O que é uma contração isométrica?

Perguntado por: Edgar Tavares de Moreira  |  Última atualização: 9. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

A contração isométrica é aquela onde o músculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo.

Qual a diferença entre contração isométrica e isotônica?

As contrações isométricas são contrações nas quais o tamanho do músculo se mantém constante e as contrações isotônicas referem-se a contrações nas quais um objeto de massa fixada é movimentado contra a ação da gravidade, diferenciando em fase concêntrica e excêntrica (BOTTARO et al., 2003).

Quais são os 3 tipos de contração muscular?

Tudo sobre contração excêntrica e concêntrica
  • Primeiramente, vamos entender melhor o conceito de contração excêntrica. A contração excêntrica é um tipo de exercício físico em que o músculo é alongado enquanto se contrai. ...
  • Contração excêntrica. ...
  • Contração muscular excêntrica. ...
  • Contração isométrica.

O que é isometria para que serve?

A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.

O que é a contração isotônica?

Quando as fibras musculares encurtam-se e uma carga externa é movida de um lugar para outro temos a realização de trabalho externo e dizemos que houve contração isotônica.

Tipos de Contração Muscular: Isométrica e Isotônica (concêntrica e excêntrica) - Vídeo Aula 096

33 questões relacionadas encontradas

O que é isometria na física?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

Para que serve a isometria na musculação?

Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.

Qual tipo de contração muscular produz mais força?

A principal diferença entre uma fibra muscular de contração lenta e uma fibra muscular de contração rápida é que a fibra de contração rápida é maior e pode assim produzir mais força.

Quais são os exercícios de isometria?

Se você deseja adicionar alguns exercícios isométricos à sua rotina de exercícios, experimente:
  1. Agachamento na parede. Músculos trabalhados: quadríceps, isquiotibiais e glúteos. ...
  2. Prancha alta. ...
  3. Prancha lateral. ...
  4. Agachamento baixo. ...
  5. Desenvolvimento acima da cabeça. ...
  6. Levantamento pélvico. ...
  7. Abdominal V. ...
  8. Elevação da panturrilha.

Quais são os exercícios isotônicos?

Os exercícios isotônicos são aqueles nos quais a resistência imposta ao movimento é tida como constante. São as formas mais habituais de contração, seja na vida rotineira ou em terapia e na prática esportiva.

Quais são os exercícios isotônicos exemplos?

Vamos começar com exercícios isotônicos. São aqueles que requerem contração muscular e movimento articular. Por exemplo? O movimento clássico de levantar um haltere dobrando o cotovelo é o melhor possível.

Qual é o único tecido que não se regenera?

No adulto os três tipos de tecido muscular exibem diferenças na regeneração. O músculo cardíaco não se regenera.

Qual é o músculo mais fraco do nosso corpo?

Pálpebra superior – além de ser consensualmente o mais fraco dos músculos entre os especialistas, é um dos menores do corpo.

Como identificar os 4 tipos de contração?

Como identificar as contrações de treinamento
  • Sensação de cólica, como se fosse cólica menstrual;
  • Alteração no formato da barriga;
  • Aperto ou endurecimento da barriga, que vai e vem, na parte frontal do abdome ou em uma área específica;
  • Contrações irregulares que surgem com pouca frequência e são imprevisíveis;

Quais são os 4 tipos de contração muscular?

Em vez disso, diversos músculos, em uma refinada combinação de forças, contribuem para produzir a força desejada e o resultante movimento ou composição dos segmentos.
  • Contração Isométrica. ...
  • Contração Concêntrica. ...
  • Contração Excêntrica.

Quais são os 4 tipos de força muscular?

Força muscular é aquela que um músculo ou grupo muscular consegue exercer contra uma resistência, num esforço máximo. Existem quatro tipos de contração muscular: isotônica, isométrica, excêntrica e isocinética.

Quais os dois tipos de contração?

Um tipo deles, chamado excêntrico, muitas vezes é negligenciado no processo de reabilitação, mas tem um papel importante para a recuperação da lesão. Para entender como é um exercício excêntrico é preciso antes saber como funcionam os músculos. Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica.

Quais os três tipos de isometria?

As isometrias são compostas por três tipos de transformação: reflexão, rotação e translação. Em uma reflexão, temos uma reta r como eixo de simetria, que divide a figura em duas partes que coincidem por sobreposição, no caso da Figura 1, polígono A = polígono A'.

Quais músculos a isometria trabalha?

No exercício de puxada vertical na barra livre trabalhamos como agonistas e principais músculos o bíceps braquial, braquial e latíssimo do dorso, o ponto médio para o trabalho isométrico aqui é a flexão do cotovelo em 90°, importante ressaltar que para realizar o trabalho isométrico neste caso não podemos somente nos ...

Quais são os tipos de isometria?

São destacados aqui quatro tipos de isometrias no plano: a translação, a rotação, a reflexão e a reflexão deslizante.

Como causar a hipertrofia muscular?

Como garantir a hipertrofia

Para garantir a hipertrofia, é importante que a atividade física seja realizada de forma intensa e regular, que seja respeitado o período de descanso muscular e que se tenha uma alimentação rica em gorduras boas e proteínas, sendo importante que seja indicado pelo nutricionista.

Quando usar isometria?

Os exercícios isométricos podem fazer parte do treino de quem deseja prevenir a atrofia muscular ou como auxiliares na recuperação de quem sofre de algum tipo de imobilidade, pois praticá-los ajuda o seu desenvolvimento motor.

Quando fazer exercícios isométricos?

Os exercícios isométricos não devem ser executados isoladamente. São mais eficazes quando se inserem num plano de treino que também possui exercícios aeróbios, exercícios Intervalados de alta intensidade, musculação, por exemplo.

Artigo anterior
Qual é a cor do Bem-estar?
Artigo seguinte
Qual é a finalidade do Windows Explorer?