O que é o processo de análise das demonstrações financeiras?

Perguntado por: Lara Matilde Martins de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (66 avaliações)

A análise das demonstrações financeiras é um estudo da situação financeira e patrimonial de uma empresa ou entidade, em resumo, consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis objetivando extrair informações que servirão para tomada de decisões.

O que é a análise de demonstrações financeiras e como ela é feita?

O objetivo da Análise das Demonstrações Financeiras é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

Qual o principal objetivo de uma análise das demonstrações financeiras de uma empresa?

A análise das demonstrações financeiras consiste na aplicação de técnicas que realizam a decomposição, a comparação e a interpretação dos dados nelas presentes a fim de obter um diagnóstico sobre a situação financeira do negócio em um dado período.

Quais são as etapas da análise financeira?

Escolha dos indicadores. Elaboração da análise das demonstrações. Diagnóstico. Relatório da análise.

Quais os processos mais utilizados na análise das demonstrações financeiras?

Há 3 meios para se realizar a Análise das Demonstrações Contábeis: Análise Horizontal, Análise Vertical e Análise por Índices, sendo essa última repleta de fórmulas. Esses métodos permitem avaliar a evolução da empresa durante determinado período, comparar os resultados de diferentes entidades, entre outras análises.

Análise das Demonstrações Financeiras. Aula 01 2018.2

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos fundamentais para uma análise financeira?

Poderíamos dizer, a princípio, que só teremos condições de conhecer a situação econômico-financeira de uma empresa por meio de três pontos fundamentais de análise: Liquidez (Situação Financeira), Rentabilidade (Situação Econômica) e Endividamento (Estrutura de Capital).

Quais são as quatro principais demonstrações financeiras?

Existem quatro demonstrações financeiras básicas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).

Quantas são as etapas do processo de análise das demonstrações contábeis e quais são elas?

Análise da Liquidez; Análise do Endividamento e Estrutura; Análise de Rentabilidade e Lucratividade; Análise das Atividades Operacionais.

Quais as três etapas do processo contábil?

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

Quais os tipos de indicadores financeiros?

12 indicadores financeiros para medir o desempenho do seu negócio
  1. Faturamento. ...
  2. Lucro bruto. ...
  3. Ponto de equilíbrio (break even point) ...
  4. Margem de lucro. ...
  5. Margem de contribuição (margem bruta) ...
  6. Liquidez corrente. ...
  7. EBITDA. ...
  8. Lucratividade.

Qual é o objetivo principal da análise financeira?

Conceito de análise financeira

O objetivo é determinar o seu desempenho para o melhor uso dos seus recursos. ... Os mesmos que nos ajudarão a ver o seu real desempenho. Só assim saberemos se as finanças da empresa estarão positivas ou negativas, nos auxiliando na tomada de decisão de curto, médio e longo prazos.

Quais são os objetivos da análise das demonstrações financeiras?

Através da análise das demonstrações contábeis é possível traçar o cenário econômico e patrimonial de uma empresa ou entidade. Estas análises consistem no exame atento dos dados financeiros disponíveis para extrair informações que servirão para tomada de decisões.

Qual é o objetivo das demonstrações financeiras?

Em síntese, o principal objetivo das demonstrações contábeis é apontar a real situação da saúde financeira do seu negócio, permitindo que tanto o gestor quanto os potenciais investidores tenham indicadores precisos para a tomada de decisões.

O Que é a DRE?

A Demonstração do Resultado de Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento que demonstra se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo. Para chegar ao veredito final, ela leva uma série de fatores em consideração.

Como é feita a análise horizontal?

Como calcular a análise horizontal? O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação.

Qual a importância da análise das demonstrações financeiras e para quem ela é direcionada?

As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos.

O que é o processo contábil?

Desse modo, entende-se que o processo operacional contábil nada mais é do que o conjunto de atividades envolvidas em coletar, tributar e cumprir obrigações fiscais da empresa.

O que é Processos contabeis?

O que é a gestão de processos contábeis? ... Essa gestão, também chamada de Gerenciamento de Processos de Negócio, é a união entre a gestão de um negócio com tecnologia da informação para otimizar os resultados da organização por meio da melhoria dos processos internos e rotineiros.

Qual a estrutura do processo contábil?

Uma estrutura básica da contabilidade, tem por objetivo demonstrar por meios de seus alicerces de sustentação que as teorias, teoremas, axiomas, postulados, convenções, critérios de valorimetria, princípios e conceitos; representam um conjunto de conhecimentos científicos que subsidiam a contabilidade, como ciência ...

Quais são as demonstrações contábeis?

Patrimônio acumulado
  • Balanço Patrimonial.
  • Demonstração do Resultado do Exercício.
  • Demonstração do Fluxo de Caixa.
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
  • Demonstração do Valor Adicionado.

Quais as técnicas de análise das demonstrações contábeis?

As técnicas de análise mais comuns são: vertical (de Estrutura), horizontal (de Evolução) e por índices. Vamos introduzir cada uma dessas técnicas.

Como começa e como termina o processo de análise de demonstrações contábeis?

O processo de análise começa onde termina o processo contábil, pois o analista precisa ter em mãos as peças contábeis para iniciar seus trabalhos. Para Matarazzo (2007, p. 17) “A preocupação básica do contador são os registros das operações”.

Quais são as 5 demonstrações financeiras que são obrigatórias segundo a lei 6404 1976?

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

Quais são as demonstrações contábeis exigidas por lei 11638?

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ALTERAÇÕES DA LEI 11.638

As mudanças relativas às demonstrações financeiras substituem a Doar (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos) pela DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) e incluem a DVA (Demonstração do Valor Adicionado).

Quais são as técnicas de análise financeira?

Os mais usados pelas empresas são o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno e o método do 'payback'
  • OUTROS MÉTODOS. ...
  • COMBINANDO OS TRÊS PRINCIPAIS MÉTODOS. ...
  • CRITÉRIOS AMPLIADOS. ...
  • RANKING E BALANCEAMENTO.

Artigo anterior
Como é o testículo normal?
Artigo seguinte
Por que o Picon é famoso?