O que é uma concepção pedagógica?

Perguntado por: Tatiana Mendes  |  Última atualização: 7. August 2024
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A Concepção Pedagógica é o conjunto de ideias, princípios e valores que orientam a prática educativa. É a forma como o educador enxerga o processo de ensino-aprendizagem e como ele organiza suas ações em sala de aula.

Quais são as principais concepções pedagógicas?

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

O que é concepção pedagógica de uma escola?

São ideias organizadas que subsidiam e justificam a prática educativa. O estudo das diferentes linhas pedagógicas do ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação docente, embora cada professor dê sentido individual sobre elas.

O que é uma concepção da educação?

As concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis: o nível da filosofia da educação que, sobre a base de uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre a problemática educativa, busca explicitar as finalidades, os valores que expressam uma visão geral de homem, mundo e sociedade, com vistas a orientar ...

Qual é a principal concepção sobre a pedagogia?

A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador- educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.

Fundamentos da Educação para SEE-MG | Fernando Sousa

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a concepção pedagógica de Paulo Freire?

A pedagogia freiriana defende uma educação que desperta no educando a consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, como sendo verdadeiramente uma Educação como Prática da Liberdade (CORTELLA, 2011).

Qual era a concepção pedagógica de Paulo Freire?

Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.

Qual a concepção de educação de acordo com a Bncc?

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

estabelece que a educação básica no Brasil deve promover o desenvolvimento humano global dos estudantes, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva, sustentável e solidária.

Quais são as características da concepção pedagógica tradicional?

Na metodologia da Pedagogia Tradicional, os professores são considerados figuras centrais e únicos detentores do conhecimento, repassados aos alunos por meio de aulas expositivas. Aos estudantes, reduzidos a expectadores das aulas, cabem apenas reproduzir e memorizar os saberes.

Qual a proposta pedagógica mais utilizada nos dias de hoje?

Qual a proposta pedagógica mais utilizada nos dias de hoje? Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.

Por que é importante conhecer diferentes concepções de educação?

Conhecer as várias tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira é essencial na prática docente. Isso contribui para o desenvolvimento de uma atuação consciente, que tem como base as principais demandas de aprendizagem.

O que são teorias e concepções pedagógicas?

As tendências pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, por meio de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.

Quais são as três concepções de aprendizagem?

Destaca-se que são três as concepções do desenvolvimento nomeadas como: inatista, ambientalista e interacionista. No que tange a concepção inatista, Davis e Oliveira (1994, p.

Qual é a concepção de escola?

3.1 - Concepção de Escola

A Escola, inserida no contexto social, inscreve-se como a instituição que oportuniza a vivência de experiências culturais mais amplas e diversificadas.

Quais são as concepções da BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Qual a concepção de educação para a LDB?

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Qual a concepção Educação Infantil e criança considerada pela BNCC?

Desse modo, em acordo com a Constituição Brasileira (1988), a Educação Infantil passa a ser um dever do Estado e um direito da criança. Nesse sentido, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social.

Qual a diferença de conceito e concepção?

Conceito transmite a ideia de concepção, de gestação de uma ideia. Tem origem no latim conceptus que significa “conter algo”, “formar dentro de si”. Assim, quando se cria um conceito sobre algo, o que se produz é uma interpretação possível e completa sobre aquilo.

Qual o sinônimo de concepções?

Pontos de vista ou opiniões: 1 pontos de vista, opiniões, pareceres, convicções, princípios, pensamentos, perspectivas, visões, noções, conceitos, julgamentos.

Quais as concepções de Paulo Freire?

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Que concepção de educação podemos afirmar que Paulo Freire defendia uma pedagogia?

A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.

Como podemos contextualizar a concepção de ensinar e educar?

A concepção de ensinar e educar pode ser contextualizada como um processo que envolve a transmissão de conhecimentos, habilidades e valores de uma geração para outra.

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