulto de forma inteligente?

Como responder a um comentário ofensivo?
  1. Ouça atentamente. ...
  2. Seja empático. ...
  3. Use uma linguagem cortês. ...
  4. Seja claro e objetivo. ...
  5. Evite discussões acaloradas. ...
  6. Respeite opiniões divergentes. ...
  7. Agradeça pelo feedback. ...
  8. Seja paciente.

Quando a pessoa responde com poucas palavras?

O laconismo remete à capacidade de ser breve e conciso na comunicação, usando poucas palavras para expressar as ideias ou mensagens a se expor. A origem do termo remete à Lacônia, região da Península do Peloponeso, onde se localizava Esparta. Os espartanos eram conhecidos por usarem poucas palavras para se expressar.

Como dar uma resposta seca?

As respostas “secas” podem ser decorrentes do desânimo com o tópico em questão. “Passe a bola” para ele perguntando o que gosta de discutir; adote perguntas abertas para evitar respostas fechadas, como “sim ou não”, principalmente se você não o conhece muito bem.

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