Para que serve a educação especial?

Perguntado por: Miguel Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Qual é a importância da Educação Especial?

A Educação Especial e Inclusiva busca promover o encontro entre todos os estudantes, quaisquer sejam suas origens, repertórios e especificidades. Assim, a educação aproxima os alunos, de forma que aprendam a lidar com o diferente com mais empatia e espírito de colaboração.

O que abrange a Educação Especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

Qual a importância da Educação Especial e inclusiva?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

O que é Educação Especial e Educação Inclusiva? - Explicação objetiva com professora especialista

26 questões relacionadas encontradas

O que é educação especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Qual a importância da inclusão social na educação?

Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.

Quais são os serviços da Educação Especial?

A Educação Especial oferta serviços de sala de recursos multifuncionais, sala de enriquecimento curricular, atendimento em ambiente hospitalar, atendimento domiciliar, professor auxiliar, professor intérprete, profissional de apoio, códigos aplicáveis, atividades básicas de vida diária (AVD), Orientação e Mobilidade ( ...

Quais são as características da Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

Quais deficiências se enquadram na Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de educação escolar que integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo, entre outros serviços, o atendimento educacional especializado (AEE) aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Qual a importância da classe especial para o desenvolvimento dos alunos com deficiência?

A Declaração de Salamanca sustenta que a educação especial inclusiva representa uma das formas mais eficazes de combate à discriminação. Sendo assim, alunos com deficiência e altas habilidades deveriam ter acesso ao ensino regular.

Quais são as três categorias da Educação Especial?

Existem três categorias de necessidades especiais, dependentes, treináveis e educáveis.

Quais são os princípios da Educação Inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais os tipos de atendimento que o AEE oferece?

De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos:
  • Deficiência física:
  • Deficiência visual:
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Deficiências múltiplas;
  • Transtorno do Espectro Autista (TDA);
  • Superdotação.

Quais as principais atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado?

O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

O que é serviço de apoio pedagógico especializado?

O Atendimento Educacional Especializado na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro, como apoio ao professor relacionado a estratégias em sala de aula, ou fora da sala de aula no contraturno da escolarização no caso para atendimento do aluno.

Qual é a importância da inclusão social?

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

Qual é a importância da inclusão?

Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.

O que é a inclusão social na escola?

Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação, seja de gênero, etnia, religião, classe social, condições físicas e psicológicas, etc.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva citados no artigo da diversa?

As dimensões de um projeto educacional inclusivo

Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

Quais são os princípios da educação?

2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art.

Qual a modalidade da Educação Especial?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Qual a importância da escola no processo de inclusão de todas as pessoas com deficiência?

Além de promover desenvolvimento pessoal, a escola é uma ferramenta social extremamente importante para fomentar a socialização e a construção de relacionamentos pessoais para fora do âmbito familiar, bem como para ensinar crianças a conviverem com a diversidade.

Quais as deficiências são atendidas no AEE?

O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação.

Artigo anterior
Onde é interposto o recurso extraordinário?
Artigo seguinte
Precisa de advogado para recorrer de multa de trânsito?