O que é uma figura de estilo?
Perguntado por: Micael Francisco Pinto Guerreiro | Última atualização: 2. November 2021Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)
Figuras de linguagem, figuras de estilo ou figuras de retórica são estratégias que o orador pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do ouvinte. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. Alguns exemplos:
O que é figuras de estilo exemplo?
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
Quais são as figuras de estilo na língua portuguesa?
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
O que é uma figura de linguagem?
Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras.
O que são figuras de linguagem e quais são elas?
Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. ... As figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.
AS 10 PRINCIPAIS FIGURAS DE ESTILO/LINGUAGEM - Estudante Eficiente
O que é perífrase e exemplos?
A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.
O que é paradoxo é um exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que são as figuras de palavras?
São as seguintes: comparação, metáfora, catacrese, metonímia, antonomásia, sinestesia, antítese, eufemismo, gradação, hipérbole, prosopopeia, paradoxo, perífrase, apóstrofe e ironia.
O que é antonomásia e exemplos?
Significado de Antonomásia
substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).
Como são classificadas as figuras de linguagem?
- Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) e/ou figuras de pensamento.
- Figuras de construção.
- Antítese e Paradoxo.
- Catacrese.
- Sinestesia.
- Comparação.
- Metáfora.
- Disfemismo.
O que é estilo na língua portuguesa?
O estilo é a parte da gramática que trata das estratégias artísticas/criativas usadas na língua (principalmente as figuras de linguagem), também conhecido como estilística. Esses recursos muitas vezes têm o objetivo de sugerir, provocar, embelezar a forma e/ou o conteúdo do texto, ou seja, provocar efeitos expressivos.
Quais são as figuras de pensamento?
As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.
O que é apóstrofe e exemplos?
Como vimos anteriormente, apóstrofe é uma figura de pensamento usada para dar mais destaque ao texto. Já o apóstrofo é um sinal gráfico (') usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d'água, pau-d'óleo, estrela d'alva, caixa d'água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas.
O que é metáfora 3 exemplos?
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
São exemplos de catacrese *?
...
Exemplos de Catacrese
- Árvore genealógica.
- Fio de óleo.
- Céu da boca.
- Boca do túnel.
- Boca da garrafa.
- Pele do tomate.
- Braço do sofá
- Braço da cadeira.
O que é Sinestesia e exemplos?
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
São exemplos de antonomásia?
- Filho de Deus (Jesus Cristo)
- O Apóstolo dos Gentios (São Paulo)
- O Estagirita (Aristóteles)
- Dama de Ferro (Margaret Thatcher)
- Rei do Futebol (Pelé)
- El Diez (Diego Maradona)
- O Bardo (William Shakespeare)
- Il Duce (Benito Mussolini)
O que é antonomásia ou perífrase exemplos?
A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).
O que é antonomásia na língua portuguesa?
Quando designamos uma pessoa pelos seus atributos ou por referências a circunstâncias em que se envolveu, estamos fazendo uso da antonomásia. ... Essa figura de linguagem é muito utilizada nos textos escritos e falados.
Quais são as figuras das palavras?
Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.
O que são figuras de palavras ou semânticas *?
As figuras de palavras ou semânticas são recursos estilísticos que empregam termos com conotativos para trazer uma nova significação a situações ou contextos.
Como tal qual semelhança a que nem?
Já figura de linguagem comparação remete a ação de atribuir semelhanças. Para isso, é comum utilizar termos como: assim, igual a, como, que nem, tal qual, assim como, além de outros. A sinestesia diz respeito a figura de linguagem que abrange a união de sentidos distintos.
O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?
Exemplos de frases com paradoxo
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)
O que é um paradoxo figura de linguagem?
O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.
O que são os paradoxos da modernidade de exemplos?
A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...
O que e gotica?
O que pode comer calopsita?