O que é uma GFIP?

Perguntado por: Neuza Débora Simões Vicente Assunção  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

​O que é GFIP​? É a guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social que contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações, geradas pelo aplicativo SEFIP.

Qual a diferença entre GFIP e FGTS?

Como já explicamos, o GFIP é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, enquanto o FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A relação entre os dois termos é que sempre que a GFIP era quitada, o sistema informa a previdência social.

Quem é obrigado a apresentar GFIP?

A GFIP é um documento obrigatório para todos os empregadores (pessoas físicas e jurídicas) e aos contribuintes equiparados às empresas. Estes estão sujeitos ao recolhimento do FGTS, bem como as contribuições e/ou informações à Previdência Social.

O que significa a sigla GFIP?

O que é SEFIP

O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é um aplicativo desenvolvido pela Caixa para o empregador.

Como faço para tirar a GFIP?

A GFIP deve ser elaborada no SEFIP e transmitida por meio do Conectividade Social. Após a transmissão, ela pode ser consultada de duas maneiras. Quando o pagamento da guia não foi efetuado, ela pode ser consultada por meio do SEFIP. Para isso, basta clicar em “Relatórios RE”.

O que é Gfip? O que é Sfip? Quais as modalidades? Aprenda TUDO sobre isso, neste vídeo!

25 questões relacionadas encontradas

Onde consigo o GFIP?

O sistema GFIP WEB está disponível na página da Secretaria da Receita Previdenciária no caminho GFIP – GFIP WEB. O acesso é controlado pelo Sistema de Controle de Acesso – SCA. Assim, o servidor que tem acesso ao CNISA tem acesso ao GFIP WEB, automaticamente. Ao clicar sobre GFIP WEB , é aberta a tela a seguir.

Quem emite o GFIP?

Os órgãos públicos em relação aos servidores estatutários vinculados ao regime próprio de previdência social – RPPS.

Quanto tempo demora para uma GFIP entrar no sistema?

Bom dia Vanderlan, Eu acredito que demore de 10 a 15 dias para processar, mas se você tem realmente urgência em solucionar seu problema eu iria até a previdência para resolver o problema !!!

O que acontece se não entregar a GFIP?

A não entrega da GFIP/SEFIP implica a perda da redução legal da multa conforme previsto no artigo 35, § 4°, da Lei n° 8.212/91. A não transmissão sujeitará a empresa a auto-de-infração e impedimento de obtenção da Certidão Negativa de Débito - CND.

Quem manda o E-social precisa encaminhar GFIP?

Não precisa mais enviar SEFIP sem movimento. Você só transmite SEFIP sem movimento na abertura e encerramento da empresa. Então a partir de maio/2021 não é preciso mais entregar SEFIP sem movimento. Isso também diz respeito às empresas somente com pro labore.

Não precisa mais enviar GFIP?

A substituição da Gfip/Sefip pela DCTFWeb, neste caso, ocorrerá a partir do mês de 1-4-2023. Já com relação ao FGTS, como é sabido, até que ocorra a implantação do FGTS Digital, a Gfip é o instrumento pelo qual o empregador declara e recolhe o FGTS.

O que significa o código GFIP 04?

Código 4: Código indicativo de exposição dos trabalhadores a algum agente nocivo declinado em anexo de Decreto Regulamentador que possibilitem a concessão de Aposentadoria Especial após 25 anos de atividade.

O que substitui a GFIP?

Dessa forma, com mais essa implantação, a partir de outubro de 2023, a DCTFWeb passa a substituir integralmente a GFIP para fins de confissão de dívida das contribuições previdenciárias e para outras entidades e fundos (terceiros).

Qual a importância do GFIP?

A GFIP é de suma importância porque permite que o INSS tenha um controle maior e mais organização nos dados dos usuários e ainda facilita a fiscalização das empresas pela Receita Federal. A manutenção desses dados em apenas um sistema auxilia ainda na agilidade dos atendimentos nos postos da instituição.

Quando a GFIP vai acabar?

Os gestores devem observar, contudo, que a GFIP e a GPS devem ser utilizadas para as decisões terminativas condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho até a data de 30 de setembro de 2023. Isso vale mesmo que o recolhimento seja efetuado após 1º de outubro de 2023.

Quando será extinta a GFIP?

Substituição da GFIP em outubro de 2021 pelo eSocial, EFDReinf e a DCTFWeb.

Quando devo enviar a GFIP?

Prazo: O prazo mensal para entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) é o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores.

Como saber se uma GFIP foi entregue?

Quando o recolhimento da guia ainda não foi efetuado, a GFIP pode ser consultada por meio do SEFIP. É só clicar em “Relatórios RE”. Depois se deve clicar em “Arquivo SEFIP”. Nesta etapa, é preciso informar o final do arquivo SFP que foi salvo quando os documentos foram enviados pelo responsável ou o contador.

Como verificar as Gfips enviadas?

O acesso às informações poderá ser realizado pelo próprio contribuinte mediante a utilização de código de acesso gerado na página da RFB - Secretaria da Receita Federal do Brasil, na Internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br .

Quais são os tipos de GFIP?

A partir da versão 8.0 do SEFIP teremos os seguintes tipos de GFIP: a) de inclusão; b) retificadora; c) sem movimento.

Qual a diferença entre GPS e GFIP?

A GFIP é uma obrigação acessória que as empresas devem enviar mensalmente para a Receita Federal, informando dados relacionados aos trabalhadores, como remuneração, contribuição previdenciária e FGTS. Já a GPS é a guia utilizada para recolher as contribuições previdenciárias e outras obrigações sociais.

Como fazer o cadastro no GFIP?

Veja a seguir instruções para fazer esse tipo de declaração através do sistema SEFIP:
  1. Acesse o sistema SEFIP;
  2. Clique na guia Cadastro, localizada no lado superior direito;
  3. Clique no menu Arquivo, selecione Novo | Empresa, cadastre os dados da empresa que será declarada "Sem Movimento" e clique no botão Salvar;

O que é categoria 01 na GFIP?

1. O trabalhador avulso com vínculo empregatício a prazo indeterminado, registrado no OGMO, cedido a operador portuário em caráter permanente, é considerado segurado empregado, devendo ser informado com a categoria 01 na GFIP/SEFIP do operador portuário.

O que é o código 115 da GFIP?

115. Situação: Recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social; Quando utilizar: Para recolhimento/declaração referente a situações que não se enquadrem nos demais códigos de recolhimento.

Artigo anterior
O que significa o nome marcos?
Artigo seguinte
Como pagar boleto no caixa eletrônico caixa?