Qual o efeito da expansão monetária na taxa de juros?

Perguntado por: Miriam Monteiro de Coelho  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Como um dos resultados da expansão monetária é a maior disponibilidade de recursos na economia, aumentando o consumo, a renda, a produtividade industrial e, consequentemente, o PIB. Através da redução da taxa de juros, se reduz o estímulo à poupança e aumenta o consumo, aumentando o nível de preços e a inflação.

O que acontece quando o governo aumenta a taxa de juros?

A função dela é moderar a inflação: quando os preços estão subindo muito, o Copom aumenta os juros, o que encarece o crédito, desestimula o consumo e, por consequência, ajuda os preços a voltarem a baixar.

O que significa expansão monetária?

A inflação é a expansão monetária, pela impressão de moeda ou aumento da oferta de crédito. É o aumento da quantidade de dinheiro disponível na economia acima do crescimento da produtividade. Ou seja: num determinado momento há uma quantidade X de dinheiro e uma quantidade Y de bens e serviços disponíveis.

Qual é o efeito de uma política monetária expansionista?

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

Como a taxa de juros pode influenciar na taxa de câmbio?

Assim, podemos dizer que a taxa de juros se comporta de forma inversa à inflação e a taxa de câmbio. Ou seja, quando a taxa de juros sobe, como exemplo o aumento da taxa Selic, a inflação do país tende a diminuir, bem como a taxa cambial, valorizando a moeda nacional. Essa é uma relação esperada!

Expansao monetaria e seu efeito inflacionário

16 questões relacionadas encontradas

O que interfere na taxa de câmbio?

Porém, o principal fator é a oferta e a procura de uma moeda. Como explicamos, o dólar funciona como a moeda que define a taxa de câmbio estrangeira, uma vez que é moeda mais usada para operações e transações comerciais e financeiras entre os países, ou seja, é a moeda mais forte.

O que aumenta a taxa de câmbio?

Se os agentes no Brasil procuram muito pelo dólar, a demanda da moeda estrangeira é alta, com isso seu preço deve subir, ou seja, a taxa de câmbio deve aumentar. Quando ocorre este aumento da taxa cambial, dissemos que teve uma desvalorização cambial, pois a moeda nacional sofreu uma perda no seu poder de compra.

Qual é o objetivo de uma política monetária expansionista?

Uma política monetária restritiva eleva a taxa de juros, o que inibe o consumo das famílias e das empresas (investimento), pois fica mais caro contratar empréstimos. Com a redução do consumo, os preços dos bens e serviços ao consumidor tendem a ficar estáveis ou mesmo a cair para atrair mais consumidores.

Qual é o principal objetivo da política monetária?

O objetivo da política monetária é, no caso específico do BCE, manter os preços estáveis, ou seja, manter a inflação em 2% no médio prazo. Tal, por seu lado, contribui para apoiar as políticas económicas gerais da União Europeia, que visam o pleno emprego e o crescimento económico.

O que é uma política expansionista?

A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. Alguns economistas recomendam este tipo de política de gastos para que um país vença recessões.

O que é expansão e contração monetária?

As compras de ativos, também referidas como “expansão monetária” (em inglês, “quantitative easing”), são um dos instrumentos utilizados pelo BCE para apoiar o crescimento económico no conjunto da área do euro e fazer a inflação regressar ao nosso objetivo de 2%.

Porque não se pode imprimir mais dinheiro?

Por que não adianta imprimir mais dinheiro? ... Se o Banco Central emite moeda de uma hora para outra, o resultado por ser uma inflação descontrolada, porque as pessoas têm mais dinheiro em mãos, mas os bens e serviços disponíveis continuam os mesmos.

O que é uma moeda Deflacionaria?

As criptomoedas nasceram com a ideia de ser um sistema financeiro autônomo, sem a necessidade de um banco central por trás. ... Por ser um ativo limitado, chamamos a criptomoeda de "deflacionária". Isso quer dizer que o poder de compra da moeda aumenta com o passar do tempo.

O que acontece quando o governo diminui a taxa de juros?

Se a Taxa Selic diminui:

O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros; A inflação tende a subir.

Quais são as política monetária?

Existem dois tipos de políticas monetárias: expansiva e restritiva. O tipo de política adotada é muito importante para os investidores, já que pode afetar o retorno dos investimentos. Primeiramente, os ativos de renda fixa são diretamente afetados de acordo com a mudança da taxa Selic.

Quais são os principais instrumentos de política monetária?

São três os principais instrumentos de política monetária presentes nesta conjuntura:
  • Open Market;
  • Redesconto;
  • Depósito compulsório;

Qual a importância da política monetária para uma determinada sociedade?

O principal objetivo da política monetária é manter a inflação sob controle. Para isso, o governo baseia-se em um regime de metas de inflação. Para um determinado ano é fixada uma meta para a inflação, e o Banco Central deve utilizar dos instrumentos de política monetária para cumpri-la.

São exemplos de políticas de natureza expansionista?

Exemplo do uso de política monetária expansionista

Um exemplo de política monetária expansiva ocorreu no Brasil de 2016 a 2018. Para vencer a recessão e, uma vez com as expectativas de inflação ancoradas, o Banco Central deu início a um agressivo programa de redução da taxa de juros.

Quem se beneficia com o aumento da taxa de câmbio?

Quem se beneficia com o aumento do dólar? O dólar em alta favorece as empresas cuja produção é destinada às exportações, como as indústrias de papel e celulose, mineração, siderurgia, sucos, frigoríficos e indústria extrativa em geral.

Qual impacto da taxa de câmbio na economia?

A taxa de câmbio é uma variável importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação dessa economia, além do próprio comércio externo e dos movimentos de capital relacionados a esse país, e de vários outros aspectos de sua economia.

Quanto maior a taxa de câmbio?

Quanto maior for a procura por dólar, maior será seu valor em comparação ao real. ... Quando há maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe a níveis não desejados, o BC pode vender dólares no mercado, aumentando a oferta e pressionando o preço para baixo.

Quais são as causas e as consequências da desvalorização cambial?

A desvalorização da moeda também traz efeitos negativos. Os principais são: desgaste da poupança, encarecimento dos serviços públicos e aumento da inflação. Além dessas, existem outras consequências que vão atingir o país em vários níveis diferentes.

Quem determina a taxa de câmbio?

No regime cambial fixo, a autoridade monetária do país – o equivalente ao Banco Central do Brasil – determina um valor fixo de uma moeda estrangeira em relação à sua moeda nacional. Ou seja: neste caso, a conversão é garantida pelo governo local pela taxa de câmbio determinada.

Como a taxa de câmbio afeta as empresas?

Empresas que tenham um mercado em potencial fora do país têm a possibilidade de explorar esse aumento das vendas. Por outro lado, quando o câmbio do país está valorizado, a alta impacta negativamente no produto exportado (pois está mais caro) e, por sua vez, incide no crescimento da importação de produtos do exterior.

Por que o bitcoin é Deflacionario?

Assim, há cada vez menos Bitcoins sendo minerados, ao mesmo tempo que o interesse pela moeda só aumenta. Por isso, o Bitcoin é um ativo deflacionário: ele ganha valor com o tempo, ao contrário do Real, que apenas perde valor com o passar dos anos.

Artigo anterior
Quantas toneladas o Antonov consegue carregar?
Artigo seguinte
Quando volta a contagem de prazo no Tj-sp?